Educação ambiental, uma política educacional: como a escola a acolhe?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7FZMY6 |
Resumo: | O atual modelo econômico se fundamenta no lucro e na lógica do aumento de produção que precisa ser consumida. Isso remete a uma pressão sobre os recursos naturais, causando degradação ambiental e se refletindo na perda da qualidade de vida, tornando o meio ambiente centro das atenções mundiais. Nessa situação o desenvolvimento sustentável assume papel estratégico, articulando o desenvolvimento das atividades econômicas e sociais com a conservação ambiental. Um importante componente dessa estratégia é a Educação Ambiental EA, que no Brasil está sendo tratada a partir da criação de Leis Federais, Estaduais e Municipais e dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A Lei nº 9.795 instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental e os Parâmetros sugeriram o trabalho com o tema ransversal meio ambiente no Ensino Fundamental. Diante desse contexto é importante compreender como as políticas de EA estão sendo implementadas nas escolas. Para isso ealizou-se uma pesquisa qualitativa, que toma como foco as escolas da rede municipal do Ensino Fundamental de Belo Horizonte, utilizando como instrumento de coleta de dados a observação direta, entrevistas semi-estruturadas e pesquisa documental. Os resultados desse rabalho apontam que as escolas pesquisadas já conseguiram que parte de seus sujeitos enham um olhar crítico sobre a EA; estão buscando realizar atividades interdisciplinares, coletivas e permanentes; utilizam estratégias para inserção do tema, entre elas o estabelecimento de parcerias; e caminham na busca de solucionar problemas ambientais ocais. Infere-se que a proposta da Escola Plural da rede municipal de ensino de Belo Horizonte é um facilitador da inserção do tema na escola por possuir identidades de princípios com a proposta da EA que está presente nas Leis e nas pesquisas brasileiras. Observa-se que o ema ainda não está incorporado na estrutura dos currículos escolares de modo geral, pelo fato deste campo ser recente, sendo orientado por discussões globais que se firmaram somente a partir da década de 1990. Analisa-se que as escolas buscam sensibilizar seus sujeitos para as questões ambientais, mas estes encontram dificuldades para mudar de atitudes ao se depararem com uma realidade que funciona de acordo com os mecanismos do modelo econômico vigente. Por fim infere-se as escolas estão buscando implementar a EA a partir das orientações políticas da área, mas ainda há muito por fazer, cabendo ao Estado redirecionar as ações das instituições de ensino para que as atividades sejam acompanhadas, avaliadas e ecebam os devidos recursos para sua execução. |
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Maria do Carmo de Lacerda PeixotoLuciola Licinio de C P SantosGlaucia Soares Barbosa2019-08-11T14:10:22Z2019-08-11T14:10:22Z2008-06-27http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7FZMY6O atual modelo econômico se fundamenta no lucro e na lógica do aumento de produção que precisa ser consumida. Isso remete a uma pressão sobre os recursos naturais, causando degradação ambiental e se refletindo na perda da qualidade de vida, tornando o meio ambiente centro das atenções mundiais. Nessa situação o desenvolvimento sustentável assume papel estratégico, articulando o desenvolvimento das atividades econômicas e sociais com a conservação ambiental. Um importante componente dessa estratégia é a Educação Ambiental EA, que no Brasil está sendo tratada a partir da criação de Leis Federais, Estaduais e Municipais e dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A Lei nº 9.795 instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental e os Parâmetros sugeriram o trabalho com o tema ransversal meio ambiente no Ensino Fundamental. Diante desse contexto é importante compreender como as políticas de EA estão sendo implementadas nas escolas. Para isso ealizou-se uma pesquisa qualitativa, que toma como foco as escolas da rede municipal do Ensino Fundamental de Belo Horizonte, utilizando como instrumento de coleta de dados a observação direta, entrevistas semi-estruturadas e pesquisa documental. Os resultados desse rabalho apontam que as escolas pesquisadas já conseguiram que parte de seus sujeitos enham um olhar crítico sobre a EA; estão buscando realizar atividades interdisciplinares, coletivas e permanentes; utilizam estratégias para inserção do tema, entre elas o estabelecimento de parcerias; e caminham na busca de solucionar problemas ambientais