As contribuições do método fônico nos anos iniciais de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/128231 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-06/000851115.pdf |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo descrever quais são as contribuições do Método Fônico para a alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental. Serão apresentadas e explicadas duas vertentes específicas do Método Fônico, o método criado por Fernando Capovilla, chamado de Método Fônico e o criado por Renata Savastano Jardini, denominado Método das Boquinhas. Também são apresentadas atividades que foram utilizadas em um projeto de extensão universitária e que tiveram como base esses métodos, como forma de ilustrar as possibilidades que ambos fornecem aos professores para trabalhar com crianças que apresentam defasagem em seu processo de alfabetização. O trabalho será realizado mediante pesquisa bibliográfica e documental. Considera-se esse tema, bem como suas possibilidades de uso em sala de aula, relevante no contexto educacional nacional |
id |
UNSP_a5fcacbe3cf1513e2e841bce9c07d4f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/128231 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
As contribuições do método fônico nos anos iniciais de alfabetizaçãoAlfabetizaçãoEnsino fundamentalLetramentoEducaçãoJogos educativosEste trabalho tem como objetivo descrever quais são as contribuições do Método Fônico para a alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental. Serão apresentadas e explicadas duas vertentes específicas do Método Fônico, o método criado por Fernando Capovilla, chamado de Método Fônico e o criado por Renata Savastano Jardini, denominado Método das Boquinhas. Também são apresentadas atividades que foram utilizadas em um projeto de extensão universitária e que tiveram como base esses métodos, como forma de ilustrar as possibilidades que ambos fornecem aos professores para trabalhar com crianças que apresentam defasagem em seu processo de alfabetização. O trabalho será realizado mediante pesquisa bibliográfica e documental. Considera-se esse tema, bem como suas possibilidades de uso em sala de aula, relevante no contexto educacional nacionalUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Osti, Andreia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Salina, Tatiane [UNESP]2015-10-07T17:37:35Z2015-10-07T17:37:35Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis48 f.application/pdfSALINA, Tatiane. As contribuições do método fônico nos anos iniciais de alfabetização. 2015. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.http://hdl.handle.net/11449/128231000851115http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-06/000851115.pdf5060520291120371Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T06:21:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/128231Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:19:42.196134Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições do método fônico nos anos iniciais de alfabetização |
title |
As contribuições do método fônico nos anos iniciais de alfabetização |
spellingShingle |
As contribuições do método fônico nos anos iniciais de alfabetização Salina, Tatiane [UNESP] Alfabetização Ensino fundamental Letramento Educação Jogos educativos |
title_short |
As contribuições do método fônico nos anos iniciais de alfabetização |
title_full |
As contribuições do método fônico nos anos iniciais de alfabetização |
title_fullStr |
As contribuições do método fônico nos anos iniciais de alfabetização |
title_full_unstemmed |
As contribuições do método fônico nos anos iniciais de alfabetização |
title_sort |
As contribuições do método fônico nos anos iniciais de alfabetização |
author |
Salina, Tatiane [UNESP] |
author_facet |
Salina, Tatiane [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Osti, Andreia [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salina, Tatiane [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Ensino fundamental Letramento Educação Jogos educativos |
topic |
Alfabetização Ensino fundamental Letramento Educação Jogos educativos |
description |
Este trabalho tem como objetivo descrever quais são as contribuições do Método Fônico para a alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental. Serão apresentadas e explicadas duas vertentes específicas do Método Fônico, o método criado por Fernando Capovilla, chamado de Método Fônico e o criado por Renata Savastano Jardini, denominado Método das Boquinhas. Também são apresentadas atividades que foram utilizadas em um projeto de extensão universitária e que tiveram como base esses métodos, como forma de ilustrar as possibilidades que ambos fornecem aos professores para trabalhar com crianças que apresentam defasagem em seu processo de alfabetização. O trabalho será realizado mediante pesquisa bibliográfica e documental. Considera-se esse tema, bem como suas possibilidades de uso em sala de aula, relevante no contexto educacional nacional |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-07T17:37:35Z 2015-10-07T17:37:35Z 2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SALINA, Tatiane. As contribuições do método fônico nos anos iniciais de alfabetização. 2015. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. http://hdl.handle.net/11449/128231 000851115 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-06/000851115.pdf 5060520291120371 |
identifier_str_mv |
SALINA, Tatiane. As contribuições do método fônico nos anos iniciais de alfabetização. 2015. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. 000851115 5060520291120371 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/128231 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-06/000851115.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
48 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129188462329856 |