Dimensões do marketing no cinema: do merchandising à Epagogix
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B8JEG6 |
Resumo: | Essa dissertação realiza um apanhado histórico da publicidade no cinema de Hollywood através da análise de obras significativas de cada período histórico. Concentra-se na evolução das técnicas de marketing e suas ferramentas. Aborda três grandes dimensões do marketing no cinema: o marketing comercial, o marketing ideológico e o marketing cibernético. Analisa as produções realizadas nos períodos estudados, em seus contextos históricos e sociais. Destaca as inserções publicitárias alocadas nas narrativas fílmicas das produções de entretenimento cinematográfico. Utiliza definições conceituais de categorias de análise como o product placement, o advertainment, o branded content e o merchandising. Por fim analisa a evolução dessas práticas no contexto atual. |
id |
UFMG_7f643dd36014d0bd5fd4250950ada360 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAP-B8JEG6 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Luiz Roberto Pinto NazarioJosé Ricardo da Costa Miranda JuniorEvandro Jose Lemos da CunhaCristiano Bezerra Lara2019-08-10T01:07:19Z2019-08-10T01:07:19Z2017-06-12http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B8JEG6Essa dissertação realiza um apanhado histórico da publicidade no cinema de Hollywood através da análise de obras significativas de cada período histórico. Concentra-se na evolução das técnicas de marketing e suas ferramentas. Aborda três grandes dimensões do marketing no cinema: o marketing comercial, o marketing ideológico e o marketing cibernético. Analisa as produções realizadas nos períodos estudados, em seus contextos históricos e sociais. Destaca as inserções publicitárias alocadas nas narrativas fílmicas das produções de entretenimento cinematográfico. Utiliza definições conceituais de categorias de análise como o product placement, o advertainment, o branded content e o merchandising. Por fim analisa a evolução dessas práticas no contexto atual.This dissertation performs a history of advertising in the Hollywood cinema through the analysis of significant works of each historical period. Focuses on the evolution of marketing techniques and tools. Discusses three major dimensions of marketing in the cinema: the commercial marketing, the ideological marketing and the cyber marketing. Analyzes the productions performed in the periods studied in their historical and social contexts. Highlights the advertising inserts allocated in movie narratives of cinematic entertainment productions. Uses conceptual definitions of categories of analysis such as product placement, advertainment, branded content and product placement. Finally, analyses the evolution of these practices in the current context. Key words: Cinema, Red Scare, MerchandisingUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGCinema MarketingMerchandisingCinemaParanoia AnticomunistaMerchandisingCinemaDimensões do marketing no cinema: do merchandising à Epagogixinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcristiano_bezerra_lara___dimens_es_do_marketing_no_cinema.pdfapplication/pdf16609821https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-B8JEG6/1/cristiano_bezerra_lara___dimens_es_do_marketing_no_cinema.pdf0f6e5624d12ee3f244ec6a89c7a25c75MD51TEXTcristiano_bezerra_lara___dimens_es_do_marketing_no_cinema.pdf.txtcristiano_bezerra_lara___dimens_es_do_marketing_no_cinema.pdf.txtExtracted texttext/plain347522https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-B8JEG6/2/cristiano_bezerra_lara___dimens_es_do_marketing_no_cinema.pdf.txt22f8c19945a53f0d911e23430a2c09eaMD521843/EBAP-B8JEG62019-11-14 06:29:43.194oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAP-B8JEG6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:29:43Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dimensões do marketing no cinema: do merchandising à Epagogix |
title |
Dimensões do marketing no cinema: do merchandising à Epagogix |
spellingShingle |
Dimensões do marketing no cinema: do merchandising à Epagogix Cristiano Bezerra Lara Paranoia Anticomunista Merchandising Cinema Cinema Marketing Merchandising Cinema |
title_short |
Dimensões do marketing no cinema: do merchandising à Epagogix |
title_full |
Dimensões do marketing no cinema: do merchandising à Epagogix |
title_fullStr |
Dimensões do marketing no cinema: do merchandising à Epagogix |
title_full_unstemmed |
Dimensões do marketing no cinema: do merchandising à Epagogix |
title_sort |
Dimensões do marketing no cinema: do merchandising à Epagogix |
author |
Cristiano Bezerra Lara |
author_facet |
Cristiano Bezerra Lara |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luiz Roberto Pinto Nazario |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
José Ricardo da Costa Miranda Junior |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristiano Bezerra Lara |
contributor_str_mv |
Luiz Roberto Pinto Nazario José Ricardo da Costa Miranda Junior Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paranoia Anticomunista Merchandising Cinema |
topic |
Paranoia Anticomunista Merchandising Cinema Cinema Marketing Merchandising Cinema |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Cinema Marketing Merchandising Cinema |
description |
Essa dissertação realiza um apanhado histórico da publicidade no cinema de Hollywood através da análise de obras significativas de cada período histórico. Concentra-se na evolução das técnicas de marketing e suas ferramentas. Aborda três grandes dimensões do marketing no cinema: o marketing comercial, o marketing ideológico e o marketing cibernético. Analisa as produções realizadas nos períodos estudados, em seus contextos históricos e sociais. Destaca as inserções publicitárias alocadas nas narrativas fílmicas das produções de entretenimento cinematográfico. Utiliza definições conceituais de categorias de análise como o product placement, o advertainment, o branded content e o merchandising. Por fim analisa a evolução dessas práticas no contexto atual. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-06-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T01:07:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T01:07:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B8JEG6 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B8JEG6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-B8JEG6/1/cristiano_bezerra_lara___dimens_es_do_marketing_no_cinema.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-B8JEG6/2/cristiano_bezerra_lara___dimens_es_do_marketing_no_cinema.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0f6e5624d12ee3f244ec6a89c7a25c75 22f8c19945a53f0d911e23430a2c09ea |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676754758139904 |