Preparação para performance das obras TransFormantes III de Flo Menezes e Sequitur XI de Karlheinz Essl para vibrafone e live-electronics
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9UJNVQ |
Resumo: | Este trabalho investiga possibilidades interpretativas das obras TransFormantes III, do compositor Flo Menezes, e Sequitur XI, do compositor Karlheinz Essl, ambas para vibrafone e live-electronics. Na primeira obra foi utilizada uma proposta de reconstrução dos processos eletroacústicos para estabelecer alternativas de performance. Com esta mesma finalidade, na segunda obra foi utilizada a adaptação do sistema de pedais que controlam a peça. Desta forma são discutidas situações vivenciadas pelo instrumentista que se dedica ao repertório com meios eletrônicos. |
id |
UFMG_8433078a21e2c2876218e2a18597e65e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-9UJNVQ |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernando de Oliveira RochaFabio Fonseca de OliveiraSergio Freire GarciaCharles Augusto Braga Leandro2019-08-14T04:40:01Z2019-08-14T04:40:01Z2014-09-01http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9UJNVQEste trabalho investiga possibilidades interpretativas das obras TransFormantes III, do compositor Flo Menezes, e Sequitur XI, do compositor Karlheinz Essl, ambas para vibrafone e live-electronics. Na primeira obra foi utilizada uma proposta de reconstrução dos processos eletroacústicos para estabelecer alternativas de performance. Com esta mesma finalidade, na segunda obra foi utilizada a adaptação do sistema de pedais que controlam a peça. Desta forma são discutidas situações vivenciadas pelo instrumentista que se dedica ao repertório com meios eletrônicos.This work investigates performance practice issues in Flo Menezes TransFormantes III and Karlheinz Essls Sequitur XI, both for vibraphone and live-electronics. In the former, electroacoustic processes were reconstructed in order to establish performance alternatives. With the same intent, it was used in the latter an adaptation of the pedal system that controls the piece. The work discusses situations experienced by instrumentalists who perform repertoire using electronics.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMúsica eletrônicaMenezes, Flo Transformantes IIIEssl, Karlheinz Sequitur XIMusicaMúsica eletroacústica mistaPerformancePercussãoPreparação para performance das obras TransFormantes III de Flo Menezes e Sequitur XI de Karlheinz Essl para vibrafone e live-electronicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_charles_mestrado.pdfapplication/pdf34086136https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9UJNVQ/1/disserta__o_charles_mestrado.pdf97a007d94afaafdc9a7afb588602e39cMD51TEXTdisserta__o_charles_mestrado.pdf.txtdisserta__o_charles_mestrado.pdf.txtExtracted texttext/plain161248https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9UJNVQ/2/disserta__o_charles_mestrado.pdf.txt83da2c3e38be90d87155c76475adbe51MD521843/AAGS-9UJNVQ2019-11-14 16:29:38.439oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-9UJNVQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:29:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Preparação para performance das obras TransFormantes III de Flo Menezes e Sequitur XI de Karlheinz Essl para vibrafone e live-electronics |
title |
Preparação para performance das obras TransFormantes III de Flo Menezes e Sequitur XI de Karlheinz Essl para vibrafone e live-electronics |
spellingShingle |
Preparação para performance das obras TransFormantes III de Flo Menezes e Sequitur XI de Karlheinz Essl para vibrafone e live-electronics Charles Augusto Braga Leandro Música eletroacústica mista Performance Percussão Música eletrônica Menezes, Flo Transformantes III Essl, Karlheinz Sequitur XI Musica |
title_short |
Preparação para performance das obras TransFormantes III de Flo Menezes e Sequitur XI de Karlheinz Essl para vibrafone e live-electronics |
title_full |
Preparação para performance das obras TransFormantes III de Flo Menezes e Sequitur XI de Karlheinz Essl para vibrafone e live-electronics |
title_fullStr |
Preparação para performance das obras TransFormantes III de Flo Menezes e Sequitur XI de Karlheinz Essl para vibrafone e live-electronics |
title_full_unstemmed |
Preparação para performance das obras TransFormantes III de Flo Menezes e Sequitur XI de Karlheinz Essl para vibrafone e live-electronics |
title_sort |
Preparação para performance das obras TransFormantes III de Flo Menezes e Sequitur XI de Karlheinz Essl para vibrafone e live-electronics |
author |
Charles Augusto Braga Leandro |
author_facet |
Charles Augusto Braga Leandro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fernando de Oliveira Rocha |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Fabio Fonseca de Oliveira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Sergio Freire Garcia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Charles Augusto Braga Leandro |
contributor_str_mv |
Fernando de Oliveira Rocha Fabio Fonseca de Oliveira Sergio Freire Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música eletroacústica mista Performance Percussão |
topic |
Música eletroacústica mista Performance Percussão Música eletrônica Menezes, Flo Transformantes III Essl, Karlheinz Sequitur XI Musica |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Música eletrônica Menezes, Flo Transformantes III Essl, Karlheinz Sequitur XI Musica |
description |
Este trabalho investiga possibilidades interpretativas das obras TransFormantes III, do compositor Flo Menezes, e Sequitur XI, do compositor Karlheinz Essl, ambas para vibrafone e live-electronics. Na primeira obra foi utilizada uma proposta de reconstrução dos processos eletroacústicos para estabelecer alternativas de performance. Com esta mesma finalidade, na segunda obra foi utilizada a adaptação do sistema de pedais que controlam a peça. Desta forma são discutidas situações vivenciadas pelo instrumentista que se dedica ao repertório com meios eletrônicos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-09-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T04:40:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T04:40:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9UJNVQ |
url |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9UJNVQ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9UJNVQ/1/disserta__o_charles_mestrado.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9UJNVQ/2/disserta__o_charles_mestrado.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
97a007d94afaafdc9a7afb588602e39c 83da2c3e38be90d87155c76475adbe51 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589406162944000 |