Memórias de alfabetização no espaço doméstico: mobilizações e estratégias familiares em torno do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. (MG- 1950 /1960/ 1970)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Paula Pedersoli Pereira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RTFKW
Resumo: O objetivo desta dissertação foi compreender práticas de transmissão e aprendizagem de leitura e escrita que circularam na socialização familiar vivenciadas por crianças na zona rural, no período de 1950 a 1970. Buscou-se relacionar os aprendizados da cultura escrita com a influência ou não da/na escolarização nas práticas familiares, buscando entender modos de penetração da escola no ambiente doméstico, assim como a influência de outras instâncias sociais. A escolha do período decorreu dos dados das trajetórias de seis sujeitos que foram localizados em sondagens relacionadas às memórias de alfabetização. No plano metodológico, utilizou-se da história oral por ser esta uma dimensão teórico-metodológica que permite constatar diretamente os sujeitos e sua percepção da experiência vivida em momentos relativamente recentes. Do ponto de vista teórico, a pesquisa buscou dialogar com estudos sobre alfabetização, história da alfabetização, letramento e cultura escrita que evidenciam os diferentes modos de participação de indivíduos nas práticas culturais relacionadas à escrita, por meio das diversas instâncias de socialização. Os conceitos de cultura escolar e os estudos sobre história da alfabetização foram utilizados para compreender os modos de transmissão, os materiais, assim como a relação entre as práticas familiares e a instituição escolar. A análise das práticas familiares de transmissão da escrita e de seu uso buscou recuperar as estratégias familiares em torno da transmissão da leitura e da escrita, o contexto de letramento em casa, as materialidades utilizadas, o capital adquirido e/ou herdado, as estratégias de ensino-aprendizagem. Os resultados da pesquisa explicam algumas mobilizações das famílias em torno dessa transmissão: aprender a ler e escrever em casa por proteção; pela distância da escola, pela falta de meios de transportar os filhos; por ser mulher e ainda, por interesse pessoal. Os dados também evidenciam que os pais investem no ensino da tecnologia da escrita para seus filhos desde a idade de cinco anos. As experiências domésticas de transmissão dialogam com matérias e métodos escolares, mas também foram apreendidos aspectos singulares que mostram a invenção de maneiras de transmissão e a relação desse aprendizado com os diversos usos que as famílias fazem da leitura e da escrita, seja com fins de atividade de ensino, de atividades comerciais, religiosas, ou, simplesmente, pelo interesse pessoal.
id UFMG_6d353369fb0adff4ca9acb480a78c682
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9RTFKW
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Isabel Cristina Alves da Silva FradeAna Paula Pedersoli Pereira2019-08-10T00:26:26Z2019-08-10T00:26:26Z2013-02-25http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RTFKWO objetivo desta dissertação foi compreender práticas de transmissão e aprendizagem de leitura e escrita que circularam na socialização familiar vivenciadas por crianças na zona rural, no período de 1950 a 1970. Buscou-se relacionar os aprendizados da cultura escrita com a influência ou não da/na escolarização nas práticas familiares, buscando entender modos de penetração da escola no ambiente doméstico, assim como a influência de outras instâncias sociais. A escolha do período decorreu dos dados das trajetórias de seis sujeitos que foram localizados em sondagens relacionadas às memórias de alfabetização. No plano metodológico, utilizou-se da história oral por ser esta uma dimensão teórico-metodológica que permite constatar diretamente os sujeitos e sua percepção da experiência vivida em momentos relativamente recentes. Do ponto de vista teórico, a pesquisa buscou dialogar com estudos sobre alfabetização, história da alfabetização, letramento e cultura escrita que evidenciam os diferentes modos de participação de indivíduos nas práticas culturais relacionadas à escrita, por meio das diversas instâncias de socialização. Os conceitos de cultura escolar e os estudos sobre história da alfabetização foram utilizados para compreender os modos de transmissão, os materiais, assim como a relação entre as práticas familiares e a instituição escolar. A análise das práticas familiares de transmissão da escrita e de seu uso buscou recuperar as estratégias familiares em torno da transmissão da leitura e da escrita, o contexto de letramento em casa, as materialidades utilizadas, o capital adquirido e/ou herdado, as estratégias de ensino-aprendizagem. Os resultados da pesquisa explicam algumas mobilizações das famílias em torno dessa transmissão: aprender a ler e escrever em casa por proteção; pela distância da escola, pela falta de meios de transportar os filhos; por ser mulher e ainda, por interesse