A história afro-brasileira pós-abolição em livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciano Magela Roza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Q5GHZ
Resumo: O estudo tem como preocupação central analisar as abordagens da História afro-brasileira no contexto do pós-abolição apropriadas como conteúdos curriculares em Livros Didáticos, produzidos posteriormente à publicação da Lei nº 10.639/03. A referida legislação, em contraposição e em combate à produção e circulação de representações subalternizadas, assim como o apagamento histórico, de indivíduos e grupos de pertencimento étnico-racial de origem africana, pressupõem um reposicionamento dos negros na História do Brasil. Este reposicionamento dar-se-á pelo não-esquecimento de suas ações, presença e contribuições, devendo assim serem lembradas, e também pela proposição de representações positivadas acerca de tais sujeitos históricos. O objeto de análise são as coleções didáticas aprovadas e reeditadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) nos anos 2008 e 2011, privilegiando como foco investigativo os conteúdos explícitos e as atividades sugeridas para o ensino-aprendizagem da temática em questão presentes livro do aluno. Desta forma, o objeto se insere no entrecruzamento dos seguintes campos de estudo: o Ensino de História, a História do Livro didático e a História afro-brasileira. Diante da complexidade do objeto, a perspectiva teórico-metodológica adotada busca associar pressupostos e procedimentos das pesquisas qualitativas, dialogando com a literatura de diferentes campos, notadamente, a História das Disciplinas Escolares e a História Social do Currículo, os Estudos Curriculares, os Estudos Culturais e Pós-Coloniais, a produção acerca do Ensino de História e a Historiografia, especialmente, a produção acerca da história afro-brasileira no pós-abolição. A pesquisa demonstrou que a configuração escolar acerca da história afro-brasileira no contexto do pós-abolição em circulação nos livros didáticos vem se desenvolvendo por meio da diversidade de tipos de abordagens, de usos do passado e das funções atribuídas a tal conteúdo, mostrando ser um território de amplo significado ético-político-cultural.
id UFMG_6c567b73a959494c1409d46075d7d9e8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9Q5GHZ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Luciola Licinio de C P SantosAna Maria Ferreira da Costa MonteiroMarcelo de Mello RangelShirley Aparecida de MirandaSoraia Freitas DutraLuciano Magela Roza2019-08-13T06:48:39Z2019-08-13T06:48:39Z2014-09-05http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Q5GHZO estudo tem como preocupação central analisar as abordagens da História afro-brasileira no contexto do pós-abolição apropriadas como conteúdos curriculares em Livros Didáticos, produzidos posteriormente à publicação da Lei nº 10.639/03. A referida legislação, em contraposição e em combate à produção e circulação de representações subalternizadas, assim como o apagamento histórico, de indivíduos e grupos de pertencimento étnico-racial de origem africana, pressupõem um reposicionamento dos negros na História do Brasil. Este reposicionamento dar-se-á pelo não-esquecimento de suas ações, presença e contribuições, devendo assim serem lembradas, e também pela proposição de representações positivadas acerca de tais sujeitos históricos. O objeto de análise são as coleções didáticas aprovadas e reeditadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) nos anos 2008 e 2011, privilegiando como foco investigativo os conteúdos explícitos e as atividades sugeridas para o ensino-aprendizagem da temática em questão presentes livro do aluno. Desta forma, o objeto se insere no entrecruzamento dos seguintes campos de estudo: o Ensino de História, a História do Livro didático e a História afro-brasileira. Diante da complexidade do objeto, a perspectiva teórico-metodológica adotada busca associar pressupostos e procedimentos das pesquisas qualitativas, dialogando com a literatura de diferentes campos, notadamente, a História das Disciplinas Escolares e a História Social do Currículo, os Estudos Curriculares, os Estudos Culturais e Pós-Coloniais, a produção acerca do Ensino de História e a Historiografia, especialmente, a produção acerca da história afro-brasileira no pós-abolição. A pesquisa demonstrou que a configuração escolar acerca da história afro-brasileira no contexto do pós-abolição em circulação nos livros didáticos vem se desenvolvendo por meio da diversidade de tipos de abordagens, de usos do passado e das funções atribuídas a tal conteúdo, mostrando ser um território de amplo significado ético-político-cultural.The study has as a central concern to analyze the approaches of afro-brazilian history in the context of the post-abolition, appropriated as curriculum content in textbooks produced after the publication of the Law Nº 10.639 / 03. This legislation, in opposition and combat to the production and circulation of subaltern representations, as well as the historical erasure of individuals and groups of ethnic-racial belonging of african origin, presuppose a repositioning of blacks in the history of Brazil. This reposition will give by the no- forgetfulness of their actions, presence and contributions and, therefore, should be remembered, and also by the proposition of positive representations about this historical subjects. The object of analysis are the teaching collections approved and reprinted in the National Program of the Textbook in 2008 and 2011, that have as investigative focus the explicit content suggested to the teaching-learning of the topic in question, present in the student book. Thus, the object is inserted in the interweaving of the following fields of study: History Teaching, the Textbook History and the Afro-Brazilian History. Considering the complexity of the object, the theoretical-methodological perspective adopted intends to associate assumptions and procedures of the qualitative researches, talking with other fields, notably, the History of School Disciplines and Social History of the Curriculum, Curriculum Studies, Cultural and Post-Colonial Studies, the production about the History Teaching and the Historiography and, especially, the production about the afro-brazilian history in the post-abolition. The research has shown that school configuration about afro-brazilian history, in the context of post-abolition, in the textbooks, has been developed through the diversity of appropriations, uses of the past and functions assigned to this content, proving to be a territory of broad ethical, political and cultural meaning.