Novos desafios para a mobilidade urbana sustentável: o estudo de caso do uso da bicicleta em Belo Horizonte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AUTG8L |
Resumo: | O crescimento das cidades ao longo dos últimos anos coloca a questão urbana no centro das discussões sobre o futuro da civilização. Temas como meio ambiente, saúde, economia e igualdade social questionam o modo como as cidades de hoje estão se desenvolvendo e desafiam uma nova geração de planejadores a encontrar soluções alternativas para cidades mais sustentáveis. A mobilidade das pessoas é uma das questões relacionadas ao desenvolvimento das cidades já que é a partir do deslocamento pelo território que os cidadãos têm acesso às oportunidades que um centro urbano oferece: emprego, serviços, cultura, lazer, etc. Hoje, o paradigma do planejamento, que prioriza o deslocamento dos automóveis em detrimento de outros meios de transporte, precisa ser questionado e, novas alternativas onde prevaleçam os meios de transporte coletivos e ativos, precisam ser apresentadas às sociedades . Antes afastada dos espaços públicos centrais e esquecida pelas classes sociais mais dominantes, a bicicleta reaparece na cena urbana como a melhor resposta para alcançar uma mobilidade sustentável principalmente quando associada aos transportes coletivos. O objetivo deste trabalho é entender as novas relações no espaço da cidade que a bicicleta quando usada como meio de transporte pode criar para que novas políticas em favor do ciclismo sejam formuladas. Percebe-se que existe uma dificuldade na aplicação da legislação e de recursos públicos em ações voltadas para o transporte ativo. A pesquisa usa a experiência de Belo Horizonte em implantar uma rede cicloviária eficiente que possa atender às necessidades dos usuários e estimular a presença de novos ciclistas na cidade |
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Marieta Cardoso MacielBeatriz Alencar D Araujo CoutoMarcelo Cintra do AmaralLuciana de Assis Lage2019-08-13T11:53:54Z2019-08-13T11:53:54Z2017-03-29http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AUTG8LO crescimento das cidades ao longo dos últimos anos coloca a questão urbana no centro das discussões sobre o futuro da civilização. Temas como meio ambiente, saúde, economia e igualdade social questionam o modo como as cidades de hoje estão se desenvolvendo e desafiam uma nova geração de planejadores a encontrar soluções alternativas para cidades mais sustentáveis. A mobilidade das pessoas é uma das questões relacionadas ao desenvolvimento das cidades já que é a partir do deslocamento pelo território que os cidadãos têm acesso às oportunidades que um centro urbano oferece: emprego, serviços, cultura, lazer, etc. Hoje, o paradigma do planejamento, que prioriza o deslocamento dos automóveis em detrimento de outros meios de transporte, precisa ser questionado e, novas alternativas onde prevaleçam os meios de transporte coletivos e ativos, precisam ser apresentadas às sociedades . Antes afastada dos espaços públicos centrais e esquecida pelas classes sociais mais dominantes, a bicicleta reaparece na cena urbana como a melhor resposta para alcançar uma mobilidade sustentável principalmente quando associada aos transportes coletivos. O objetivo deste trabalho é entender as novas relações no espaço da cidade que a bicicleta quando usada como meio de transporte pode criar para que novas políticas em favor do ciclismo sejam formuladas. Percebe-se que existe uma dificuldade na aplicação da legislação e de recursos públicos em ações voltadas para o transporte ativo. A pesquisa usa a experiência de Belo Horizonte em implantar uma rede cicloviária eficiente que possa atender às necessidades dos usuários e estimular a presença de novos ciclistas na cidadeThe growth of cities over the past few years has put the urban question at the center of discussions about the future of civilization. Issues such as environment, health, economics, and social equity question the way cities are developing today and challenge a new generation of planners to find alternative solutions for more sustainable cities. The mobility of people is one of the issues related to the development of cities because it is about the way that citizens have access to the opportunities that an urban center offers: employment, services, culture, leisure, etc. Today, the planning paradigm, which prioritizes the displacement of automobiles to the detriment of other means of transportation, needs to be questioned and new alternatives must be presented to societies where collective and active transportation prevail. Once removed from central public spaces and forgotten by the more dominant social classes, the bicycle reappears in the urban scene as the best response to achieve sustainable mobility especially when associated with public transport. The purpose of this paper is understood the new relationships in the city that bicycle when used as transportation can create for new policies in favor of cycling to be formulated. It is noticed that there is a difficulty in the application of the legislation and public resources in actions directed to the active transport. The research uses Belo Horizonte's experience in implementing an efficient cycling network that can meet users needs and stimulate the presence of new cyclists in the cityUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGTransporte cicloviarioCiclismo Belo Horizonte (MG)Transporte urbanoDesenvolvimento sustentávelTransporte ativoMobilidade urbanaCiclismo urbanoPlanejamento urbanoDesenvolvimento sustentávelNovos desafios para a mobilidade urbana sustentável: o estudo de caso do uso da bicicleta em Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALlalage_versao_final.pdfapplication/pdf13970803https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-AUTG8L/1/lalage_versao_final.pdf3ac9e4e4556dced1b81c6a95ee03afa0MD51TEXTlalage_versao_final.pdf.txtlalage_versao_final.pdf.txtExtracted texttext/plain369308https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-AUTG8L/2/lalage_versao_final.pdf.txtcebc1a5b5ac6d3211b1e4570ce885bb1MD521843/MMMD-AUTG8L2019-11-14 22:49:35.523oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMMD-AUTG8LRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:49:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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