pessoal. Os dados também evidenciam que os pais investem no ensino da tecnologia da escrita para seus filhos desde a idade de cinco anos. As experiências domésticas de transmissão dialogam com matérias e métodos escolares, mas também foram apreendidos aspectos singulares que mostram a invenção de maneiras de transmissão e a relação desse aprendizado com os diversos usos que as famílias fazem da leitura e da escrita, seja com fins de atividade de ensino, de atividades comerciais, religiosas, ou, simplesmente, pelo interesse pessoal.The present research aims at understanding the processes that involved the transmission and learning of reading and writing skills that took place within the home environment by children who lived in the rural zone during the period from 1950 to 1970. There has been an effort to relate the learning of the reading culture to the influence or to the lack thereof of scholarly familiar practices, trying to understand how the influence of school penetrates in the home environment, as well as how other social instances may also be influential in such a process. The choice of the time span selected for this work is based on the data associated with six subjects we managed to locate in our investigation and in documents on memories of the process of literacy. Concerning the methodological plan, oral history was chosen since it is an approach that allows direct access to subjects and their perceptions on their perspectives of their own experiences in relatively recent moments. From the theoretical point of view, this work searched for a dialogical relation between the studies on literacy and written culture that highlights the different ways of participation of subjects in the cultural practices related to writing through various instances of socialization. Concepts related to scholarly culture and studies on the history of literacy were substantial for understanding the different modes of transmission, the material and teaching aids as well as the relation between how familiar practices, teaching aids and scholarly institution actions relate. The analysis of the home environment practices on the transmission of writing and its usage seems to have make up for the family strategies concerning the transmission of writing and reading skills, the context of literacy within the home, the materials available, the capital either acquired of inherited, teaching and learning strategies. The results of the present research indicate some relevant motivations of the family concerning such a transmission: to learn how to read and write at home because of protective actions, or for the distance between home and school, for the lack of facilities of transportation to and from school, for the reason of being a female, and also for personal interest. There are also evidences of the parents investments on the teaching/learning of technologies of writing for their children from the age of 5 on. Experiences of transmission of the teaching/learning processes relate to subjects and methods used by schools, however, some singular aspects show innovative means of transmission and the relation of such processes to the various means that families attribute to the reading and writing skills, such as, teaching intentions, commercial activities, religious purposes, or, simply, for personal interest.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Participação dos paisLetramentoEducação Historia Minas GeraisAlfabetização HistoriaEducação no larHistória da alfabetizaçãoCulturaescolar e familiarAlfabetização domésticaCultura escritaMemórias de alfabetização no espaço doméstico: mobilizações e estratégias familiares em torno do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. (MG- 1950 /1960/ 1970)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtrabalho___ana_paula_pedersoli.pdfapplication/pdf1590886https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9RTFKW/1/trabalho___ana_paula_pedersoli.pdfa323f9b4e0d03691c995712f165dbd03MD51TEXTtrabalho___ana_paula_pedersoli.pdf.txttrabalho___ana_paula_pedersoli.pdf.txtExtracted texttext/plain327676https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9RTFKW/2/trabalho___ana_paula_pedersoli.pdf.txt00beebd8ff9a516087d2ed3240d9c778MD521843/BUOS-9RTFKW2019-11-14 07:56:09.616oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9RTFKWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:56:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Memórias de alfabetização no espaço doméstico: mobilizações e estratégias familiares em torno do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. (MG- 1950 /1960/ 1970)
title Memórias de alfabetização no espaço doméstico: mobilizações e estratégias familiares em torno do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. (MG- 1950 /1960/ 1970)
spellingShingle Memórias de alfabetização no espaço doméstico: mobilizações e estratégias familiares em torno do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. (MG- 1950 /1960/ 1970)
