O currículo escolar na construção do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTK6N |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema O Currículo Escolar na Construção do Conhecimento. O mesmo decorre dos estudos realizados para a reelaboração do Projeto Político Pedagógico- PPP da Escola Estadual Ariano Suassuna. Por meio de estudos bibliográficos, o objetivo deste trabalho foi analisar como surgiu a necessidade de implantar o currículo no contexto escolar e como ele pode contribuir para a formação dos educandos no exercício pleno de sua cidadania. Para a fundamentação teórica, foram abordados autores que desenvolvem estudos sobre o currículo escolar e sobre a formação para a cidadania. Entre eles: Apple (1982), Barbosa (1999) e Santos e Paraíso (1996); Além das legislações que tratam sobre esse tema, tais como a Constituição Federal (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996). |
id |
UFMG_6c6f05820ceac42580b18542a1c2668e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZTK6N |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Priscila Rezende MoreiraElma Ferreira Campos Pinheiro2019-08-13T09:04:27Z2019-08-13T09:04:27Z2015-08-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTK6NO presente trabalho tem como tema O Currículo Escolar na Construção do Conhecimento. O mesmo decorre dos estudos realizados para a reelaboração do Projeto Político Pedagógico- PPP da Escola Estadual Ariano Suassuna. Por meio de estudos bibliográficos, o objetivo deste trabalho foi analisar como surgiu a necessidade de implantar o currículo no contexto escolar e como ele pode contribuir para a formação dos educandos no exercício pleno de sua cidadania. Para a fundamentação teórica, foram abordados autores que desenvolvem estudos sobre o currículo escolar e sobre a formação para a cidadania. Entre eles: Apple (1982), Barbosa (1999) e Santos e Paraíso (1996); Além das legislações que tratam sobre esse tema, tais como a Constituição Federal (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996).Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCurrículos AvaliaçãoPlanejamento educacionalEscolas Organização e administraçãoProjeto político pedagógicoCurrículo escolarGestão democráticaO currículo escolar na construção do conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc._ppp.aprovados_em_pdf.pdfapplication/pdf474233https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZTK6N/1/tcc._ppp.aprovados_em_pdf.pdfd9a3ec5e57cf8f5c1794a5abe1b5673fMD51TEXTtcc._ppp.aprovados_em_pdf.pdf.txttcc._ppp.aprovados_em_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain74490https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZTK6N/2/tcc._ppp.aprovados_em_pdf.pdf.txtd4aa70bd67c2ca62f6028857ddf2d0e6MD521843/BUBD-9ZTK6N2019-11-14 22:15:58.515oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZTK6NRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:15:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O currículo escolar na construção do conhecimento |
title |
O currículo escolar na construção do conhecimento |
spellingShingle |
O currículo escolar na construção do conhecimento Elma Ferreira Campos Pinheiro Projeto político pedagógico Currículo escolar Gestão democrática Currículos Avaliação Planejamento educacional Escolas Organização e administração |
title_short |
O currículo escolar na construção do conhecimento |
title_full |
O currículo escolar na construção do conhecimento |
title_fullStr |
O currículo escolar na construção do conhecimento |
title_full_unstemmed |
O currículo escolar na construção do conhecimento |
title_sort |
O currículo escolar na construção do conhecimento |
author |
Elma Ferreira Campos Pinheiro |
author_facet |
Elma Ferreira Campos Pinheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Priscila Rezende Moreira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elma Ferreira Campos Pinheiro |
contributor_str_mv |
Priscila Rezende Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto político pedagógico Currículo escolar Gestão democrática |
topic |
Projeto político pedagógico Currículo escolar Gestão democrática Currículos Avaliação Planejamento educacional Escolas Organização e administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Currículos Avaliação Planejamento educacional Escolas Organização e administração |
description |
O presente trabalho tem como tema O Currículo Escolar na Construção do Conhecimento. O mesmo decorre dos estudos realizados para a reelaboração do Projeto Político Pedagógico- PPP da Escola Estadual Ariano Suassuna. Por meio de estudos bibliográficos, o objetivo deste trabalho foi analisar como surgiu a necessidade de implantar o currículo no contexto escolar e como ele pode contribuir para a formação dos educandos no exercício pleno de sua cidadania. Para a fundamentação teórica, foram abordados autores que desenvolvem estudos sobre o currículo escolar e sobre a formação para a cidadania. Entre eles: Apple (1982), Barbosa (1999) e Santos e Paraíso (1996); Além das legislações que tratam sobre esse tema, tais como a Constituição Federal (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996). |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T09:04:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T09:04:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTK6N |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTK6N |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZTK6N/1/tcc._ppp.aprovados_em_pdf.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZTK6N/2/tcc._ppp.aprovados_em_pdf.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d9a3ec5e57cf8f5c1794a5abe1b5673f d4aa70bd67c2ca62f6028857ddf2d0e6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676798887460864 |