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLivros didáticosEducaçãoNegros História  Historia Estudo e ensino Brasil  Livros didáticosHistória afro-brasileiraEnsino de históriaPós-aboliçãoA história afro-brasileira pós-abolição em livros didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_a_historia_afro_brasileira_pos_abolicao_em_livros_didaticos.pdfapplication/pdf4295029https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9Q5GHZ/1/tese_a_historia_afro_brasileira_pos_abolicao_em_livros_didaticos.pdf9687129e2dc4464a6493cbc62c75868eMD51TEXTtese_a_historia_afro_brasileira_pos_abolicao_em_livros_didaticos.pdf.txttese_a_historia_afro_brasileira_pos_abolicao_em_livros_didaticos.pdf.txtExtracted texttext/plain568169https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9Q5GHZ/2/tese_a_historia_afro_brasileira_pos_abolicao_em_livros_didaticos.pdf.txt5764074c225458dc44ce8fa2ac76cb4cMD521843/BUBD-9Q5GHZ2019-11-14 21:51:41.571oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9Q5GHZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:51:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A história afro-brasileira pós-abolição em livros didáticos
title A história afro-brasileira pós-abolição em livros didáticos
spellingShingle A história afro-brasileira pós-abolição em livros didáticos
Luciano Magela Roza
Livros didáticos
História afro-brasileira
Ensino de história
Pós-abolição
Livros didáticos
Educação
Negros História  
Historia Estudo e ensino Brasil  
title_short A história afro-brasileira pós-abolição em livros didáticos
title_full A história afro-brasileira pós-abolição em livros didáticos
title_fullStr A história afro-brasileira pós-abolição em livros didáticos
title_full_unstemmed A história afro-brasileira pós-abolição em livros didáticos
title_sort A história afro-brasileira pós-abolição em livros didáticos
author Luciano Magela Roza
author_facet Luciano Magela Roza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luciola Licinio de C P Santos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcelo de Mello Rangel
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Shirley Aparecida de Miranda
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Soraia Freitas Dutra
dc.contributor.author.fl_str_mv Luciano Magela Roza
contributor_str_mv Luciola Licinio de C P Santos
Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro
Marcelo de Mello Rangel
Shirley Aparecida de Miranda
Soraia Freitas Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos
História afro-brasileira
Ensino de história
Pós-abolição
topic Livros didáticos
História afro-brasileira
Ensino de história
Pós-abolição
Livros didáticos
Educação
Negros História  
Historia Estudo e ensino Brasil  
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Livros didáticos
Educação
Negros História  
Historia Estudo e ensino Brasil  
description O estudo tem como preocupação central analisar as abordagens da História afro-brasileira no contexto do pós-abolição apropriadas como conteúdos curriculares em Livros Didáticos, produzidos posteriormente à publicação da Lei nº 10.639/03. A referida legislação, em contraposição e em combate à produção e circulação de representações subalternizadas, assim como o apagamento histórico, de indivíduos e grupos de pertencimento étnico-racial de origem africana, pressupõem um reposicionamento dos negros na História do Brasil. Este reposicionamento dar-se-á pelo não-esquecimento de suas ações, presença e contribuições, devendo assim serem lembradas, e também pela proposição de representações positivadas acerca de tais sujeitos históricos. O objeto de análise são as coleções didáticas aprovadas e reeditadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) nos anos 2008 e 2011, privilegiando como foco investigativo os conteúdos explícitos e as atividades sugeridas para o ensino-aprendizagem da temática em questão presentes livro do aluno. Desta forma, o objeto se insere no entrecruzamento dos seguintes campos de estudo: o Ensino de História, a História do Livro didático e a História afro-brasileira. Diante da complexidade do objeto, a perspectiva teórico-metodológica adotada busca associar pressupostos e procedimentos das pesquisas qualitativas, dialogando com a literatura de diferentes campos, notadamente, a História das Disciplinas Escolares e a História Social do Currículo, os Estudos Curriculares, os Estudos Culturais e Pós-Coloniais, a produção acerca do Ensino de História e a Historiografia, especialmente, a produção acerca da história afro-brasileira no pós-abolição. A pesquisa demonstrou que a configuração escolar acerca da história afro-brasileira no contexto do pós-abolição em circulação nos livros didáticos vem se desenvolvendo por meio da diversidade de tipos de abordagens, de usos do passado e das funções atribuídas a tal conteúdo, mostrando ser um território de amplo significado ético-político-cultural.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T06:48:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T06:48:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Q5GHZ
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Q5GHZ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9Q5GHZ/1/tese_a_historia_afro_brasileira_pos_abolicao_em_livros_didaticos.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9Q5GHZ/2/tese_a_historia_afro_brasileira_pos_abolicao_em_livros_didaticos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9687129e2dc4464a6493cbc62c75868e
5764074c225458dc44ce8fa2ac76cb4c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589317923176448