Educação permanente para cuidadores de idosos de uma instituição de longa permanência: proposta de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristina Domingos de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QEFCY
Resumo: Este trabalho aborda uma proposta de intervenção sobre educação permanente para cuidadores de idosos de uma Instituição de Longa Permanência (ILP), a qual buscou oferecer aos trabalhadores daquela instituição, um curso que abordasse os temas indicados comonecessários para melhorar o conhecimento dos cuidados com a pessoa idosa. Essa necessidade surgiu a partir do momento que a autora assumiu a função de responsável técnica pela Instituição. Observou-se que os cuidadores estavam com os conhecimentos defasados e isso estava interferindo no atendimento que os mesmos prestavam a pessoa idosa institucionalizada. Assim procurou-se delinear como objetivo, elaborar uma proposta de intervenção que tenha relação com a educação permanente para os cuidadores de pessoasidosos. Trata-se de uma proposta de intervenção que propõe uma capacitação para os profissionais que prestam serviços nessa comunidade. A proposta foi desenvolvida em três etapas. Na primeira etapa, foi realizado um planejamento incluindo a divulgação da proposta,a captação dos profissionais a serem capacitados, considerando a constatação da desatualização. A segunda etapa será a execução da proposta, incluindo-se as aulas teóricoprática que serão ministradas todas as 4ª e 6ª feiras, no horário de 14 às 17h, cada aula terá duração de 50 minutos. Na terceira etapa, os profissionais devem realizar a avaliação que pode ser feita de duas formas (individual e coletiva), para isso deve-se fazer uma nova reunião com os participantes para investigar sobre o aprendizado e reciclar aqueles que não tiveremêxito na assimilação dos conteúdos ministrados, decorrente do nível de escolaridade. Esperase que este trabalho contribua para firmar a convicção de que a educação permanente na área da saúde é de extrema importância, quando se trata de uma ILP.
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