"We're all born naked and the rest is drag": corporalidades transviadas e textualidades drag a partir de RuPaul's Drag Race
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/48594 |
Resumo: | Este estudo está dedicado à articulação de textualidades drag a partir da experiência do pesquisador com esse universo, tendo como ponto de partida o reality show estadunidense RuPaul's Drag Race. Para isso, temos por pressuposto que corpos drag são montados por meio de dimensões éticas, estéticas e políticas constituídas a partir de dinâmicas próprias; que não apenas dão-se a ver com relativa transitoriedade a partir das múltiplas normatividades; mas que propõem novos arranjos identitários expressos nas materialidades de seus corpos que não dizem apenas dos tensionamentos dos gêneros. Para nós, o corpo drag resulta de um manejo de linguagem e vivências, de ocupação de territórios existenciais e físicos — não estando limitados a ser apenas um suporte de signos e sim um instrumento que, ao apresentá-los, aponta para a transformação. Na organização da pesquisa, trouxemos um mapeamento de práticas performáticas, espalhadas no espaço e no tempo, que embasam o que compreendemos como cena drag contemporânea. Relacionamos conceituações e referências teóricas relativas aos estudos de gênero, de sexualidade e de plataformização para direcionar nosso olhar sobre o fenômeno, que se expande por meio dos fluxos de informação — e de textualidades — propagáveis por meio das plataformas digitais. Esse ponto, inclusive, foi fundamental para a escrita afetiva do trabalho, na qual a relação do pesquisador com o programa, a partir das potencialidades das plataformas, se apresentou como fio condutor para seguirmos as textualidades drags na cena que observamos. |
id |
UFMG_7c6d1f47090ed31e7757d606da2dc4c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/48594 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Carlos Magno Camargos Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/5492658161377541Carlos Frederico de Brito d'AndréaJoana Ziller de Araújo JosephsenFelipe Viero Kolinski MachadoAna Paula Vencatohttp://lattes.cnpq.br/4567279223877012Arthur Guedes Mesquita2023-01-03T18:15:20Z2023-01-03T18:15:20Z2022-09-30http://hdl.handle.net/1843/48594Este estudo está dedicado à articulação de textualidades drag a partir da experiência do pesquisador com esse universo, tendo como ponto de partida o reality show estadunidense RuPaul's Drag Race. Para isso, temos por pressuposto que corpos drag são montados por meio de dimensões éticas, estéticas e políticas constituídas a partir de dinâmicas próprias; que não apenas dão-se a ver com relativa transitoriedade a partir das múltiplas normatividades; mas que propõem novos arranjos identitários expressos nas materialidades de seus corpos que não dizem apenas dos tensionamentos dos gêneros. Para nós, o corpo drag resulta de um manejo de linguagem e vivências, de ocupação de territórios existenciais e físicos — não estando limitados a ser apenas um suporte de signos e sim um instrumento que, ao apresentá-los, aponta para a transformação. Na organização da pesquisa, trouxemos um mapeamento de práticas performáticas, espalhadas no espaço e no tempo, que embasam o que compreendemos como cena drag contemporânea. Relacionamos conceituações e referências teóricas relativas aos estudos de gênero, de sexualidade e de plataformização para direcionar nosso olhar sobre o fenômeno, que se expande por meio dos fluxos de informação — e de textualidades — propagáveis por meio das plataformas digitais. Esse ponto, inclusive, foi fundamental para a escrita afetiva do trabalho, na qual a relação do pesquisador com o programa, a partir das potencialidades das plataformas, se apresentou como fio condutor para seguirmos as textualidades drags na cena que observamos.This study is dedicated to the articulation of drag textualities from the researcher's experience with this universe, taking as a starting point the American reality show RuPaul's Drag Race. For this, we assume that drag bodies are assembled by ethical, aesthetic and political dimensions constituted from their own dynamics; that not only show themselves with relative transitoriness from the multiple normativities, but propose new identity arrangements expressed in the materialities of their bodies that are related not only to gender tensions. For us, the drag body results from a handling of language, experiences and occupation of existential and physical territories — not limited to being only a support of signs, but an instrument that, by presenting these same signs, points towards transformation. In the organization of the research, we mapped out performatic practices, distributed through space and time, that underlie what we understand as contemporary drag scene, while we related conceptualizations and theoretical references related to gender studies, sexuality and platformization to direct our gaze on the phenomenon, which expands through the flows of information — and textualities — spreaded through digital platforms. This point was fundamental to the affect writing of the work, in which the relationship of the researcher with the program, from the potentialities of the platforms, presented itself as a guiding thread to follow the drag textualities in the scene we observed.