ocais. Infere-se que a proposta da Escola Plural da rede municipal de ensino de Belo Horizonte é um facilitador da inserção do tema na escola por possuir identidades de princípios com a proposta da EA que está presente nas Leis e nas pesquisas brasileiras. Observa-se que o ema ainda não está incorporado na estrutura dos currículos escolares de modo geral, pelo fato deste campo ser recente, sendo orientado por discussões globais que se firmaram somente a partir da década de 1990. Analisa-se que as escolas buscam sensibilizar seus sujeitos para as questões ambientais, mas estes encontram dificuldades para mudar de atitudes ao se depararem com uma realidade que funciona de acordo com os mecanismos do modelo econômico vigente. Por fim infere-se as escolas estão buscando implementar a EA a partir das orientações políticas da área, mas ainda há muito por fazer, cabendo ao Estado redirecionar as ações das instituições de ensino para que as atividades sejam acompanhadas, avaliadas e ecebam os devidos recursos para sua execução.The current economical model is based on profit and on the logic of the production that increases and needs to be consumed. That demand to a pressure on natural resources, what causes environmental degradation and results in loss quality of life, turning the environment a global subject. In that situation the Sustainable Development is an important strategy, gathering the development of economical and social activities with the environmental conservation. An important component of that strategy is the Environmental Education EE that is being treated in Brazil starting from Laws Federal, State and Municipal and of the National Curriculum Standards. The Law 9.795 instituted the National Politics of EE and the Standards suggested the work with the traversal theme Environment in the fundamental teaching. In the salience of those educational, political and environmental discussions, it is important to understand how the politics of EE are being implemented at schools. A qualitative research is being accomplished taking as focus the schools of the municipal network of Belo Horizonte and the data are collected from direct observation, semistructured interviews and documental research. The results of that work point out that the schools researched have already a part of their actors with a critical opinion about EE; they are looking to accomplish interdisciplinary, collective and permanent activities; they are using strategies to insert the theme, for example the establishment of partnerships; and they are seeking to solve local environmental problems. It is inferred that the proposal of the Plural School of the teaching's municipal network of Belo Horizonte is a facilitator to insert the theme in schools by possessing identities of principals like the proposed by EE that is present in the Laws and in the Brazilian researches. It is observed that the theme is not still incorporated in the structure of the school curriculum in general, beeing a recent field, guided by global discussions that they were only firm starting from the decade of 1990. It is analyzed that the schools looking to touch their actors with environmental subjects, these actors are having difficulties to change their attitudes in front of the reality that works in agreement with the mechanisms of the economical model. Finally it is inferred the schools are looking to implement EE starting from the political orientations of the area, but there is still a lot to be done, being the responsibility of the State to redirect the actions of teaching institutions so that the activities are accompanied, appraised and receive the due resources for their execution.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPolíticas públicasEducaçãoEducação ambiental Educação ambientalPolítica educacionalEducação ambiental, uma política educacional: como a escola a acolhe?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_glaucia_barbosa.pdfapplication/pdf656070https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7FZMY6/1/disserta__o_glaucia_barbosa.pdffe4485e20f65828fa266afb3dce61856MD51TEXTdisserta__o_glaucia_barbosa.pdf.txtdisserta__o_glaucia_barbosa.pdf.txtExtracted texttext/plain475549https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7FZMY6/2/disserta__o_glaucia_barbosa.pdf.txt24de5836d85def568047a32aeba9495fMD521843/HJPB-7FZMY62019-11-14 10:47:53.624oai:repositorio.ufmg.br:1843/HJPB-7FZMY6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:47:53Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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