Merchandising no cinema: estudo de caso Apple em "Mães Paralelas" (2021), de Pedro Almodovar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/240258 |
Resumo: | Este trabalho tem como propósito compreender os diferentes usos do merchandising editorial no cinema, em específico o caso dos produtos Apple, usando como objeto de estudo o filme Mães Paralelas (Madres Paralelas, 2021), de Pedro Almodóvar. Para isso, foi feita uma análise com respaldo de pesquisa bibliográfica e tabela desenvolvida a partir de conceitos teóricos de marketing, com foco em merchandising, usando distinções dos tipos dessa técnica, de acordo com (BLESSA, 2008). O trabalho observa como a marca aparece no longa a partir de dois tipos de uso do merchandising editorial: o screen placement e o plot placement. Os produtos se adaptam à estética do diretor e são fundamentais na construção dos principais desenvolvimento da narrativa. |
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Rodrigues, Octavio BaptistaRossini, Miriam de Souza2022-06-14T04:44:07Z2022http://hdl.handle.net/10183/240258001142573Este trabalho tem como propósito compreender os diferentes usos do merchandising editorial no cinema, em específico o caso dos produtos Apple, usando como objeto de estudo o filme Mães Paralelas (Madres Paralelas, 2021), de Pedro Almodóvar. Para isso, foi feita uma análise com respaldo de pesquisa bibliográfica e tabela desenvolvida a partir de conceitos teóricos de marketing, com foco em merchandising, usando distinções dos tipos dessa técnica, de acordo com (BLESSA, 2008). O trabalho observa como a marca aparece no longa a partir de dois tipos de uso do merchandising editorial: o screen placement e o plot placement. Os produtos se adaptam à estética do diretor e são fundamentais na construção dos principais desenvolvimento da narrativa.The present work has the purpose of comprehending the different uses of merchandising and product placement in the cinema, focusing in a case of Apple products in the movie Parallel Mothers (2021), of Pedro Almodóvar. For this, an analysis was made, based on research and a table that was developed from theories of marketing and merchandising, based on Regina Blessa (2008). Therefore, this work intends to understand how the brand appears in the movie, searching for two kinds of product placement: the screen placement and the plot placement. The first is analyzed from its interaction with movie’s aesthetic vision, that composes the production design, the costumes and the cinematography. The second, from the script perspective, searching for the Apple uses in the narrative, where the products will work as key elements of the story.application/pdfporCinemaMerchandisingMerchandisingAdvertisingParallel mothersMerchandising no cinema: estudo de caso Apple em "Mães Paralelas" (2021), de Pedro Almodovarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142573.pdf.txt001142573.pdf.txtExtracted Texttext/plain127012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240258/2/001142573.pdf.txt153bff4686baf72c2701256e4453a43eMD52ORIGINAL001142573.pdfTexto completoapplication/pdf1820632http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240258/1/001142573.pdf4548b66594916f62e4c4f56fa0fca3f9MD5110183/2402582022-06-15 04:48:46.435336oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240258Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-15T07:48:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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