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicação - TesesDrag queens - TesesReality Show (Programas de televisão) - TesesDragCorpos transviadosPlataformizaçãoTextualidades"We're all born naked and the rest is drag": corporalidades transviadas e textualidades drag a partir de RuPaul's Drag Race"We're all born naked and the rest is drag" : queer corporalities and drag textualities from RuPaul's Drag Raceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese_Arthur Mesquita.pdfTese_Arthur Mesquita.pdfapplication/pdf117666416https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48594/1/Tese_Arthur%20Mesquita.pdf4b21d8c73ccfcae9a9e0a0a6ef5ad990MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48594/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48594/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/485942023-01-03 15:15:20.723oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-01-03T18:15:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"We're all born naked and the rest is drag": corporalidades transviadas e textualidades drag a partir de RuPaul's Drag Race |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
"We're all born naked and the rest is drag" : queer corporalities and drag textualities from RuPaul's Drag Race |
title |
"We're all born naked and the rest is drag": corporalidades transviadas e textualidades drag a partir de RuPaul's Drag Race |
spellingShingle |
"We're all born naked and the rest is drag": corporalidades transviadas e textualidades drag a partir de RuPaul's Drag Race Arthur Guedes Mesquita Drag Corpos transviados Plataformização Textualidades Comunicação - Teses Drag queens - Teses Reality Show (Programas de televisão) - Teses |
title_short |
"We're all born naked and the rest is drag": corporalidades transviadas e textualidades drag a partir de RuPaul's Drag Race |
title_full |
"We're all born naked and the rest is drag": corporalidades transviadas e textualidades drag a partir de RuPaul's Drag Race |
title_fullStr |
"We're all born naked and the rest is drag": corporalidades transviadas e textualidades drag a partir de RuPaul's Drag Race |
title_full_unstemmed |
"We're all born naked and the rest is drag": corporalidades transviadas e textualidades drag a partir de RuPaul's Drag Race |
title_sort |
"We're all born naked and the rest is drag": corporalidades transviadas e textualidades drag a partir de RuPaul's Drag Race |
author |
Arthur Guedes Mesquita |
author_facet |
Arthur Guedes Mesquita |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carlos Magno Camargos Mendonça |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5492658161377541 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Carlos Frederico de Brito d'Andréa |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Joana Ziller de Araújo Josephsen |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Felipe Viero Kolinski Machado |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Ana Paula Vencato |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4567279223877012 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arthur Guedes Mesquita |
contributor_str_mv |
Carlos Magno Camargos Mendonça Carlos Frederico de Brito d'Andréa Joana Ziller de Araújo Josephsen Felipe Viero Kolinski Machado Ana Paula Vencato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Drag Corpos transviados Plataformização Textualidades |
topic |
Drag Corpos transviados Plataformização Textualidades Comunicação - Teses Drag queens - Teses Reality Show (Programas de televisão) - Teses |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação - Teses Drag queens - Teses Reality Show (Programas de televisão) - Teses |
description |
Este estudo está dedicado à articulação de textualidades drag a partir da experiência do pesquisador com esse universo, tendo como ponto de partida o reality show estadunidense RuPaul's Drag Race. Para isso, temos por pressuposto que corpos drag são montados por meio de dimensões éticas, estéticas e políticas constituídas a partir de dinâmicas próprias; que não apenas dão-se a ver com relativa transitoriedade a partir das múltiplas normatividades; mas que propõem novos arranjos identitários expressos nas materialidades de seus corpos que não dizem apenas dos tensionamentos dos gêneros. Para nós, o corpo drag resulta de um manejo de linguagem e vivências, de ocupação de territórios existenciais e físicos — não estando limitados a ser apenas um suporte de signos e sim um instrumento que, ao apresentá-los, aponta para a transformação. Na organização da pesquisa, trouxemos um mapeamento de práticas performáticas, espalhadas no espaço e no tempo, que embasam o que compreendemos como cena drag contemporânea. Relacionamos conceituações e referências teóricas relativas aos estudos de gênero, de sexualidade e de plataformização para direcionar nosso olhar sobre o fenômeno, que se expande por meio dos fluxos de informação — e de textualidades — propagáveis por meio das plataformas digitais. Esse ponto, inclusive, foi fundamental para a escrita afetiva do trabalho, na qual a relação do pesquisador com o programa, a partir das potencialidades das plataformas, se apresentou como fio condutor para seguirmos as textualidades drags na cena que observamos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-09-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-03T18:15:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-03T18:15:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/48594 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/48594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48594/1/Tese_Arthur%20Mesquita.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48594/2/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48594/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4b21d8c73ccfcae9a9e0a0a6ef5ad990 cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589150305157120 |