A história afro-brasileira pós-abolição em livros didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Q5GHZ |
Resumo: | O estudo tem como preocupação central analisar as abordagens da História afro-brasileira no contexto do pós-abolição apropriadas como conteúdos curriculares em Livros Didáticos, produzidos posteriormente à publicação da Lei nº 10.639/03. A referida legislação, em contraposição e em combate à produção e circulação de representações subalternizadas, assim como o apagamento histórico, de indivíduos e grupos de pertencimento étnico-racial de origem africana, pressupõem um reposicionamento dos negros na História do Brasil. Este reposicionamento dar-se-á pelo não-esquecimento de suas ações, presença e contribuições, devendo assim serem lembradas, e também pela proposição de representações positivadas acerca de tais sujeitos históricos. O objeto de análise são as coleções didáticas aprovadas e reeditadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) nos anos 2008 e 2011, privilegiando como foco investigativo os conteúdos explícitos e as atividades sugeridas para o ensino-aprendizagem da temática em questão presentes livro do aluno. Desta forma, o objeto se insere no entrecruzamento dos seguintes campos de estudo: o Ensino de História, a História do Livro didático e a História afro-brasileira. Diante da complexidade do objeto, a perspectiva teórico-metodológica adotada busca associar pressupostos e procedimentos das pesquisas qualitativas, dialogando com a literatura de diferentes campos, notadamente, a História das Disciplinas Escolares e a História Social do Currículo, os Estudos Curriculares, os Estudos Culturais e Pós-Coloniais, a produção acerca do Ensino de História e a Historiografia, especialmente, a produção acerca da história afro-brasileira no pós-abolição. A pesquisa demonstrou que a configuração escolar acerca da história afro-brasileira no contexto do pós-abolição em circulação nos livros didáticos vem se desenvolvendo por meio da diversidade de tipos de abordagens, de usos do passado e das funções atribuídas a tal conteúdo, mostrando ser um território de amplo significado ético-político-cultural. |
id |
UFMG_6c567b73a959494c1409d46075d7d9e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9Q5GHZ |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Luciola Licinio de C P SantosAna Maria Ferreira da Costa MonteiroMarcelo de Mello RangelShirley Aparecida de MirandaSoraia Freitas DutraLuciano Magela Roza2019-08-13T06:48:39Z2019-08-13T06:48:39Z2014-09-05http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Q5GHZO estudo tem como preocupação central analisar as abordagens da História afro-brasileira no contexto do pós-abolição apropriadas como conteúdos curriculares em Livros Didáticos, produzidos posteriormente à publicação da Lei nº 10.639/03. A referida legislação, em contraposição e em combate à produção e circulação de representações subalternizadas, assim como o apagamento histórico, de indivíduos e grupos de pertencimento étnico-racial de origem africana, pressupõem um reposicionamento dos negros na História do Brasil. Este reposicionamento dar-se-á pelo não-esquecimento de suas ações, presença e contribuições, devendo assim serem lembradas, e também pela proposição de representações positivadas acerca de tais sujeitos históricos. O objeto de análise são as coleções didáticas aprovadas e reeditadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) nos anos 2008 e 2011, privilegiando como foco investigativo os conteúdos explícitos e as atividades sugeridas para o ensino-aprendizagem da temática em questão presentes livro do aluno. Desta forma, o objeto se insere no entrecruzamento dos seguintes campos de estudo: o Ensino de História, a História do Livro didático e a História afro-brasileira. Diante da complexidade do objeto, a perspectiva teórico-metodológica adotada busca associar pressupostos e procedimentos das pesquisas qualitativas, dialogando com a literatura de diferentes campos, notadamente, a História das Disciplinas Escolares e a História Social do Currículo, os Estudos Curriculares, os Estudos Culturais e Pós-Coloniais, a produção acerca do Ensino de História e a Historiografia, especialmente, a produção acerca da história afro-brasileira no pós-abolição. A pesquisa demonstrou que a configuração escolar acerca da história afro-brasileira no contexto do pós-abolição em circulação nos livros didáticos vem se desenvolvendo por meio da diversidade de tipos de abordagens, de usos do passado e das funções atribuídas a tal conteúdo, mostrando ser um território de amplo significado ético-político-cultural.The study has as a central concern to analyze the approaches of afro-brazilian history in the context of the post-abolition, appropriated as curriculum content in textbooks produced after the publication of the Law Nº 10.639 / 03. This legislation, in opposition and combat to the production and circulation of subaltern representations, as well as the historical erasure of individuals and groups of ethnic-racial belonging of african origin, presuppose a repositioning of blacks in the history of Brazil. This reposition will give by the no- forgetfulness of their actions, presence and contributions and, therefore, should be remembered, and also by the proposition of positive representations about this historical subjects. The object of analysis are the teaching collections approved and reprinted in the National Program of the Textbook in 2008 and 2011, that have as investigative focus the explicit content suggested to the teaching-learning of the topic in question, present in the student book. Thus, the object is inserted in the interweaving of the following fields of study: History Teaching, the Textbook History and the Afro-Brazilian History. Considering the complexity of the object, the theoretical-methodological perspective adopted intends to associate assumptions and procedures of the qualitative researches, talking with other fields, notably, the History of School Disciplines and Social History of the Curriculum, Curriculum Studies, Cultural and Post-Colonial Studies, the production about the History Teaching and the Historiography and, especially, the production about the afro-brazilian history in the post-abolition. The research has shown that school configuration about afro-brazilian history, in the context of post-abolition, in the textbooks, has been developed through the diversity of appropriations, uses of the past and functions assigned to this content, proving to be a territory of broad ethical, political and cultural meaning.