Preparação para performance das obras TransFormantes III de Flo Menezes e Sequitur XI de Karlheinz Essl para vibrafone e live-electronics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Charles Augusto Braga Leandro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9UJNVQ
Resumo: Este trabalho investiga possibilidades interpretativas das obras TransFormantes III, do compositor Flo Menezes, e Sequitur XI, do compositor Karlheinz Essl, ambas para vibrafone e live-electronics. Na primeira obra foi utilizada uma proposta de reconstrução dos processos eletroacústicos para estabelecer alternativas de performance. Com esta mesma finalidade, na segunda obra foi utilizada a adaptação do sistema de pedais que controlam a peça. Desta forma são discutidas situações vivenciadas pelo instrumentista que se dedica ao repertório com meios eletrônicos.
id UFMG_8433078a21e2c2876218e2a18597e65e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-9UJNVQ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fernando de Oliveira RochaFabio Fonseca de OliveiraSergio Freire GarciaCharles Augusto Braga Leandro2019-08-14T04:40:01Z2019-08-14T04:40:01Z2014-09-01http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9UJNVQEste trabalho investiga possibilidades interpretativas das obras TransFormantes III, do compositor Flo Menezes, e Sequitur XI, do compositor Karlheinz Essl, ambas para vibrafone e live-electronics. Na primeira obra foi utilizada uma proposta de reconstrução dos processos eletroacústicos para estabelecer alternativas de performance. Com esta mesma finalidade, na segunda obra foi utilizada a adaptação do sistema de pedais que controlam a peça. Desta forma são discutidas situações vivenciadas pelo instrumentista que se dedica ao repertório com meios eletrônicos.This work investigates performance practice issues in Flo Menezes TransFormantes III and Karlheinz Essls Sequitur XI, both for vibraphone and live-electronics. In the former, electroacoustic processes were reconstructed in order to establish performance alternatives. With the same intent, it was used in the latter an adaptation of the pedal system that controls the piece. The work discusses situations experienced by instrumentalists who perform repertoire using electronics.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMúsica eletrônicaMenezes, Flo Transformantes IIIEssl, Karlheinz Sequitur XIMusicaMúsica eletroacústica mistaPerformancePercussãoPreparação para performance das obras TransFormantes III de Flo Menezes e Sequitur XI de Karlheinz Essl para vibrafone e live-electronicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_charles_mestrado.pdfapplication/pdf34086136https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9UJNVQ/1/disserta__o_charles_mestrado.pdf97a007d94afaafdc9a7afb588602e39cMD51TEXTdisserta__o_charles_mestrado.pdf.txtdisserta__o_charles_mestrado.pdf.txtExtracted texttext/plain161248https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9UJNVQ/2/disserta__o_charles_mestrado.pdf.txt83da2c3e38be90d87155c76475adbe51MD521843/AAGS-9UJNVQ2019-11-14 16:29:38.439oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-9UJNVQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:29:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Preparação para performance das obras TransFormantes III de Flo Menezes e Sequitur XI de Karlheinz Essl para vibrafone e live-electronics
title Preparação para performance das obras TransFormantes III de Flo Menezes e Sequitur XI de Karlheinz Essl para vibrafone e live-electronics
spellingShingle Preparação para performance das obras TransFormantes III de Flo Menezes e Sequitur XI de Karlheinz Essl para vibrafone e live-electronics
Charles Augusto Braga Leandro
Música eletroacústica mista
Performance
Percussão
Música eletrônica
Menezes, Flo Transformantes III
Essl, Karlheinz Sequitur XI
Musica
title_short Preparação para performance das obras TransFormantes III de Flo Menezes e Sequitur XI de Karlheinz Essl para vibrafone e live-electronics
title_full Preparação para performance das obras TransFormantes III de Flo Menezes e Sequitur XI de Karlheinz Essl para vibrafone e live-electronics
title_fullStr Preparação para performance das obras TransFormantes III de Flo Menezes e Sequitur XI de Karlheinz Essl para vibrafone e live-electronics
title_full_unstemmed Preparação para performance das obras TransFormantes III de Flo Menezes e Sequitur XI de Karlheinz Essl para vibrafone e live-electronics
title_sort Preparação para performance das obras TransFormantes III de Flo Menezes e Sequitur XI de Karlheinz Essl para vibrafone e live-electronics
author Charles Augusto Braga Leandro
author_facet Charles Augusto Braga Leandro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernando de Oliveira Rocha
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fabio Fonseca de Oliveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sergio Freire Garcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Charles Augusto Braga Leandro
contributor_str_mv Fernando de Oliveira Rocha
Fabio Fonseca de Oliveira
Sergio Freire Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Música eletroacústica mista
Performance
Percussão
topic Música eletroacústica mista
Performance
Percussão
Música eletrônica
Menezes, Flo Transformantes III
Essl, Karlheinz Sequitur XI
Musica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Música eletrônica
Menezes, Flo Transformantes III
Essl, Karlheinz Sequitur XI
Musica
description Este trabalho investiga possibilidades interpretativas das obras TransFormantes III, do compositor Flo Menezes, e Sequitur XI, do compositor Karlheinz Essl, ambas para vibrafone e live-electronics. Na primeira obra foi utilizada uma proposta de reconstrução dos processos eletroacústicos para estabelecer alternativas de performance. Com esta mesma finalidade, na segunda obra foi utilizada a adaptação do sistema de pedais que controlam a peça. Desta forma são discutidas situações vivenciadas pelo instrumentista que se dedica ao repertório com meios eletrônicos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T04:40:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T04:40:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9UJNVQ
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9UJNVQ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9UJNVQ/1/disserta__o_charles_mestrado.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9UJNVQ/2/disserta__o_charles_mestrado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 97a007d94afaafdc9a7afb588602e39c
83da2c3e38be90d87155c76475adbe51
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589406162944000