As estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao piano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AQQHE2 |
Resumo: | Esta pesquisa investiga a competência da leitura à primeira vista (LPV) ao piano a partir de estratégias pedagógicas relacionadas ao seu desenvolvimento. A revisão de literatura sobre pesquisas e métodos específicos para piano evidenciou que a LPV pode ser sintetizada em duas categorias fundamentais para a solução dos problemas pedagógicos: processamento cognitivo e comportamento motor. Especificamente, este estudo testa a hipótese de que a transposição é uma intervenção experimental com melhor desempenho para o desenvolvimento da LPV do que o treinamento rítmico e do que o uso de repertório a quatro mãos. Para testar essa hipótese, vinte e sete estudantes universitários divididos aleatoriamente em um grupo experimental e dois grupos-controles tiveram sua LPV medida antes e depois de um treinamento específico. Os erros individuais cometidos nas categorias notas, ritmo e hesitação foram coletados a partir de três testes elaborados com repertório de música tonal em três níveis de dificuldade (27 alunos x 3 testes x 3 níveis), gerando ao todo 243 observações (n=243). Os testes foram gravados e, posteriormente, os resultados foram analisados pelas técnicas estatísticas dos Modelos Lineares Generalizados. Os resultados mostraram que, apesar de os alunos melhorarem seu desempenho em 30%, nenhuma das intervenções (transposição, treinamento rítmico e quatro mãos) teve isoladamente algum efeito significativo na diminuição global de erros (p=0,96). Além de sinalizar que o foco da ação pedagógica deve se orientar para a formação do professor especializado em LPV, a análise de dados trouxe algumas conclusões importantes: a) exercitar a leitura na clave de fá, exercitar mais os aspectos rítmicos do que os melódicos e exercitar mais a mão esquerda do que a direita traz benefícios mais relevantes para o desempenho global em LPV ao piano; b) escolher estratégias específicas isoladas tem pouco efeito no desenvolvimento dos alunos; c) usar uma matriz curricular híbrida com três ou mais preditoras significativas parece ser o caminho mais adequado para o desenvolvimento de uma competência em LPV, confirmando pesquisas anteriores na área. |
id |
UFMG_7f3708bbb4e28558e6eb710267ea62ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-AQQHE2 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Patricia Furst SantiagoDiana Santiago da FonsecaJosé Antônio Baêta ZilleMargarida Maria BorghoffRenato Tocantins SampaioMarcelo Almeida Sampaio2019-08-14T21:52:20Z2019-08-14T21:52:20Z2017-08-07http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AQQHE2Esta pesquisa investiga a competência da leitura à primeira vista (LPV) ao piano a partir de estratégias pedagógicas relacionadas ao seu desenvolvimento. A revisão de literatura sobre pesquisas e métodos específicos para piano evidenciou que a LPV pode ser sintetizada em duas categorias fundamentais para a solução dos problemas pedagógicos: processamento cognitivo e comportamento motor. Especificamente, este estudo testa a hipótese de que a transposição é uma intervenção experimental com melhor desempenho para o desenvolvimento da LPV do que o treinamento rítmico e do que o uso de repertório a quatro mãos. Para testar essa hipótese, vinte e sete estudantes universitários divididos aleatoriamente em um grupo experimental e dois grupos-controles tiveram sua LPV medida antes e depois de um treinamento específico. Os erros individuais cometidos nas categorias notas, ritmo e hesitação foram coletados a partir de três testes elaborados com repertório de música tonal em três níveis de dificuldade (27 alunos x 3 testes x 3 níveis), gerando ao todo 243 observações (n=243). Os testes foram gravados e, posteriormente, os resultados foram analisados pelas técnicas estatísticas dos Modelos Lineares Generalizados. Os resultados mostraram que, apesar de os alunos melhorarem seu desempenho em 30%, nenhuma das intervenções (transposição, treinamento rítmico e quatro mãos) teve isoladamente algum efeito significativo na diminuição global de erros (p=0,96). Além de sinalizar que o foco da ação pedagógica deve se orientar para a formação do professor especializado em LPV, a análise de dados trouxe algumas conclusões importantes: a) exercitar a leitura na clave de fá, exercitar mais os aspectos rítmicos do que os melódicos e exercitar mais a mão esquerda do que a direita traz benefícios mais relevantes para o desempenho global em LPV ao piano; b) escolher estratégias específicas isoladas tem pouco efeito no desenvolvimento dos alunos; c) usar uma matriz curricular híbrida com três ou mais preditoras significativas parece ser o caminho mais adequado para o desenvolvimento de uma competência em LPV, confirmando pesquisas anteriores na área.This research focus on teaching and learning strategies to develop piano sight-reading (SR) skills. The literature review on previous research and SR methods pointed that SR involves two central categories in order to solve many pedagogical problems: cognitive processing and motor behaviour. Specifically, this study tests the hypothesis that transposition is a more effective intervention than rhythm training and four-hands piano sight-reading repertoire. To verify this hypothesis, twenty-seven undergraduate students were randomized in one experimental and two control-groups in a pre-post-test after a SR training. The errors were scored in pitch, rhythm and hesitation. The individual errors were collected from three different tests in three graduated levels of difficulty in tonal repertoire (27 students x 3 tests x 3 levels), resulting in 243 scores (n=243). The students performances were recorded and statistically analysed by the Generalized Linear Models. The results showed that the students developed their sight-reading competences in 30%, although the interventions (transposition, rhythm training and four-hands repertoire) did not have any significantly effect on errors reduction (p=0,96). The research concludes that it is imperative to promote the training of the sight-reading specialist teacher. The data analysis revealed other findings: a) to practice bass clef reading, to practice more rhythm than pitch and to practice more left-hand than right-hand promotes SR significant development; b) isolated strategies had no effects in students scores; c) a hybrid approach with three or more predict variables seems to be the best way to develop a great competence in SR, as previous research in this area confirmed.