O uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Conceição dos Reis
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBEUW
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais. O tema abordado foi escolhido a partir da análise da minha própria prática e dos desafios que venho encontrando ao longo do trabalho com o campo da Matemática no 7º ano do ensino fundamental. Neste ano escolar espera-se que os alunos já tenham consolidado algumas habilidades, tais como: compreender o conceito da multiplicação, usar adequadamente o algoritmo da multiplicação, dominar de cor os fatos da multiplicação com números naturais, além da capacidade de resolver problemas usando a multiplicação. Contudo, ao defrontar-me com uma realidade, onde os alunos ainda não haviam consolidado as habilidades descritas acima, e considerando, como papel do educador buscar sempre melhores estratégias para colaborar com a compreensão e sistematização dos conhecimentos pelo seu aluno, busquei aproximar os conteúdos escolares ao contexto dos alunos, e trabalhar para que os mesmos compreendessem o conceito de multiplicação e tivessem maior facilidade e agilidade com a tabuada, entendendo a memorização como compreensão dos conceitos envolvidos e como subsidio para o trabalho com operações que envolvem grandes quantidades. Para tanto, elaborei uma proposta de intervenção a partir do uso de jogos de regras e jogos online aprimorando a forma de ensinar, despertando nos alunos o prazer de aprender Matemática. No presente trabalho serão demonstrados os jogos desenvolvidos com a finalidade lúdica de construir conhecimento acompanhado de uma reflexão acerca das potencialidades dos jogos como recurso didático.
id UFMG_6fb3a14f09f5f4ea282fb31604011715
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9PBEUW
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Tania Aretuza Ambrizi GebaraWagner Ahmad AuarekMaria Conceição dos Reis2019-08-14T09:47:36Z2019-08-14T09:47:36Z2012-07-28http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBEUWEste trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais. O tema abordado foi escolhido a partir da análise da minha própria prática e dos desafios que venho encontrando ao longo do trabalho com o campo da Matemática no 7º ano do ensino fundamental. Neste ano escolar espera-se que os alunos já tenham consolidado algumas habilidades, tais como: compreender o conceito da multiplicação, usar adequadamente o algoritmo da multiplicação, dominar de cor os fatos da multiplicação com números naturais, além da capacidade de resolver problemas usando a multiplicação. Contudo, ao defrontar-me com uma realidade, onde os alunos ainda não haviam consolidado as habilidades descritas acima, e considerando, como papel do educador buscar sempre melhores estratégias para colaborar com a compreensão e sistematização dos conhecimentos pelo seu aluno, busquei aproximar os conteúdos escolares ao contexto dos alunos, e trabalhar para que os mesmos compreendessem o conceito de multiplicação e tivessem maior facilidade e agilidade com a tabuada, entendendo a memorização como compreensão dos conceitos envolvidos e como subsidio para o trabalho com operações que envolvem grandes quantidades. Para tanto, elaborei uma proposta de intervenção a partir do uso de jogos de regras e jogos online aprimorando a forma de ensinar, despertando nos alunos o prazer de aprender Matemática. No presente trabalho serão demonstrados os jogos desenvolvidos com a finalidade lúdica de construir conhecimento acompanhado de uma reflexão acerca das potencialidades dos jogos como recurso didático.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMatematica  Estudo e ensinoJogos educativosJogo OnlineEnsino-AprendizagemMultiplicação com Números NaturaisEnsino FundamentalJogos de RegraO uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALo_uso_de_jogos_no_ensino_aprendizagem_da_multiplica_ao_com_n_meros__naturais.pdfapplication/pdf1794611https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PBEUW/1/o_uso_de_jogos_no_ensino_aprendizagem_da_multiplica_ao_com_n_meros__naturais.pdfa7e9080c70b0129eff07e4088003deefMD51TEXTo_uso_de_jogos_no_ensino_aprendizagem_da_multiplica_ao_com_n_meros__naturais.pdf.txto_uso_de_jogos_no_ensino_aprendizagem_da_multiplica_ao_com_n_meros__naturais.pdf.txtExtracted texttext/plain68260https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PBEUW/2/o_uso_de_jogos_no_ensino_aprendizagem_da_multiplica_ao_com_n_meros__naturais.pdf.txtb66c56442b84c52004318006034a0f14MD521843/VRNS-9PBEUW2019-11-14 19:46:13.753oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9PBEUWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:46:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais
title O uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais
spellingShingle O uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais
Maria Conceição dos Reis
Jogo Online
Ensino-Aprendizagem
Multiplicação com Números Naturais
Ensino Fundamental
Jogos de Regra
Educação
Matematica  Estudo e ensino
Jogos educativos
title_short O uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais
title_full O uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais
title_fullStr O uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais
title_full_unstemmed O uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais
title_sort O uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais
author Maria Conceição dos Reis
author_facet Maria Conceição dos Reis
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tania Aretuza Ambrizi Gebara
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Wagner Ahmad Auarek
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Conceição dos Reis
contributor_str_mv Tania Aretuza Ambrizi Gebara
Wagner Ahmad Auarek
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo Online
Ensino-Aprendizagem
Multiplicação com Números Naturais
Ensino Fundamental
Jogos de Regra
topic Jogo Online
Ensino-Aprendizagem
Multiplicação com Números Naturais
Ensino Fundamental
Jogos de Regra
Educação
Matematica  Estudo e ensino
Jogos educativos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Matematica  Estudo e ensino
Jogos educativos
description Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais. O tema abordado foi escolhido a partir da análise da minha própria prática e dos desafios que venho encontrando ao longo do trabalho com o campo da Matemática no 7º ano do ensino fundamental. Neste ano escolar espera-se que os alunos já tenham consolidado algumas habilidades, tais como: compreender o conceito da multiplicação, usar adequadamente o algoritmo da multiplicação, dominar de cor os fatos da multiplicação com números naturais, além da capacidade de resolver problemas usando a multiplicação. Contudo, ao defrontar-me com uma realidade, onde os alunos ainda não haviam consolidado as habilidades descritas acima, e considerando, como papel do educador buscar sempre melhores estratégias para colaborar com a compreensão e sistematização dos conhecimentos pelo seu aluno, busquei aproximar os conteúdos escolares ao contexto dos alunos, e trabalhar para que os mesmos compreendessem o conceito de multiplicação e tivessem maior facilidade e agilidade com a tabuada, entendendo a memorização como compreensão dos conceitos envolvidos e como subsidio para o trabalho com operações que envolvem grandes quantidades. Para tanto, elaborei uma proposta de intervenção a partir do uso de jogos de regras e jogos online aprimorando a forma de ensinar, despertando nos alunos o prazer de aprender Matemática. No presente trabalho serão demonstrados os jogos desenvolvidos com a finalidade lúdica de construir conhecimento acompanhado de uma reflexão acerca das potencialidades dos jogos como recurso didático.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T09:47:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T09:47:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBEUW
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBEUW
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PBEUW/1/o_uso_de_jogos_no_ensino_aprendizagem_da_multiplica_ao_com_n_meros__naturais.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PBEUW/2/o_uso_de_jogos_no_ensino_aprendizagem_da_multiplica_ao_com_n_meros__naturais.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a7e9080c70b0129eff07e4088003deef
b66c56442b84c52004318006034a0f14
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589383117340672