Atividades Didáticas para Ensino de Português em Ambiente Digital: uma análise semiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniervelin Renata Marques Pereira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-875Q67
Resumo: Neste trabalho, dedicamo-nos a um levantamento de informações que se resumem a um discurso sobre o fazer e um discurso do fazer, produzidos por treze professores de disciplinas introdutórias de língua portuguesa a distância no âmbito do ensino superior. Foram utilizados:1) um questionário com perguntas que versavam sobre a prática de ensino a distância, com destaque para a elaboração de atividades didáticas e a comparação entre as modalidades presencial e a distância; 2) atividades didáticas que nortearam a prática dos professores e 3) a interação numa disciplina online de um semestre. Por meio da semiótica francesa, analisamos os dados em busca de informações sobre a produção de sentido no texto, isto é, o que estavapor trás do dizer dos professores. Como premissa dessa teoria, lidamos, aqui, com as marcas da enunciação e os efeitos de sentido produzidos no texto; por isso, eliminamos o termo prática e utilizamos dizer do fazer, uma vez que nosso construto teórico prevê essa práticaenquanto texto. Nesses textos (respostas ao questionário, enunciados das atividades e interação na disciplina online), tentamos captar a estrutura narrativa lógica no percurso dos sujeitos inscritos e como se dava sua constituição, especialmente do sujeito-professor, narelação com os outros sujeitos e com os objetos, bem como sua existência modal. As categorias enunciativas (pessoa, tempo e espaço), os procedimentos argumentativos e os percursos temáticos e seu revestimento figurativo ajudaram-nos também a compreender asespecificidades do contexto retratado pelos professores. Na busca por convergências e divergências, comparamos os percursos dos sujeitos e dos temas e figuras para verificarmos as relações estabelecidas entre eles. Os resultados mostram que as divergências aparecemquando são comparados os discursos dos professores entre si e esses discursos com os da crítica. Semelhanças entre tópicos do ensino, como concepção de língua, objetivos do curso e referências, tiveram mais concordâncias, enquanto outros oscilaram mais quanto àuniformidade ou distinção entre as modalidades de ensino, como as atividades didáticas e metodologia. Há pelo menos três tipos de ocorrências mais comuns: 1) argumenta-se em favor da identidade entre esses aspectos para cursos que tenham uma mesma proposta pedagógica, 2) assume-se o emprego de elementos em comum para cursos e ambientes diferentes, embora haja uma consciência de que isso não deveria ser feito e 3) defesa de uma incursão em novaspráticas sempre adaptadas ao novo meio. Nesses discursos, são refletidas concepções que não remetem apenas à voz do professor, mas à escola e, em última instância, à própria sociedade.
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Como premissa dessa teoria, lidamos, aqui, com as marcas da enunciação e os efeitos de sentido produzidos no texto; por isso, eliminamos o termo prática e utilizamos dizer do fazer, uma vez que nosso construto teórico prevê essa práticaenquanto texto. Nesses textos (respostas ao questionário, enunciados das atividades e interação na disciplina online), tentamos captar a estrutura narrativa lógica no percurso dos sujeitos inscritos e como se dava sua constituição, especialmente do sujeito-professor, narelação com os outros sujeitos e com os objetos, bem como sua existência modal. As categorias enunciativas (pessoa, tempo e espaço), os procedimentos argumentativos e os percursos temáticos e seu revestimento figurativo ajudaram-nos também a compreender asespecificidades do contexto retratado pelos professores. Na busca por convergências e divergências, comparamos os percursos dos sujeitos e dos temas e figuras para verificarmos as relações estabelecidas entre eles. Os resultados mostram que as divergências aparecemquando são comparados os discursos dos professores entre si e esses discursos com os da crítica. Semelhanças entre tópicos do ensino, como concepção de língua, objetivos do curso e referências, tiveram mais concordâncias, enquanto outros oscilaram mais quanto àuniformidade ou distinção entre as modalidades de ensino, como as atividades didáticas e metodologia. Há pelo menos três tipos de ocorrências mais comuns: 1) argumenta-se em favor da identidade entre esses aspectos para cursos que tenham uma mesma proposta pedagógica, 2) assume-se o emprego de elementos em comum para cursos e ambientes diferentes, embora haja uma consciência de que isso não deveria ser feito e 3) defesa de uma incursão em novaspráticas sempre adaptadas ao novo meio. Nesses discursos, são refletidas concepções que não remetem apenas à voz do professor, mas à escola e, em última instância, à própria sociedade.In this work, we have dedicated to an information survey that is summarized in a speech about the making and the speech of the making, produced by thirteen teachers of introductory courses of Portuguese through distance education in universities. It was used: 1) aquestionnaire that focused on the practice of distance education, emphasizing the development of educational activities and a comparison between both face-to-face and distance designs; 2) activities that guided the practice of teachers and 3) the interaction during a one-term on-line course. Based on the French semiotics, we analyzed data in search ofinformation about the production of meaning in the text, in other words, what was behind the teachers speech. According to the premise of this theory, we deal here with the marks of enunciation and the meaning effects created in the text, so we eliminated the term "practice"and used " the saying of the making", since our theoretical construct provides that practice as a text. In these texts (the questionnaire responses, the directions of activities and the on-line interaction), we tried to capture the logical narrative structure in the path of the subjectsenrolled and how was their development, especially concerning the teacher as an subject, in relation to other subjects and with the objects as well as his/her modal existence. The enunciation categories (person, time and space), the argumentative procedures and thematictrails with his figurative revetment helped us to understand the specificities of the context portrayed by the teachers. In the search of similarities and differences, we compared the courses of themes and figures in order to verify the relationship established between them.The results show that the differences appear when comparing the discourses among the teachers and these discourses with the critical discourse. Similarities among education topics such as language conception, the course objectives and references matched in a large amount, while others varied more about the uniformity or distinction between education designs. Examples: teaching activities and methodology. We cite here at least three of the most common occurrences: 1) it is argued in favor of the identity of these aspects for courses that have the same pedagogical approach, 2) it is assumed the use of the same elements to courses that occur in different environments, although there is a recognition that this should not bedone and 3) advocacy of a foray inclusion into new practices always adapted to the new environment. Concepts that are reflected in these discourses not only link to the teacher's voice, but also to the school and, ultimately, to society itself.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLingüísticaSemióticaLíngua portuguesa Estudo e ensinoLíngua portuguesa Ensino auxiliado por computadorLíngua portuguesa Métodos de ensinoEnsino a distânciaAtividades didáticasEducação a Distância Mediada pelo ComputadorDiscursoEnsino de língua portuguesaAtividades Didáticas para Ensino de Português em Ambiente Digital: uma análise semióticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1342m.pdfapplication/pdf2923343https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-875Q67/1/1342m.pdfc2fdbab27b86117124258d509dfe9b66MD51TEXT1342m.pdf.txt1342m.pdf.txtExtracted texttext/plain771432https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-875Q67/2/1342m.pdf.txt47dcdb441f376848f11f4602ff581296MD521843/ALDR-875Q672019-11-14 13:52:48.273oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-875Q67Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:52:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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