Análise de anúncios publicitários veiculados em revistas brasileiras sob enfoque da ACD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonardo Antonio Soares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.23899/relacult.v8i4.2233
http://hdl.handle.net/1843/61633
http://orcid.org/0000-0003-3104-7090
Resumo: Os anúncios publicitários são formas de comunicação de massa. Um anúncio impresso tem o potencial de atingir milhares de pessoas. Por outro lado, pesquisas sobre comunicação de massa têm demonstrado como um único anúncio se abre a diferentes interpretações. O objetivo deste artigo é analisar anúncios publicitários veiculados em revistas impressas brasileiras pelo viés da Análise Crítica do Discurso, enfatizando aspectos relacionadas aos discursos públicos na modernidade tardia, como a mercantilização da linguagem, a hibridez discursiva e a relação entre os elementos linguísticos e imagéticos na busca de persuadir os consumidores. Para tanto, utilizo as concepções de Chouliaraki e Fairclough (1999), a Gramática do Design Visual, de Kress e van Leeuwen (2006) e pesquisadores que lidam com a linguagem publicitária e sua função persuasiva. Os resultados indicam que a mercantilização da linguagem e a hibridez apresentada nos anúncios analisados configuram-se como importantes estratégias persuasivas usadas pelos produtores dos anúncios na busca de venderem seus produtos.
id UFMG_84e2abdbbc0268acd066b4d5ba9466ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/61633
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-12-01T15:35:53Z2023-12-01T15:35:53Z202282116https://doi.org/10.23899/relacult.v8i4.223325257870http://hdl.handle.net/1843/61633http://orcid.org/0000-0003-3104-7090Os anúncios publicitários são formas de comunicação de massa. Um anúncio impresso tem o potencial de atingir milhares de pessoas. Por outro lado, pesquisas sobre comunicação de massa têm demonstrado como um único anúncio se abre a diferentes interpretações. O objetivo deste artigo é analisar anúncios publicitários veiculados em revistas impressas brasileiras pelo viés da Análise Crítica do Discurso, enfatizando aspectos relacionadas aos discursos públicos na modernidade tardia, como a mercantilização da linguagem, a hibridez discursiva e a relação entre os elementos linguísticos e imagéticos na busca de persuadir os consumidores. Para tanto, utilizo as concepções de Chouliaraki e Fairclough (1999), a Gramática do Design Visual, de Kress e van Leeuwen (2006) e pesquisadores que lidam com a linguagem publicitária e sua função persuasiva. Os resultados indicam que a mercantilização da linguagem e a hibridez apresentada nos anúncios analisados configuram-se como importantes estratégias persuasivas usadas pelos produtores dos anúncios na busca de venderem seus produtos.Advertisements are forms of mass communication. A print ad has the potential to reach thousands of people. On the other hand, research on mass communication has shown how a single ad is open to different interpretations. The purpose of this article is to analyze advertisements in Brazilian print magazines through the perspective of Critical Discourse Analysis, emphasizing aspects related to public discourses in late modernity, such as the commodification of language, discursive hybridity and the relationship between linguistic elements and the images resources used to persuade the consumers. To achieve the aims, I use the analysis of Chouliaraki and Fairclough (1999), the Grammar of Visual Design, proposed by Kress and van Leeuwen (2006) and researchers who deal with the advertising language and its persuasive function. The results indicate that the commodification of language and the hybridity presented in the analyzed ads represent important persuasive strategies used by the producers of the ads in the search to sell their products.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASRELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e SociedadeAnaáise do discursoAnálise Crítica do DiscursoComunicação de massa e publicidadePublicidadeHibridezMercantilizaçãoPersuasãoPublicidadeRevistasAnálise de anúncios publicitários veiculados em revistas brasileiras sob enfoque da ACDAnalysis of advertising published in Brazilian magazines through the CDA perspectiveAnalyse des publicités dans les magazines brésiliens sous l'approche ACDAnálisis de anuncios publicitarios anunciados en revistas brasileñas bajo el enfoque del ACDinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2233Leonardo Antonio Soaresapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61633/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALAnálise de anúncios publicitários veiculados em revistasbrasileirassob enfoque da ACD.pdfAnálise de anúncios publicitários veiculados em revistasbrasileirassob enfoque da ACD.pdfapplication/pdf569812https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61633/2/An%c3%a1lise%20de%20an%c3%bancios%20publicit%c3%a1rios%20veiculados%20em%20revistasbrasileirassob%20enfoque%20da%20ACD.pdfd4827b28a099fed3c3ec15de15ef5e02MD521843/616332023-12-01 12:35:54.189oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-12-01T15:35:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de anúncios publicitários veiculados em revistas brasileiras sob enfoque da ACD
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Analysis of advertising published in Brazilian magazines through the CDA perspective
Analyse des publicités dans les magazines brésiliens sous l'approche ACD
Análisis de anuncios publicitarios anunciados en revistas brasileñas bajo el enfoque del ACD
title Análise de anúncios publicitários veiculados em revistas brasileiras sob enfoque da ACD
spellingShingle Análise de anúncios publicitários veiculados em revistas brasileiras sob enfoque da ACD
Leonardo Antonio Soares
Hibridez
Mercantilização
Persuasão
Publicidade
Revistas
Anaáise do discurso
Análise Crítica do Discurso
Comunicação de massa e publicidade
Publicidade
title_short Análise de anúncios publicitários veiculados em revistas brasileiras sob enfoque da ACD
title_full Análise de anúncios publicitários veiculados em revistas brasileiras sob enfoque da ACD
title_fullStr Análise de anúncios publicitários veiculados em revistas brasileiras sob enfoque da ACD
title_full_unstemmed Análise de anúncios publicitários veiculados em revistas brasileiras sob enfoque da ACD
title_sort Análise de anúncios publicitários veiculados em revistas brasileiras sob enfoque da ACD
author Leonardo Antonio Soares
author_facet Leonardo Antonio Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonardo Antonio Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Hibridez
Mercantilização
Persuasão
Publicidade
Revistas
topic Hibridez
Mercantilização
Persuasão
Publicidade
Revistas
Anaáise do discurso
Análise Crítica do Discurso
Comunicação de massa e publicidade
Publicidade
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Anaáise do discurso
Análise Crítica do Discurso
Comunicação de massa e publicidade
Publicidade
description Os anúncios publicitários são formas de comunicação de massa. Um anúncio impresso tem o potencial de atingir milhares de pessoas. Por outro lado, pesquisas sobre comunicação de massa têm demonstrado como um único anúncio se abre a diferentes interpretações. O objetivo deste artigo é analisar anúncios publicitários veiculados em revistas impressas brasileiras pelo viés da Análise Crítica do Discurso, enfatizando aspectos relacionadas aos discursos públicos na modernidade tardia, como a mercantilização da linguagem, a hibridez discursiva e a relação entre os elementos linguísticos e imagéticos na busca de persuadir os consumidores. Para tanto, utilizo as concepções de Chouliaraki e Fairclough (1999), a Gramática do Design Visual, de Kress e van Leeuwen (2006) e pesquisadores que lidam com a linguagem publicitária e sua função persuasiva. Os resultados indicam que a mercantilização da linguagem e a hibridez apresentada nos anúncios analisados configuram-se como importantes estratégias persuasivas usadas pelos produtores dos anúncios na busca de venderem seus produtos.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-01T15:35:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-01T15:35:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/61633
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.23899/relacult.v8i4.2233
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 25257870
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0003-3104-7090
url https://doi.org/10.23899/relacult.v8i4.2233
http://hdl.handle.net/1843/61633
http://orcid.org/0000-0003-3104-7090
identifier_str_mv 25257870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61633/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61633/2/An%c3%a1lise%20de%20an%c3%bancios%20publicit%c3%a1rios%20veiculados%20em%20revistasbrasileirassob%20enfoque%20da%20ACD.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
d4827b28a099fed3c3ec15de15ef5e02
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589498012958720