Qualidade percebida, satisfação e recomendação de serviços em equipamentos odontológicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/45873 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi identificar os atributos específicos de qualidade de servic ̧ os na percepc ̧ ão dos clientes de empresas de manutenc ̧ ão e equipamentos odontológicos, e men- surar os impactos da qualidade geral percebida e da satisfac ̧ ão na intenc ̧ ão de recomendar. Para tanto, realizou-se uma pesquisa, um survey online com 154 dentistas, precedida por uma fase exploratório-qualitativa. A análise dos dados revelou que as dimensões empa- tia e tangíveis foram as mais importantes da qualidade percebida. Além disso, qualidade e satisfac ̧ ão explicam 82,4% da intenc ̧ ão dos dentistas recomendarem a marca que lhes presta servic ̧ os de manutenc ̧ ão de equipamentos odontológicos. |
id |
UFMG_82258dcc0fb379507625e9c5661489e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/45873 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-10-03T14:55:37Z2022-10-03T14:55:37Z201781812213010.1016/j.sumneg.2017.08.00120275692http://hdl.handle.net/1843/45873O objetivo deste trabalho foi identificar os atributos específicos de qualidade de servic ̧ os na percepc ̧ ão dos clientes de empresas de manutenc ̧ ão e equipamentos odontológicos, e men- surar os impactos da qualidade geral percebida e da satisfac ̧ ão na intenc ̧ ão de recomendar. Para tanto, realizou-se uma pesquisa, um survey online com 154 dentistas, precedida por uma fase exploratório-qualitativa. A análise dos dados revelou que as dimensões empa- tia e tangíveis foram as mais importantes da qualidade percebida. Além disso, qualidade e satisfac ̧ ão explicam 82,4% da intenc ̧ ão dos dentistas recomendarem a marca que lhes presta servic ̧ os de manutenc ̧ ão de equipamentos odontológicos.The purpose of the study was to identify specific attributes of perceived quality of dental equipment maintenance service providers. The authors also wanted to measure the impact of general perceived quality and satisfaction on the intention to recommend the provider. To accomplish these goals, an online survey, which was preceded by a qualitative and explo- ratory phase, was conducted with 154 dentists. The data analysis showed that Empathy and Tangibles were the most relevant dimensions of perceived quality. Furthermore, perceived general quality and satisfaction explained 82.4% of dentist intention to recommend their dental equipment maintenance service providers.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASSuma de NegociosServiços ao cliente - Controle de qualidadeSatisfaçãoMarketing de relacionamentoQualidade em serviçoSatisfaçãoRecomendaçãoMarketing de relacionamentoClientesQualidade percebida, satisfação e recomendação de serviços em equipamentos odontológicosPerceived quality, satisfaction, and recommendation of dental equipment maintenance serviceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2215910X17300228Fernando Sena Soares PontelloMarlusa de Sevilha GoslingSâmara Borges Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45873/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALQualidade percebida, satisfação e recomendação de serviços em equipamentos odontológicos - 1-s2.0-S2215910X17300228-main.pdfQualidade percebida, satisfação e recomendação de serviços em equipamentos odontológicos - 1-s2.0-S2215910X17300228-main.pdfapplication/pdf319216https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45873/2/Qualidade%20percebida%2c%20satisfa%c3%a7%c3%a3o%20e%20recomenda%c3%a7%c3%a3o%20de%20servi%c3%a7os%20em%20equipamentos%20odontol%c3%b3gicos%20-%201-s2.0-S2215910X17300228-main.pdf172af75bd332ba3db04c420112af42aaMD521843/458732022-10-03 11:55:38.087oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-10-03T14:55:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Qualidade percebida, satisfação e recomendação de serviços em equipamentos odontológicos |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Perceived quality, satisfaction, and recommendation of dental equipment maintenance service |
title |
Qualidade percebida, satisfação e recomendação de serviços em equipamentos odontológicos |
spellingShingle |
Qualidade percebida, satisfação e recomendação de serviços em equipamentos odontológicos Fernando Sena Soares Pontello Qualidade em serviço Satisfação Recomendação Marketing de relacionamento Clientes Serviços ao cliente - Controle de qualidade Satisfação Marketing de relacionamento |
title_short |
Qualidade percebida, satisfação e recomendação de serviços em equipamentos odontológicos |
title_full |
Qualidade percebida, satisfação e recomendação de serviços em equipamentos odontológicos |
title_fullStr |
Qualidade percebida, satisfação e recomendação de serviços em equipamentos odontológicos |
title_full_unstemmed |
Qualidade percebida, satisfação e recomendação de serviços em equipamentos odontológicos |
title_sort |
Qualidade percebida, satisfação e recomendação de serviços em equipamentos odontológicos |
author |
Fernando Sena Soares Pontello |
author_facet |
Fernando Sena Soares Pontello Marlusa de Sevilha Gosling Sâmara Borges Macedo |
author_role |
author |
author2 |
Marlusa de Sevilha Gosling Sâmara Borges Macedo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernando Sena Soares Pontello Marlusa de Sevilha Gosling Sâmara Borges Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade em serviço Satisfação Recomendação Marketing de relacionamento Clientes |
topic |
Qualidade em serviço Satisfação Recomendação Marketing de relacionamento Clientes Serviços ao cliente - Controle de qualidade Satisfação Marketing de relacionamento |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Serviços ao cliente - Controle de qualidade Satisfação Marketing de relacionamento |
description |
O objetivo deste trabalho foi identificar os atributos específicos de qualidade de servic ̧ os na percepc ̧ ão dos clientes de empresas de manutenc ̧ ão e equipamentos odontológicos, e men- surar os impactos da qualidade geral percebida e da satisfac ̧ ão na intenc ̧ ão de recomendar. Para tanto, realizou-se uma pesquisa, um survey online com 154 dentistas, precedida por uma fase exploratório-qualitativa. A análise dos dados revelou que as dimensões empa- tia e tangíveis foram as mais importantes da qualidade percebida. Além disso, qualidade e satisfac ̧ ão explicam 82,4% da intenc ̧ ão dos dentistas recomendarem a marca que lhes presta servic ̧ os de manutenc ̧ ão de equipamentos odontológicos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-03T14:55:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-03T14:55:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/45873 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
10.1016/j.sumneg.2017.08.001 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
20275692 |
identifier_str_mv |
10.1016/j.sumneg.2017.08.001 20275692 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/45873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Suma de Negocios |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45873/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45873/2/Qualidade%20percebida%2c%20satisfa%c3%a7%c3%a3o%20e%20recomenda%c3%a7%c3%a3o%20de%20servi%c3%a7os%20em%20equipamentos%20odontol%c3%b3gicos%20-%201-s2.0-S2215910X17300228-main.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 172af75bd332ba3db04c420112af42aa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589347327344640 |