Merchandising no cinema: estudo de caso Apple em "Mães Paralelas" (2021), de Pedro Almodovar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Octavio Baptista
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/240258
Resumo: Este trabalho tem como propósito compreender os diferentes usos do merchandising editorial no cinema, em específico o caso dos produtos Apple, usando como objeto de estudo o filme Mães Paralelas (Madres Paralelas, 2021), de Pedro Almodóvar. Para isso, foi feita uma análise com respaldo de pesquisa bibliográfica e tabela desenvolvida a partir de conceitos teóricos de marketing, com foco em merchandising, usando distinções dos tipos dessa técnica, de acordo com (BLESSA, 2008). O trabalho observa como a marca aparece no longa a partir de dois tipos de uso do merchandising editorial: o screen placement e o plot placement. Os produtos se adaptam à estética do diretor e são fundamentais na construção dos principais desenvolvimento da narrativa.
id UFRGS-2_8707c89b4bc43532e4ff54df439b17b5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240258
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Octavio BaptistaRossini, Miriam de Souza2022-06-14T04:44:07Z2022http://hdl.handle.net/10183/240258001142573Este trabalho tem como propósito compreender os diferentes usos do merchandising editorial no cinema, em específico o caso dos produtos Apple, usando como objeto de estudo o filme Mães Paralelas (Madres Paralelas, 2021), de Pedro Almodóvar. Para isso, foi feita uma análise com respaldo de pesquisa bibliográfica e tabela desenvolvida a partir de conceitos teóricos de marketing, com foco em merchandising, usando distinções dos tipos dessa técnica, de acordo com (BLESSA, 2008). O trabalho observa como a marca aparece no longa a partir de dois tipos de uso do merchandising editorial: o screen placement e o plot placement. Os produtos se adaptam à estética do diretor e são fundamentais na construção dos principais desenvolvimento da narrativa.The present work has the purpose of comprehending the different uses of merchandising and product placement in the cinema, focusing in a case of Apple products in the movie Parallel Mothers (2021), of Pedro Almodóvar. For this, an analysis was made, based on research and a table that was developed from theories of marketing and merchandising, based on Regina Blessa (2008). Therefore, this work intends to understand how the brand appears in the movie, searching for two kinds of product placement: the screen placement and the plot placement. The first is analyzed from its interaction with movie’s aesthetic vision, that composes the production design, the costumes and the cinematography. The second, from the script perspective, searching for the Apple uses in the narrative, where the products will work as key elements of the story.application/pdfporCinemaMerchandisingMerchandisingAdvertisingParallel mothersMerchandising no cinema: estudo de caso Apple em "Mães Paralelas" (2021), de Pedro Almodovarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142573.pdf.txt001142573.pdf.txtExtracted Texttext/plain127012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240258/2/001142573.pdf.txt153bff4686baf72c2701256e4453a43eMD52ORIGINAL001142573.pdfTexto completoapplication/pdf1820632http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240258/1/001142573.pdf4548b66594916f62e4c4f56fa0fca3f9MD5110183/2402582022-06-15 04:48:46.435336oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240258Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-15T07:48:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Merchandising no cinema: estudo de caso Apple em "Mães Paralelas" (2021), de Pedro Almodovar
title Merchandising no cinema: estudo de caso Apple em "Mães Paralelas" (2021), de Pedro Almodovar
spellingShingle Merchandising no cinema: estudo de caso Apple em "Mães Paralelas" (2021), de Pedro Almodovar
Rodrigues, Octavio Baptista
Cinema
Merchandising
Merchandising
Advertising
Parallel mothers
title_short Merchandising no cinema: estudo de caso Apple em "Mães Paralelas" (2021), de Pedro Almodovar
title_full Merchandising no cinema: estudo de caso Apple em "Mães Paralelas" (2021), de Pedro Almodovar
title_fullStr Merchandising no cinema: estudo de caso Apple em "Mães Paralelas" (2021), de Pedro Almodovar
title_full_unstemmed Merchandising no cinema: estudo de caso Apple em "Mães Paralelas" (2021), de Pedro Almodovar
title_sort Merchandising no cinema: estudo de caso Apple em "Mães Paralelas" (2021), de Pedro Almodovar
author Rodrigues, Octavio Baptista
author_facet Rodrigues, Octavio Baptista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Octavio Baptista
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rossini, Miriam de Souza
contributor_str_mv Rossini, Miriam de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Merchandising
topic Cinema
Merchandising
Merchandising
Advertising
Parallel mothers
dc.subject.eng.fl_str_mv Merchandising
Advertising
Parallel mothers
description Este trabalho tem como propósito compreender os diferentes usos do merchandising editorial no cinema, em específico o caso dos produtos Apple, usando como objeto de estudo o filme Mães Paralelas (Madres Paralelas, 2021), de Pedro Almodóvar. Para isso, foi feita uma análise com respaldo de pesquisa bibliográfica e tabela desenvolvida a partir de conceitos teóricos de marketing, com foco em merchandising, usando distinções dos tipos dessa técnica, de acordo com (BLESSA, 2008). O trabalho observa como a marca aparece no longa a partir de dois tipos de uso do merchandising editorial: o screen placement e o plot placement. Os produtos se adaptam à estética do diretor e são fundamentais na construção dos principais desenvolvimento da narrativa.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-14T04:44:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/240258
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001142573
url http://hdl.handle.net/10183/240258
identifier_str_mv 001142573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240258/2/001142573.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240258/1/001142573.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 153bff4686baf72c2701256e4453a43e
4548b66594916f62e4c4f56fa0fca3f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224634919550976