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPiano Instrução e estudosMusicaLeitura a primeira vista (musica)PianoLeitura à Primeira VistaEstratégias PedagógicasExperimentoModelos Lineares GeneralizadosAs estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao pianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsampaio_marcelo___tese_final.pdfapplication/pdf11325439https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AQQHE2/1/sampaio_marcelo___tese_final.pdf2857518555f678504d53f4f8ddbd366eMD51TEXTsampaio_marcelo___tese_final.pdf.txtsampaio_marcelo___tese_final.pdf.txtExtracted texttext/plain447181https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AQQHE2/2/sampaio_marcelo___tese_final.pdf.txtf56b6a5229b69b4c0e43bd03a7b91e68MD521843/AAGS-AQQHE22019-11-14 16:38:04.553oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-AQQHE2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:38:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao piano |
title |
As estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao piano |
spellingShingle |
As estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao piano Marcelo Almeida Sampaio Piano Leitura à Primeira Vista Estratégias Pedagógicas Experimento Modelos Lineares Generalizados Piano Instrução e estudos Musica Leitura a primeira vista (musica) |
title_short |
As estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao piano |
title_full |
As estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao piano |
title_fullStr |
As estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao piano |
title_full_unstemmed |
As estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao piano |
title_sort |
As estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao piano |
author |
Marcelo Almeida Sampaio |
author_facet |
Marcelo Almeida Sampaio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Patricia Furst Santiago |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Diana Santiago da Fonseca |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
José Antônio Baêta Zille |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Margarida Maria Borghoff |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Renato Tocantins Sampaio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcelo Almeida Sampaio |
contributor_str_mv |
Patricia Furst Santiago Diana Santiago da Fonseca José Antônio Baêta Zille Margarida Maria Borghoff Renato Tocantins Sampaio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Piano Leitura à Primeira Vista Estratégias Pedagógicas Experimento Modelos Lineares Generalizados |
topic |
Piano Leitura à Primeira Vista Estratégias Pedagógicas Experimento Modelos Lineares Generalizados Piano Instrução e estudos Musica Leitura a primeira vista (musica) |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Piano Instrução e estudos Musica Leitura a primeira vista (musica) |
description |
Esta pesquisa investiga a competência da leitura à primeira vista (LPV) ao piano a partir de estratégias pedagógicas relacionadas ao seu desenvolvimento. A revisão de literatura sobre pesquisas e métodos específicos para piano evidenciou que a LPV pode ser sintetizada em duas categorias fundamentais para a solução dos problemas pedagógicos: processamento cognitivo e comportamento motor. Especificamente, este estudo testa a hipótese de que a transposição é uma intervenção experimental com melhor desempenho para o desenvolvimento da LPV do que o treinamento rítmico e do que o uso de repertório a quatro mãos. Para testar essa hipótese, vinte e sete estudantes universitários divididos aleatoriamente em um grupo experimental e dois grupos-controles tiveram sua LPV medida antes e depois de um treinamento específico. Os erros individuais cometidos nas categorias notas, ritmo e hesitação foram coletados a partir de três testes elaborados com repertório de música tonal em três níveis de dificuldade (27 alunos x 3 testes x 3 níveis), gerando ao todo 243 observações (n=243). Os testes foram gravados e, posteriormente, os resultados foram analisados pelas técnicas estatísticas dos Modelos Lineares Generalizados. Os resultados mostraram que, apesar de os alunos melhorarem seu desempenho em 30%, nenhuma das intervenções (transposição, treinamento rítmico e quatro mãos) teve isoladamente algum efeito significativo na diminuição global de erros (p=0,96). Além de sinalizar que o foco da ação pedagógica deve se orientar para a formação do professor especializado em LPV, a análise de dados trouxe algumas conclusões importantes: a) exercitar a leitura na clave de fá, exercitar mais os aspectos rítmicos do que os melódicos e exercitar mais a mão esquerda do que a direita traz benefícios mais relevantes para o desempenho global em LPV ao piano; b) escolher estratégias específicas isoladas tem pouco efeito no desenvolvimento dos alunos; c) usar uma matriz curricular híbrida com três ou mais preditoras significativas parece ser o caminho mais adequado para o desenvolvimento de uma competência em LPV, confirmando pesquisas anteriores na área. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-08-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T21:52:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T21:52:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AQQHE2 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AQQHE2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AQQHE2/1/sampaio_marcelo___tese_final.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AQQHE2/2/sampaio_marcelo___tese_final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2857518555f678504d53f4f8ddbd366e f56b6a5229b69b4c0e43bd03a7b91e68 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589474906537984 |