Os jogos pedagógicos e seus desafios para as crianças em processo dealfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADBNCA |
Resumo: | O trabalho aqui apresentado parte da ideia inicial de que os jogos e desafios lúdicos movimentam a criança em duas direções que são fundamentais na constituição do sujeito, a saber: a construção da autonomia moral e intelectual, assim como o desenvolvimento das capacidades relativas às áreas do conhecimento. No caso específico aqui, a ampliação das capacidades relativas a ler e escrever.A literatura que serviu de embasamento foi a de autores que tratam dasconstruções do sujeito na busca de apreensão dos objetos de conhecimento em interação com seus pares, assim como da psicogênese da língua escrita e análise fonológica.A intervenção pedagógica realizada neste projeto buscou desenvolver nas crianças envolvidas as capacidades relativas a um nível maior de autonomia nas relações e na lidam com os objetos de conhecimento, assim como a ampliação de seus conhecimentos de língua escrita.Esse estudo demonstrou que a alfabetização das crianças de primeiro ano de primeiro ciclo foi potencializada com o uso dos jogos e desafios lúdicos, assim como as interações entre os pares na busca de soluções para as questões encontradas. |
id |
UFMG_89fd6fa558d27dd612b53a047f282859 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADBNCA |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Gilcinei Teodoro CarvalhoMarcia Maria dos Santos2019-08-10T08:42:05Z2019-08-10T08:42:05Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADBNCAO trabalho aqui apresentado parte da ideia inicial de que os jogos e desafios lúdicos movimentam a criança em duas direções que são fundamentais na constituição do sujeito, a saber: a construção da autonomia moral e intelectual, assim como o desenvolvimento das capacidades relativas às áreas do conhecimento. No caso específico aqui, a ampliação das capacidades relativas a ler e escrever.A literatura que serviu de embasamento foi a de autores que tratam dasconstruções do sujeito na busca de apreensão dos objetos de conhecimento em interação com seus pares, assim como da psicogênese da língua escrita e análise fonológica.A intervenção pedagógica realizada neste projeto buscou desenvolver nas crianças envolvidas as capacidades relativas a um nível maior de autonomia nas relações e na lidam com os objetos de conhecimento, assim como a ampliação de seus conhecimentos de língua escrita.Esse estudo demonstrou que a alfabetização das crianças de primeiro ano de primeiro ciclo foi potencializada com o uso dos jogos e desafios lúdicos, assim como as interações entre os pares na busca de soluções para as questões encontradas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLeitura Estudo e ensino Professores de ensino fundamental Formação Jogos educativosAlfabetizaçãoJogosAlfabetizaçãoAutonomia moral e intelectualOs jogos pedagógicos e seus desafios para as crianças em processo dealfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALm_rcia_maria_dos_santos.pdfapplication/pdf155458https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADBNCA/1/m_rcia_maria_dos_santos.pdfe4af500c1bf441dd74d7ecd34e0e6feaMD51TEXTm_rcia_maria_dos_santos.pdf.txtm_rcia_maria_dos_santos.pdf.txtExtracted texttext/plain56386https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADBNCA/2/m_rcia_maria_dos_santos.pdf.txtef07e9b0f68fdb9d14564f1e799dfdbeMD521843/BUOS-ADBNCA2019-11-14 11:16:37.786oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADBNCARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:16:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os jogos pedagógicos e seus desafios para as crianças em processo dealfabetização |
title |
Os jogos pedagógicos e seus desafios para as crianças em processo dealfabetização |
spellingShingle |
Os jogos pedagógicos e seus desafios para as crianças em processo dealfabetização Marcia Maria dos Santos Jogos Alfabetização Autonomia moral e intelectual Leitura Estudo e ensino Professores de ensino fundamental Formação Jogos educativos Alfabetização |
title_short |
Os jogos pedagógicos e seus desafios para as crianças em processo dealfabetização |
title_full |
Os jogos pedagógicos e seus desafios para as crianças em processo dealfabetização |
title_fullStr |
Os jogos pedagógicos e seus desafios para as crianças em processo dealfabetização |
title_full_unstemmed |
Os jogos pedagógicos e seus desafios para as crianças em processo dealfabetização |
title_sort |
Os jogos pedagógicos e seus desafios para as crianças em processo dealfabetização |
author |
Marcia Maria dos Santos |
author_facet |
Marcia Maria dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gilcinei Teodoro Carvalho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcia Maria dos Santos |
contributor_str_mv |
Gilcinei Teodoro Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Alfabetização Autonomia moral e intelectual |
topic |
Jogos Alfabetização Autonomia moral e intelectual Leitura Estudo e ensino Professores de ensino fundamental Formação Jogos educativos Alfabetização |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Leitura Estudo e ensino Professores de ensino fundamental Formação Jogos educativos Alfabetização |
description |
O trabalho aqui apresentado parte da ideia inicial de que os jogos e desafios lúdicos movimentam a criança em duas direções que são fundamentais na constituição do sujeito, a saber: a construção da autonomia moral e intelectual, assim como o desenvolvimento das capacidades relativas às áreas do conhecimento. No caso específico aqui, a ampliação das capacidades relativas a ler e escrever.A literatura que serviu de embasamento foi a de autores que tratam dasconstruções do sujeito na busca de apreensão dos objetos de conhecimento em interação com seus pares, assim como da psicogênese da língua escrita e análise fonológica.A intervenção pedagógica realizada neste projeto buscou desenvolver nas crianças envolvidas as capacidades relativas a um nível maior de autonomia nas relações e na lidam com os objetos de conhecimento, assim como a ampliação de seus conhecimentos de língua escrita.Esse estudo demonstrou que a alfabetização das crianças de primeiro ano de primeiro ciclo foi potencializada com o uso dos jogos e desafios lúdicos, assim como as interações entre os pares na busca de soluções para as questões encontradas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T08:42:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T08:42:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADBNCA |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADBNCA |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADBNCA/1/m_rcia_maria_dos_santos.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADBNCA/2/m_rcia_maria_dos_santos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e4af500c1bf441dd74d7ecd34e0e6fea ef07e9b0f68fdb9d14564f1e799dfdbe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589353944907776 |