"We're all born naked and the rest is drag": corporalidades transviadas e textualidades drag a partir de RuPaul's Drag Race

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arthur Guedes Mesquita
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/48594
Resumo: Este estudo está dedicado à articulação de textualidades drag a partir da experiência do pesquisador com esse universo, tendo como ponto de partida o reality show estadunidense RuPaul's Drag Race. Para isso, temos por pressuposto que corpos drag são montados por meio de dimensões éticas, estéticas e políticas constituídas a partir de dinâmicas próprias; que não apenas dão-se a ver com relativa transitoriedade a partir das múltiplas normatividades; mas que propõem novos arranjos identitários expressos nas materialidades de seus corpos que não dizem apenas dos tensionamentos dos gêneros. Para nós, o corpo drag resulta de um manejo de linguagem e vivências, de ocupação de territórios existenciais e físicos — não estando limitados a ser apenas um suporte de signos e sim um instrumento que, ao apresentá-los, aponta para a transformação. Na organização da pesquisa, trouxemos um mapeamento de práticas performáticas, espalhadas no espaço e no tempo, que embasam o que compreendemos como cena drag contemporânea. Relacionamos conceituações e referências teóricas relativas aos estudos de gênero, de sexualidade e de plataformização para direcionar nosso olhar sobre o fenômeno, que se expande por meio dos fluxos de informação — e de textualidades — propagáveis por meio das plataformas digitais. Esse ponto, inclusive, foi fundamental para a escrita afetiva do trabalho, na qual a relação do pesquisador com o programa, a partir das potencialidades das plataformas, se apresentou como fio condutor para seguirmos as textualidades drags na cena que observamos.
id UFMG_7c6d1f47090ed31e7757d606da2dc4c5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/48594
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Carlos Magno Camargos Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/5492658161377541Carlos Frederico de Brito d'AndréaJoana Ziller de Araújo JosephsenFelipe Viero Kolinski MachadoAna Paula Vencatohttp://lattes.cnpq.br/4567279223877012Arthur Guedes Mesquita2023-01-03T18:15:20Z2023-01-03T18:15:20Z2022-09-30http://hdl.handle.net/1843/48594Este estudo está dedicado à articulação de textualidades drag a partir da experiência do pesquisador com esse universo, tendo como ponto de partida o reality show estadunidense RuPaul's Drag Race. Para isso, temos por pressuposto que corpos drag são montados por meio de dimensões éticas, estéticas e políticas constituídas a partir de dinâmicas próprias; que não apenas dão-se a ver com relativa transitoriedade a partir das múltiplas normatividades; mas que propõem novos arranjos identitários expressos nas materialidades de seus corpos que não dizem apenas dos tensionamentos dos gêneros. Para nós, o corpo drag resulta de um manejo de linguagem e vivências, de ocupação de territórios existenciais e físicos — não estando limitados a ser apenas um suporte de signos e sim um instrumento que, ao apresentá-los, aponta para a transformação. Na organização da pesquisa, trouxemos um mapeamento de práticas performáticas, espalhadas no espaço e no tempo, que embasam o que compreendemos como cena drag contemporânea. Relacionamos conceituações e referências teóricas relativas aos estudos de gênero, de sexualidade e de plataformização para direcionar nosso olhar sobre o fenômeno, que se expande por meio dos fluxos de informação — e de textualidades — propagáveis por meio das plataformas digitais. Esse ponto, inclusive, foi fundamental para a escrita afetiva do trabalho, na qual a relação do pesquisador com o programa, a partir das potencialidades das plataformas, se apresentou como fio condutor para seguirmos as textualidades drags na cena que observamos.This study is dedicated to the articulation of drag textualities from the researcher's experience with this universe, taking as a starting point the American reality show RuPaul's Drag Race. For this, we assume that drag bodies are assembled by ethical, aesthetic and political dimensions constituted from their own dynamics; that not only show themselves with relative transitoriness from the multiple normativities, but propose new identity arrangements expressed in the materialities of their bodies that are related not only to gender tensions. For us, the drag body results from a handling of language, experiences and occupation of existential and physical territories — not limited to being only a support of signs, but an instrument that, by presenting these same signs, points towards transformation. In the organization of the research, we mapped out performatic practices, distributed through space and time, that underlie what we understand as contemporary drag scene, while we related conceptualizations and theoretical references related to gender studies, sexuality and platformization to direct our gaze on the phenomenon, which expands through the flows of information — and textualities — spreaded through digital platforms. This point was fundamental to the affect writing of the work, in which the relationship of the researcher with the program, from the potentialities of the platforms, presented itself as a guiding thread to follow the drag textualities in the scene we observed.