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLivros didáticosEducaçãoNegros História Historia Estudo e ensino Brasil Livros didáticosHistória afro-brasileiraEnsino de históriaPós-aboliçãoA história afro-brasileira pós-abolição em livros didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_a_historia_afro_brasileira_pos_abolicao_em_livros_didaticos.pdfapplication/pdf4295029https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9Q5GHZ/1/tese_a_historia_afro_brasileira_pos_abolicao_em_livros_didaticos.pdf9687129e2dc4464a6493cbc62c75868eMD51TEXTtese_a_historia_afro_brasileira_pos_abolicao_em_livros_didaticos.pdf.txttese_a_historia_afro_brasileira_pos_abolicao_em_livros_didaticos.pdf.txtExtracted texttext/plain568169https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9Q5GHZ/2/tese_a_historia_afro_brasileira_pos_abolicao_em_livros_didaticos.pdf.txt5764074c225458dc44ce8fa2ac76cb4cMD521843/BUBD-9Q5GHZ2019-11-14 21:51:41.571oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9Q5GHZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:51:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A história afro-brasileira pós-abolição em livros didáticos |
title |
A história afro-brasileira pós-abolição em livros didáticos |
spellingShingle |
A história afro-brasileira pós-abolição em livros didáticos Luciano Magela Roza Livros didáticos História afro-brasileira Ensino de história Pós-abolição Livros didáticos Educação Negros História Historia Estudo e ensino Brasil |
title_short |
A história afro-brasileira pós-abolição em livros didáticos |
title_full |
A história afro-brasileira pós-abolição em livros didáticos |
title_fullStr |
A história afro-brasileira pós-abolição em livros didáticos |
title_full_unstemmed |
A história afro-brasileira pós-abolição em livros didáticos |
title_sort |
A história afro-brasileira pós-abolição em livros didáticos |
author |
Luciano Magela Roza |
author_facet |
Luciano Magela Roza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luciola Licinio de C P Santos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Marcelo de Mello Rangel |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Shirley Aparecida de Miranda |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Soraia Freitas Dutra |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luciano Magela Roza |
contributor_str_mv |
Luciola Licinio de C P Santos Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro Marcelo de Mello Rangel Shirley Aparecida de Miranda Soraia Freitas Dutra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros didáticos História afro-brasileira Ensino de história Pós-abolição |
topic |
Livros didáticos História afro-brasileira Ensino de história Pós-abolição Livros didáticos Educação Negros História Historia Estudo e ensino Brasil |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Livros didáticos Educação Negros História Historia Estudo e ensino Brasil |
description |
O estudo tem como preocupação central analisar as abordagens da História afro-brasileira no contexto do pós-abolição apropriadas como conteúdos curriculares em Livros Didáticos, produzidos posteriormente à publicação da Lei nº 10.639/03. A referida legislação, em contraposição e em combate à produção e circulação de representações subalternizadas, assim como o apagamento histórico, de indivíduos e grupos de pertencimento étnico-racial de origem africana, pressupõem um reposicionamento dos negros na História do Brasil. Este reposicionamento dar-se-á pelo não-esquecimento de suas ações, presença e contribuições, devendo assim serem lembradas, e também pela proposição de representações positivadas acerca de tais sujeitos históricos. O objeto de análise são as coleções didáticas aprovadas e reeditadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) nos anos 2008 e 2011, privilegiando como foco investigativo os conteúdos explícitos e as atividades sugeridas para o ensino-aprendizagem da temática em questão presentes livro do aluno. Desta forma, o objeto se insere no entrecruzamento dos seguintes campos de estudo: o Ensino de História, a História do Livro didático e a História afro-brasileira. Diante da complexidade do objeto, a perspectiva teórico-metodológica adotada busca associar pressupostos e procedimentos das pesquisas qualitativas, dialogando com a literatura de diferentes campos, notadamente, a História das Disciplinas Escolares e a História Social do Currículo, os Estudos Curriculares, os Estudos Culturais e Pós-Coloniais, a produção acerca do Ensino de História e a Historiografia, especialmente, a produção acerca da história afro-brasileira no pós-abolição. A pesquisa demonstrou que a configuração escolar acerca da história afro-brasileira no contexto do pós-abolição em circulação nos livros didáticos vem se desenvolvendo por meio da diversidade de tipos de abordagens, de usos do passado e das funções atribuídas a tal conteúdo, mostrando ser um território de amplo significado ético-político-cultural. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-09-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T06:48:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T06:48:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Q5GHZ |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Q5GHZ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9Q5GHZ/1/tese_a_historia_afro_brasileira_pos_abolicao_em_livros_didaticos.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9Q5GHZ/2/tese_a_historia_afro_brasileira_pos_abolicao_em_livros_didaticos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9687129e2dc4464a6493cbc62c75868e 5764074c225458dc44ce8fa2ac76cb4c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589317923176448 |