Educação permanente para cuidadores de idosos de uma instituição de longa permanência: proposta de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QEFCY |
Resumo: | Este trabalho aborda uma proposta de intervenção sobre educação permanente para cuidadores de idosos de uma Instituição de Longa Permanência (ILP), a qual buscou oferecer aos trabalhadores daquela instituição, um curso que abordasse os temas indicados comonecessários para melhorar o conhecimento dos cuidados com a pessoa idosa. Essa necessidade surgiu a partir do momento que a autora assumiu a função de responsável técnica pela Instituição. Observou-se que os cuidadores estavam com os conhecimentos defasados e isso estava interferindo no atendimento que os mesmos prestavam a pessoa idosa institucionalizada. Assim procurou-se delinear como objetivo, elaborar uma proposta de intervenção que tenha relação com a educação permanente para os cuidadores de pessoasidosos. Trata-se de uma proposta de intervenção que propõe uma capacitação para os profissionais que prestam serviços nessa comunidade. A proposta foi desenvolvida em três etapas. Na primeira etapa, foi realizado um planejamento incluindo a divulgação da proposta,a captação dos profissionais a serem capacitados, considerando a constatação da desatualização. A segunda etapa será a execução da proposta, incluindo-se as aulas teóricoprática que serão ministradas todas as 4ª e 6ª feiras, no horário de 14 às 17h, cada aula terá duração de 50 minutos. Na terceira etapa, os profissionais devem realizar a avaliação que pode ser feita de duas formas (individual e coletiva), para isso deve-se fazer uma nova reunião com os participantes para investigar sobre o aprendizado e reciclar aqueles que não tiveremêxito na assimilação dos conteúdos ministrados, decorrente do nível de escolaridade. Esperase que este trabalho contribua para firmar a convicção de que a educação permanente na área da saúde é de extrema importância, quando se trata de uma ILP. |
id |
UFMG_77250cf3d26af7e83714368b6fa3b2db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QEFCY |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Anadias Trajano CamargosCristina Domingos de Oliveira2019-08-13T02:01:47Z2019-08-13T02:01:47Z2014-05-30http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QEFCYEste trabalho aborda uma proposta de intervenção sobre educação permanente para cuidadores de idosos de uma Instituição de Longa Permanência (ILP), a qual buscou oferecer aos trabalhadores daquela instituição, um curso que abordasse os temas indicados comonecessários para melhorar o conhecimento dos cuidados com a pessoa idosa. Essa necessidade surgiu a partir do momento que a autora assumiu a função de responsável técnica pela Instituição. Observou-se que os cuidadores estavam com os conhecimentos defasados e isso estava interferindo no atendimento que os mesmos prestavam a pessoa idosa institucionalizada. Assim procurou-se delinear como objetivo, elaborar uma proposta de intervenção que tenha relação com a educação permanente para os cuidadores de pessoasidosos. Trata-se de uma proposta de intervenção que propõe uma capacitação para os profissionais que prestam serviços nessa comunidade. A proposta foi desenvolvida em três etapas. Na primeira etapa, foi realizado um planejamento incluindo a divulgação da proposta,a captação dos profissionais a serem capacitados, considerando a constatação da desatualização. A segunda etapa será a execução da proposta, incluindo-se as aulas teóricoprática que serão ministradas todas as 4ª e 6ª feiras, no horário de 14 às 17h, cada aula terá duração de 50 minutos. Na terceira etapa, os profissionais devem realizar a avaliação que pode ser feita de duas formas (individual e coletiva), para isso deve-se fazer uma nova reunião com os participantes para investigar sobre o aprendizado e reciclar aqueles que não tiveremêxito na assimilação dos conteúdos ministrados, decorrente do nível de escolaridade. Esperase que este trabalho contribua para firmar a convicção de que a educação permanente na área da saúde é de extrema importância, quando se trata de uma ILP.This paper discusses a proposal for intervention on continuing education for caregivers of the elderly in a long-stay institution (ILP), which sought to provide employees of that institution, a course that would address the topics identified as necessary to improve the knowledge ofcare Elder. This need arose from the time that the plaintiff assumed the role of the responsible technical institution. It was observed that caregivers were lagged with knowledge and it was interfering with the care that they lent the institutionalized elderly. So we tried to outline theobjective, a proposed intervention that is related to continuing education for caregivers of elderly people. This is an intervention proposal which proposes a training for professionals who provide services in this community. The proposal was developed in three stages. In thefirst step, we performed a planning proposal including dissemination, uptake of professionals to be trained, considering the finding of staleness. The second step is the implementation of the proposal, including the theoretical and practical lessons that will be taught all the 4th and 6th fairs, scheduled at 14 to 17h, each lesson lasts 50 minutes. In the third stage, professionals, undertake an assessment that can be done in two ways (individual and collective), so it should make a new meeting with participants to investigate learning and recycle those that are not successful in assimilating content taught, due to schooling. It ishoped that this work will contribute to firm conviction that continuing education in health is of utmost importance when it comes to ILP.