O uso das técnicas de merchandising no cinema : um estudo de caso sobre a trilogia “ de volta para o futuro ”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nonnig, André Casa Nova
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/22778
Resumo: Este trabalho realiza um estudo de caso da trilogia De Volta Para o Futuro, com o objetivo de analisar como ocorrem as inserções publicitárias nas produções de entretenimento no cinema e verificar qual a estratégia dos anunciantes com essa forma de publicidade. Para tanto, desenvolve-se uma definição conceitual das técnicas de merchandising, matizando e definindo como categorias de análise do estudo as técnicas de merchandising, advertainment e product placement. Após esse primeiro momento, é realizado um resgate histórico da publicidade no cinema, focado especificamente nas inserções publicitárias inseridas durante as narrativas. Por fim, identificando as técnicas utilizadas pelos anunciantes, analisa-se como ocorrem as ações nos filmes e quais os seus objetivos no trabalho de gestão de marca.
id UFRGS-2_2137dcdc29655d8d65fe515963148631
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22778
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nonnig, André Casa NovaRodrigues, André Iribure2010-05-22T04:17:36Z2009http://hdl.handle.net/10183/22778000740560Este trabalho realiza um estudo de caso da trilogia De Volta Para o Futuro, com o objetivo de analisar como ocorrem as inserções publicitárias nas produções de entretenimento no cinema e verificar qual a estratégia dos anunciantes com essa forma de publicidade. Para tanto, desenvolve-se uma definição conceitual das técnicas de merchandising, matizando e definindo como categorias de análise do estudo as técnicas de merchandising, advertainment e product placement. Após esse primeiro momento, é realizado um resgate histórico da publicidade no cinema, focado especificamente nas inserções publicitárias inseridas durante as narrativas. Por fim, identificando as técnicas utilizadas pelos anunciantes, analisa-se como ocorrem as ações nos filmes e quais os seus objetivos no trabalho de gestão de marca.This article develops a case study of the Trilogy Back To The Future, with the aim of examining how commercial plugs occur in the motion pictures and also to examine what is the strategy of advertisers with this form of publicity. To achieve this end, it develops a conceptual definition of merchandising techniques, by variegating and defining categories of analysis and studying the techniques of merchandising, advertainment, product placement. After that, we conducted a historical review of advertising in the motion pictures, focused specifically on advertising plugs inserted during the narratives. Finally, by the identification of the techniques used by advertisers, we look at how the actions occur in the movies and what are their goals in the work of brand management.application/pdfporMerchandisingPublicidadeMerchandisingCinemaAdvertainmentProduct placementBrand managementO uso das técnicas de merchandising no cinema : um estudo de caso sobre a trilogia “ de volta para o futuro ”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2009Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000740560.pdf000740560.pdfTexto completoapplication/pdf2396352http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22778/1/000740560.pdfa34279884be8ef8612791dcb1951540bMD51TEXT000740560.pdf.txt000740560.pdf.txtExtracted Texttext/plain271263http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22778/2/000740560.pdf.txt1567e6b4337fb95b2f7fdfddf660e9d0MD52THUMBNAIL000740560.pdf.jpg000740560.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1141http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22778/3/000740560.pdf.jpg11cc7d90029d989b440588a8177523dcMD5310183/227782018-10-17 07:55:30.115oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22778Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:55:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das técnicas de merchandising no cinema : um estudo de caso sobre a trilogia “ de volta para o futuro ”
title O uso das técnicas de merchandising no cinema : um estudo de caso sobre a trilogia “ de volta para o futuro ”
spellingShingle O uso das técnicas de merchandising no cinema : um estudo de caso sobre a trilogia “ de volta para o futuro ”
Nonnig, André Casa Nova
Merchandising
Publicidade
Merchandising
Cinema
Advertainment
Product placement
Brand management
title_short O uso das técnicas de merchandising no cinema : um estudo de caso sobre a trilogia “ de volta para o futuro ”
title_full O uso das técnicas de merchandising no cinema : um estudo de caso sobre a trilogia “ de volta para o futuro ”
title_fullStr O uso das técnicas de merchandising no cinema : um estudo de caso sobre a trilogia “ de volta para o futuro ”
title_full_unstemmed O uso das técnicas de merchandising no cinema : um estudo de caso sobre a trilogia “ de volta para o futuro ”
title_sort O uso das técnicas de merchandising no cinema : um estudo de caso sobre a trilogia “ de volta para o futuro ”
author Nonnig, André Casa Nova
author_facet Nonnig, André Casa Nova
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nonnig, André Casa Nova
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, André Iribure
contributor_str_mv Rodrigues, André Iribure
dc.subject.por.fl_str_mv Merchandising
Publicidade
topic Merchandising
Publicidade
Merchandising
Cinema
Advertainment
Product placement
Brand management
dc.subject.eng.fl_str_mv Merchandising
Cinema
Advertainment
Product placement
Brand management
description Este trabalho realiza um estudo de caso da trilogia De Volta Para o Futuro, com o objetivo de analisar como ocorrem as inserções publicitárias nas produções de entretenimento no cinema e verificar qual a estratégia dos anunciantes com essa forma de publicidade. Para tanto, desenvolve-se uma definição conceitual das técnicas de merchandising, matizando e definindo como categorias de análise do estudo as técnicas de merchandising, advertainment e product placement. Após esse primeiro momento, é realizado um resgate histórico da publicidade no cinema, focado especificamente nas inserções publicitárias inseridas durante as narrativas. Por fim, identificando as técnicas utilizadas pelos anunciantes, analisa-se como ocorrem as ações nos filmes e quais os seus objetivos no trabalho de gestão de marca.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-05-22T04:17:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/22778
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000740560
url http://hdl.handle.net/10183/22778
identifier_str_mv 000740560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22778/1/000740560.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22778/2/000740560.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22778/3/000740560.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a34279884be8ef8612791dcb1951540b
1567e6b4337fb95b2f7fdfddf660e9d0
11cc7d90029d989b440588a8177523dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224394418159616