Projeto político-pedagógico e o conselho escolar: formas de participação em uma gestão democrática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTF6N |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi o de constatar a importância do Projeto Político Pedagógico e do Conselho Escolar, como formas de participação em uma gestão democrática, levando-se em consideração o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Professor Paulo Freire, situada em Coronel Fabriciano, Minas Gerais. No processo de desenvolvimento deste trabalho, verificou-se que o Projeto Político Pedagógico e o Conselho Escolar estão atrelados à legitimidade do fazer democrático da instituição escolar, portanto, o PPP deve ser revisto constantemente e reformulado para se adaptar às reais necessidades do cotidiano, bem como aos anseios colhidos nas reuniões com o conselho escolar. Nesse sentido, por meio deste trabalho, pretende-se despontar o verdadeiro papel que deve ser exercido pelo gestor, considerando que o mesmo deve manter um olhar crítico e permanente, atento a todas as manifestações, sejam elas de apreço ou desafeto ocorridas no dia a dia, contemplando o contexto escolar, para que possa então fazer as devidas intervenções, nos momentos oportunos, sem assim, interromper o fluxo das atividades desenvolvidas. |
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Laisa Kelly VilanovaElisete Alves Pereira Novaes2019-08-11T04:01:16Z2019-08-11T04:01:16Z2015-08-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTF6NO objetivo deste trabalho foi o de constatar a importância do Projeto Político Pedagógico e do Conselho Escolar, como formas de participação em uma gestão democrática, levando-se em consideração o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Professor Paulo Freire, situada em Coronel Fabriciano, Minas Gerais. No processo de desenvolvimento deste trabalho, verificou-se que o Projeto Político Pedagógico e o Conselho Escolar estão atrelados à legitimidade do fazer democrático da instituição escolar, portanto, o PPP deve ser revisto constantemente e reformulado para se adaptar às reais necessidades do cotidiano, bem como aos anseios colhidos nas reuniões com o conselho escolar. Nesse sentido, por meio deste trabalho, pretende-se despontar o verdadeiro papel que deve ser exercido pelo gestor, considerando que o mesmo deve manter um olhar crítico e permanente, atento a todas as manifestações, sejam elas de apreço ou desafeto ocorridas no dia a dia, contemplando o contexto escolar, para que possa então fazer as devidas intervenções, nos momentos oportunos, sem assim, interromper o fluxo das atividades desenvolvidas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPlanejamento educacionalEscolas Organização e administraçãoConselhos de educaçãoGestão democráticaProjeto políticopedagógicoConselho escolarProjeto político-pedagógico e o conselho escolar: formas de participação em uma gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_elisete_alves_pereira_novaes_turma_13.pdfapplication/pdf327563https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZTF6N/1/tcc_elisete_alves_pereira_novaes_turma_13.pdf4135f2178c31c3f8705870d4686f3bdcMD51TEXTtcc_elisete_alves_pereira_novaes_turma_13.pdf.txttcc_elisete_alves_pereira_novaes_turma_13.pdf.txtExtracted texttext/plain88273https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZTF6N/2/tcc_elisete_alves_pereira_novaes_turma_13.pdf.txt2f10892673e6276156acb58fb2c572faMD521843/BUBD-9ZTF6N2019-11-14 06:42:45.996oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZTF6NRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:42:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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