Os jogos pedagógicos e seus desafios para as crianças em processo dealfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcia Maria dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADBNCA
Resumo: O trabalho aqui apresentado parte da ideia inicial de que os jogos e desafios lúdicos movimentam a criança em duas direções que são fundamentais na constituição do sujeito, a saber: a construção da autonomia moral e intelectual, assim como o desenvolvimento das capacidades relativas às áreas do conhecimento. No caso específico aqui, a ampliação das capacidades relativas a ler e escrever.A literatura que serviu de embasamento foi a de autores que tratam dasconstruções do sujeito na busca de apreensão dos objetos de conhecimento em interação com seus pares, assim como da psicogênese da língua escrita e análise fonológica.A intervenção pedagógica realizada neste projeto buscou desenvolver nas crianças envolvidas as capacidades relativas a um nível maior de autonomia nas relações e na lidam com os objetos de conhecimento, assim como a ampliação de seus conhecimentos de língua escrita.Esse estudo demonstrou que a alfabetização das crianças de primeiro ano de primeiro ciclo foi potencializada com o uso dos jogos e desafios lúdicos, assim como as interações entre os pares na busca de soluções para as questões encontradas.
id UFMG_89fd6fa558d27dd612b53a047f282859
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADBNCA
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Gilcinei Teodoro CarvalhoMarcia Maria dos Santos2019-08-10T08:42:05Z2019-08-10T08:42:05Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADBNCAO trabalho aqui apresentado parte da ideia inicial de que os jogos e desafios lúdicos movimentam a criança em duas direções que são fundamentais na constituição do sujeito, a saber: a construção da autonomia moral e intelectual, assim como o desenvolvimento das capacidades relativas às áreas do conhecimento. No caso específico aqui, a ampliação das capacidades relativas a ler e escrever.A literatura que serviu de embasamento foi a de autores que tratam dasconstruções do sujeito na busca de apreensão dos objetos de conhecimento em interação com seus pares, assim como da psicogênese da língua escrita e análise fonológica.A intervenção pedagógica realizada neste projeto buscou desenvolver nas crianças envolvidas as capacidades relativas a um nível maior de autonomia nas relações e na lidam com os objetos de conhecimento, assim como a ampliação de seus conhecimentos de língua escrita.Esse estudo demonstrou que a alfabetização das crianças de primeiro ano de primeiro ciclo foi potencializada com o uso dos jogos e desafios lúdicos, assim como as interações entre os pares na busca de soluções para as questões encontradas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLeitura Estudo e ensino Professores de ensino fundamental Formação Jogos educativosAlfabetizaçãoJogosAlfabetizaçãoAutonomia moral e intelectualOs jogos pedagógicos e seus desafios para as crianças em processo dealfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALm_rcia_maria_dos_santos.pdfapplication/pdf155458https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADBNCA/1/m_rcia_maria_dos_santos.pdfe4af500c1bf441dd74d7ecd34e0e6feaMD51TEXTm_rcia_maria_dos_santos.pdf.txtm_rcia_maria_dos_santos.pdf.txtExtracted texttext/plain56386https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADBNCA/2/m_rcia_maria_dos_santos.pdf.txtef07e9b0f68fdb9d14564f1e799dfdbeMD521843/BUOS-ADBNCA2019-11-14 11:16:37.786oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADBNCARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:16:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os jogos pedagógicos e seus desafios para as crianças em processo dealfabetização
title Os jogos pedagógicos e seus desafios para as crianças em processo dealfabetização
spellingShingle Os jogos pedagógicos e seus desafios para as crianças em processo dealfabetização
Marcia Maria dos Santos
Jogos
Alfabetização
Autonomia moral e intelectual
Leitura Estudo e ensino 
Professores de ensino fundamental Formação 
Jogos educativos
Alfabetização
title_short Os jogos pedagógicos e seus desafios para as crianças em processo dealfabetização
title_full Os jogos pedagógicos e seus desafios para as crianças em processo dealfabetização
title_fullStr Os jogos pedagógicos e seus desafios para as crianças em processo dealfabetização
title_full_unstemmed Os jogos pedagógicos e seus desafios para as crianças em processo dealfabetização
title_sort Os jogos pedagógicos e seus desafios para as crianças em processo dealfabetização
author Marcia Maria dos Santos
author_facet Marcia Maria dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gilcinei Teodoro Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcia Maria dos Santos
contributor_str_mv Gilcinei Teodoro Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Alfabetização
Autonomia moral e intelectual
topic Jogos
Alfabetização
Autonomia moral e intelectual
Leitura Estudo e ensino 
Professores de ensino fundamental Formação 
Jogos educativos
Alfabetização
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Leitura Estudo e ensino 
Professores de ensino fundamental Formação 
Jogos educativos
Alfabetização
description O trabalho aqui apresentado parte da ideia inicial de que os jogos e desafios lúdicos movimentam a criança em duas direções que são fundamentais na constituição do sujeito, a saber: a construção da autonomia moral e intelectual, assim como o desenvolvimento das capacidades relativas às áreas do conhecimento. No caso específico aqui, a ampliação das capacidades relativas a ler e escrever.A literatura que serviu de embasamento foi a de autores que tratam dasconstruções do sujeito na busca de apreensão dos objetos de conhecimento em interação com seus pares, assim como da psicogênese da língua escrita e análise fonológica.A intervenção pedagógica realizada neste projeto buscou desenvolver nas crianças envolvidas as capacidades relativas a um nível maior de autonomia nas relações e na lidam com os objetos de conhecimento, assim como a ampliação de seus conhecimentos de língua escrita.Esse estudo demonstrou que a alfabetização das crianças de primeiro ano de primeiro ciclo foi potencializada com o uso dos jogos e desafios lúdicos, assim como as interações entre os pares na busca de soluções para as questões encontradas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T08:42:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T08:42:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADBNCA
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADBNCA
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADBNCA/1/m_rcia_maria_dos_santos.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADBNCA/2/m_rcia_maria_dos_santos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e4af500c1bf441dd74d7ecd34e0e6fea
ef07e9b0f68fdb9d14564f1e799dfdbe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589353944907776