Dimensões do marketing no cinema: do merchandising à Epagogix

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristiano Bezerra Lara
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B8JEG6
Resumo: Essa dissertação realiza um apanhado histórico da publicidade no cinema de Hollywood através da análise de obras significativas de cada período histórico. Concentra-se na evolução das técnicas de marketing e suas ferramentas. Aborda três grandes dimensões do marketing no cinema: o marketing comercial, o marketing ideológico e o marketing cibernético. Analisa as produções realizadas nos períodos estudados, em seus contextos históricos e sociais. Destaca as inserções publicitárias alocadas nas narrativas fílmicas das produções de entretenimento cinematográfico. Utiliza definições conceituais de categorias de análise como o product placement, o advertainment, o branded content e o merchandising. Por fim analisa a evolução dessas práticas no contexto atual.
id UFMG_7f643dd36014d0bd5fd4250950ada360
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAP-B8JEG6
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Luiz Roberto Pinto NazarioJosé Ricardo da Costa Miranda JuniorEvandro Jose Lemos da CunhaCristiano Bezerra Lara2019-08-10T01:07:19Z2019-08-10T01:07:19Z2017-06-12http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B8JEG6Essa dissertação realiza um apanhado histórico da publicidade no cinema de Hollywood através da análise de obras significativas de cada período histórico. Concentra-se na evolução das técnicas de marketing e suas ferramentas. Aborda três grandes dimensões do marketing no cinema: o marketing comercial, o marketing ideológico e o marketing cibernético. Analisa as produções realizadas nos períodos estudados, em seus contextos históricos e sociais. Destaca as inserções publicitárias alocadas nas narrativas fílmicas das produções de entretenimento cinematográfico. Utiliza definições conceituais de categorias de análise como o product placement, o advertainment, o branded content e o merchandising. Por fim analisa a evolução dessas práticas no contexto atual.This dissertation performs a history of advertising in the Hollywood cinema through the analysis of significant works of each historical period. Focuses on the evolution of marketing techniques and tools. Discusses three major dimensions of marketing in the cinema: the commercial marketing, the ideological marketing and the cyber marketing. Analyzes the productions performed in the periods studied in their historical and social contexts. Highlights the advertising inserts allocated in movie narratives of cinematic entertainment productions. Uses conceptual definitions of categories of analysis such as product placement, advertainment, branded content and product placement. Finally, analyses the evolution of these practices in the current context. Key words: Cinema, Red Scare, MerchandisingUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGCinema MarketingMerchandisingCinemaParanoia AnticomunistaMerchandisingCinemaDimensões do marketing no cinema: do merchandising à Epagogixinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcristiano_bezerra_lara___dimens_es_do_marketing_no_cinema.pdfapplication/pdf16609821https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-B8JEG6/1/cristiano_bezerra_lara___dimens_es_do_marketing_no_cinema.pdf0f6e5624d12ee3f244ec6a89c7a25c75MD51TEXTcristiano_bezerra_lara___dimens_es_do_marketing_no_cinema.pdf.txtcristiano_bezerra_lara___dimens_es_do_marketing_no_cinema.pdf.txtExtracted texttext/plain347522https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-B8JEG6/2/cristiano_bezerra_lara___dimens_es_do_marketing_no_cinema.pdf.txt22f8c19945a53f0d911e23430a2c09eaMD521843/EBAP-B8JEG62019-11-14 06:29:43.194oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAP-B8JEG6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:29:43Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dimensões do marketing no cinema: do merchandising à Epagogix
title Dimensões do marketing no cinema: do merchandising à Epagogix
spellingShingle Dimensões do marketing no cinema: do merchandising à Epagogix
Cristiano Bezerra Lara
Paranoia Anticomunista
Merchandising
Cinema
Cinema Marketing
Merchandising
Cinema
title_short Dimensões do marketing no cinema: do merchandising à Epagogix
title_full Dimensões do marketing no cinema: do merchandising à Epagogix
title_fullStr Dimensões do marketing no cinema: do merchandising à Epagogix
title_full_unstemmed Dimensões do marketing no cinema: do merchandising à Epagogix
title_sort Dimensões do marketing no cinema: do merchandising à Epagogix
author Cristiano Bezerra Lara
author_facet Cristiano Bezerra Lara
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luiz Roberto Pinto Nazario
dc.contributor.referee1.fl_str_mv José Ricardo da Costa Miranda Junior
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Evandro Jose Lemos da Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristiano Bezerra Lara
contributor_str_mv Luiz Roberto Pinto Nazario
José Ricardo da Costa Miranda Junior
Evandro Jose Lemos da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Paranoia Anticomunista
Merchandising
Cinema
topic Paranoia Anticomunista
Merchandising
Cinema
Cinema Marketing
Merchandising
Cinema
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Cinema Marketing
Merchandising
Cinema
description Essa dissertação realiza um apanhado histórico da publicidade no cinema de Hollywood através da análise de obras significativas de cada período histórico. Concentra-se na evolução das técnicas de marketing e suas ferramentas. Aborda três grandes dimensões do marketing no cinema: o marketing comercial, o marketing ideológico e o marketing cibernético. Analisa as produções realizadas nos períodos estudados, em seus contextos históricos e sociais. Destaca as inserções publicitárias alocadas nas narrativas fílmicas das produções de entretenimento cinematográfico. Utiliza definições conceituais de categorias de análise como o product placement, o advertainment, o branded content e o merchandising. Por fim analisa a evolução dessas práticas no contexto atual.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T01:07:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T01:07:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B8JEG6
url http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B8JEG6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-B8JEG6/1/cristiano_bezerra_lara___dimens_es_do_marketing_no_cinema.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-B8JEG6/2/cristiano_bezerra_lara___dimens_es_do_marketing_no_cinema.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f6e5624d12ee3f244ec6a89c7a25c75
22f8c19945a53f0d911e23430a2c09ea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676754758139904