Ana Paula Pedersoli Pereira
História da alfabetização
Cultura
escolar e familiar
Alfabetização doméstica
Cultura escrita
Educação Participação dos pais
Letramento
Educação Historia Minas Gerais
Alfabetização Historia
Educação no lar
title_short Memórias de alfabetização no espaço doméstico: mobilizações e estratégias familiares em torno do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. (MG- 1950 /1960/ 1970)
title_full Memórias de alfabetização no espaço doméstico: mobilizações e estratégias familiares em torno do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. (MG- 1950 /1960/ 1970)
title_fullStr Memórias de alfabetização no espaço doméstico: mobilizações e estratégias familiares em torno do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. (MG- 1950 /1960/ 1970)
title_full_unstemmed Memórias de alfabetização no espaço doméstico: mobilizações e estratégias familiares em torno do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. (MG- 1950 /1960/ 1970)
title_sort Memórias de alfabetização no espaço doméstico: mobilizações e estratégias familiares em torno do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. (MG- 1950 /1960/ 1970)
author Ana Paula Pedersoli Pereira
author_facet Ana Paula Pedersoli Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Isabel Cristina Alves da Silva Frade
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Paula Pedersoli Pereira
contributor_str_mv Isabel Cristina Alves da Silva Frade
dc.subject.por.fl_str_mv História da alfabetização
Cultura
escolar e familiar
Alfabetização doméstica
Cultura escrita
topic História da alfabetização
Cultura
escolar e familiar
Alfabetização doméstica
Cultura escrita
Educação Participação dos pais
Letramento
Educação Historia Minas Gerais
Alfabetização Historia
Educação no lar
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação Participação dos pais
Letramento
Educação Historia Minas Gerais
Alfabetização Historia
Educação no lar
description O objetivo desta dissertação foi compreender práticas de transmissão e aprendizagem de leitura e escrita que circularam na socialização familiar vivenciadas por crianças na zona rural, no período de 1950 a 1970. Buscou-se relacionar os aprendizados da cultura escrita com a influência ou não da/na escolarização nas práticas familiares, buscando entender modos de penetração da escola no ambiente doméstico, assim como a influência de outras instâncias sociais. A escolha do período decorreu dos dados das trajetórias de seis sujeitos que foram localizados em sondagens relacionadas às memórias de alfabetização. No plano metodológico, utilizou-se da história oral por ser esta uma dimensão teórico-metodológica que permite constatar diretamente os sujeitos e sua percepção da experiência vivida em momentos relativamente recentes. Do ponto de vista teórico, a pesquisa buscou dialogar com estudos sobre alfabetização, história da alfabetização, letramento e cultura escrita que evidenciam os diferentes modos de participação de indivíduos nas práticas culturais relacionadas à escrita, por meio das diversas instâncias de socialização. Os conceitos de cultura escolar e os estudos sobre história da alfabetização foram utilizados para compreender os modos de transmissão, os materiais, assim como a relação entre as práticas familiares e a instituição escolar. A análise das práticas familiares de transmissão da escrita e de seu uso buscou recuperar as estratégias familiares em torno da transmissão da leitura e da escrita, o contexto de letramento em casa, as materialidades utilizadas, o capital adquirido e/ou herdado, as estratégias de ensino-aprendizagem. Os resultados da pesquisa explicam algumas mobilizações das famílias em torno dessa transmissão: aprender a ler e escrever em casa por proteção; pela distância da escola, pela falta de meios de transportar os filhos; por ser mulher e ainda, por interesse pessoal. Os dados também evidenciam que os pais investem no ensino da tecnologia da escrita para seus filhos desde a idade de cinco anos. As experiências domésticas de transmissão dialogam com matérias e métodos escolares, mas também foram apreendidos aspectos singulares que mostram a invenção de maneiras de transmissão e a relação desse aprendizado com os diversos usos que as famílias fazem da leitura e da escrita, seja com fins de atividade de ensino, de atividades comerciais, religiosas, ou, simplesmente, pelo interesse pessoal.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T00:26:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T00:26:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RTFKW
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RTFKW
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9RTFKW/1/trabalho___ana_paula_pedersoli.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9RTFKW/2/trabalho___ana_paula_pedersoli.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a323f9b4e0d03691c995712f165dbd03
00beebd8ff9a516087d2ed3240d9c778
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589144946933760