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicação - TesesDrag queens - TesesReality Show (Programas de televisão) - TesesDragCorpos transviadosPlataformizaçãoTextualidades"We're all born naked and the rest is drag": corporalidades transviadas e textualidades drag a partir de RuPaul's Drag Race"We're all born naked and the rest is drag" : queer corporalities and drag textualities from RuPaul's Drag Raceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese_Arthur Mesquita.pdfTese_Arthur Mesquita.pdfapplication/pdf117666416https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48594/1/Tese_Arthur%20Mesquita.pdf4b21d8c73ccfcae9a9e0a0a6ef5ad990MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48594/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48594/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/485942023-01-03 15:15:20.723oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-01-03T18:15:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "We're all born naked and the rest is drag": corporalidades transviadas e textualidades drag a partir de RuPaul's Drag Race
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv "We're all born naked and the rest is drag" : queer corporalities and drag textualities from RuPaul's Drag Race
title "We're all born naked and the rest is drag": corporalidades transviadas e textualidades drag a partir de RuPaul's Drag Race
spellingShingle "We're all born naked and the rest is drag": corporalidades transviadas e textualidades drag a partir de RuPaul's Drag Race
Arthur Guedes Mesquita
Drag
Corpos transviados
Plataformização
Textualidades
Comunicação - Teses
Drag queens - Teses
Reality Show (Programas de televisão) - Teses
title_short "We're all born naked and the rest is drag": corporalidades transviadas e textualidades drag a partir de RuPaul's Drag Race
title_full "We're all born naked and the rest is drag": corporalidades transviadas e textualidades drag a partir de RuPaul's Drag Race
title_fullStr "We're all born naked and the rest is drag": corporalidades transviadas e textualidades drag a partir de RuPaul's Drag Race
title_full_unstemmed "We're all born naked and the rest is drag": corporalidades transviadas e textualidades drag a partir de RuPaul's Drag Race
title_sort "We're all born naked and the rest is drag": corporalidades transviadas e textualidades drag a partir de RuPaul's Drag Race
author Arthur Guedes Mesquita
author_facet Arthur Guedes Mesquita
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlos Magno Camargos Mendonça
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5492658161377541
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carlos Frederico de Brito d'Andréa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Joana Ziller de Araújo Josephsen
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Felipe Viero Kolinski Machado
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Ana Paula Vencato
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4567279223877012
dc.contributor.author.fl_str_mv Arthur Guedes Mesquita
contributor_str_mv Carlos Magno Camargos Mendonça
Carlos Frederico de Brito d'Andréa
Joana Ziller de Araújo Josephsen
Felipe Viero Kolinski Machado
Ana Paula Vencato
dc.subject.por.fl_str_mv Drag
Corpos transviados
Plataformização
Textualidades
topic Drag
Corpos transviados
Plataformização
Textualidades
Comunicação - Teses
Drag queens - Teses
Reality Show (Programas de televisão) - Teses
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Comunicação - Teses
Drag queens - Teses
Reality Show (Programas de televisão) - Teses
description Este estudo está dedicado à articulação de textualidades drag a partir da experiência do pesquisador com esse universo, tendo como ponto de partida o reality show estadunidense RuPaul's Drag Race. Para isso, temos por pressuposto que corpos drag são montados por meio de dimensões éticas, estéticas e políticas constituídas a partir de dinâmicas próprias; que não apenas dão-se a ver com relativa transitoriedade a partir das múltiplas normatividades; mas que propõem novos arranjos identitários expressos nas materialidades de seus corpos que não dizem apenas dos tensionamentos dos gêneros. Para nós, o corpo drag resulta de um manejo de linguagem e vivências, de ocupação de territórios existenciais e físicos — não estando limitados a ser apenas um suporte de signos e sim um instrumento que, ao apresentá-los, aponta para a transformação. Na organização da pesquisa, trouxemos um mapeamento de práticas performáticas, espalhadas no espaço e no tempo, que embasam o que compreendemos como cena drag contemporânea. Relacionamos conceituações e referências teóricas relativas aos estudos de gênero, de sexualidade e de plataformização para direcionar nosso olhar sobre o fenômeno, que se expande por meio dos fluxos de informação — e de textualidades — propagáveis por meio das plataformas digitais. Esse ponto, inclusive, foi fundamental para a escrita afetiva do trabalho, na qual a relação do pesquisador com o programa, a partir das potencialidades das plataformas, se apresentou como fio condutor para seguirmos as textualidades drags na cena que observamos.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-03T18:15:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-03T18:15:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/48594
url http://hdl.handle.net/1843/48594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48594/1/Tese_Arthur%20Mesquita.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48594/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48594/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b21d8c73ccfcae9a9e0a0a6ef5ad990
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589150305157120