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEducação PermanenteCuidados GeriátricosIntervençãoEducação permanente para cuidadores de idosos de uma instituição de longa permanência: proposta de intervençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_da_cristina_vers_o_final_25.7.pdfapplication/pdf113459https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QEFCY/1/monografia_da_cristina_vers_o_final_25.7.pdf7666193d484e7330c75ba7c1333e1864MD51TEXTmonografia_da_cristina_vers_o_final_25.7.pdf.txtmonografia_da_cristina_vers_o_final_25.7.pdf.txtExtracted texttext/plain41912https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QEFCY/2/monografia_da_cristina_vers_o_final_25.7.pdf.txt7c2b62b1dd47546e9a857dfd5085781fMD521843/VRNS-9QEFCY2019-11-14 20:43:08.207oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QEFCYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:43:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação permanente para cuidadores de idosos de uma instituição de longa permanência: proposta de intervenção |
title |
Educação permanente para cuidadores de idosos de uma instituição de longa permanência: proposta de intervenção |
spellingShingle |
Educação permanente para cuidadores de idosos de uma instituição de longa permanência: proposta de intervenção Cristina Domingos de Oliveira Educação Permanente Cuidados Geriátricos Intervenção Educação em enfermagem Capacitação profissional |
title_short |
Educação permanente para cuidadores de idosos de uma instituição de longa permanência: proposta de intervenção |
title_full |
Educação permanente para cuidadores de idosos de uma instituição de longa permanência: proposta de intervenção |
title_fullStr |
Educação permanente para cuidadores de idosos de uma instituição de longa permanência: proposta de intervenção |
title_full_unstemmed |
Educação permanente para cuidadores de idosos de uma instituição de longa permanência: proposta de intervenção |
title_sort |
Educação permanente para cuidadores de idosos de uma instituição de longa permanência: proposta de intervenção |
author |
Cristina Domingos de Oliveira |
author_facet |
Cristina Domingos de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Anadias Trajano Camargos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristina Domingos de Oliveira |
contributor_str_mv |
Anadias Trajano Camargos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Permanente Cuidados Geriátricos Intervenção |
topic |
Educação Permanente Cuidados Geriátricos Intervenção Educação em enfermagem Capacitação profissional |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Capacitação profissional |
description |
Este trabalho aborda uma proposta de intervenção sobre educação permanente para cuidadores de idosos de uma Instituição de Longa Permanência (ILP), a qual buscou oferecer aos trabalhadores daquela instituição, um curso que abordasse os temas indicados comonecessários para melhorar o conhecimento dos cuidados com a pessoa idosa. Essa necessidade surgiu a partir do momento que a autora assumiu a função de responsável técnica pela Instituição. Observou-se que os cuidadores estavam com os conhecimentos defasados e isso estava interferindo no atendimento que os mesmos prestavam a pessoa idosa institucionalizada. Assim procurou-se delinear como objetivo, elaborar uma proposta de intervenção que tenha relação com a educação permanente para os cuidadores de pessoasidosos. Trata-se de uma proposta de intervenção que propõe uma capacitação para os profissionais que prestam serviços nessa comunidade. A proposta foi desenvolvida em três etapas. Na primeira etapa, foi realizado um planejamento incluindo a divulgação da proposta,a captação dos profissionais a serem capacitados, considerando a constatação da desatualização. A segunda etapa será a execução da proposta, incluindo-se as aulas teóricoprática que serão ministradas todas as 4ª e 6ª feiras, no horário de 14 às 17h, cada aula terá duração de 50 minutos. Na terceira etapa, os profissionais devem realizar a avaliação que pode ser feita de duas formas (individual e coletiva), para isso deve-se fazer uma nova reunião com os participantes para investigar sobre o aprendizado e reciclar aqueles que não tiveremêxito na assimilação dos conteúdos ministrados, decorrente do nível de escolaridade. Esperase que este trabalho contribua para firmar a convicção de que a educação permanente na área da saúde é de extrema importância, quando se trata de uma ILP. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T02:01:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T02:01:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QEFCY |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QEFCY |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QEFCY/1/monografia_da_cristina_vers_o_final_25.7.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QEFCY/2/monografia_da_cristina_vers_o_final_25.7.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7666193d484e7330c75ba7c1333e1864 7c2b62b1dd47546e9a857dfd5085781f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589225355935744 |