Ser agente cultural do programa escola integrada: possibilidades de novas experiências educativas, culturais e profissionais na vida desses sujeitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camila Carvalho dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BADNCC
Resumo: Esta pesquisa situa-se no diálogo de estudos sobre a Educação Integral no Brasil tendo como objeto empírico a atuação do agente cultural no Programa Escola Integrada da PBH. A pesquisa visa compreender as possíveis influências que a atuação como agente cultural no Programa Escola Integrada tem possibilitado na experiência dos sujeitos. A fim de alcançar os objetivos propostos neste trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa, sendo utilizados, como instrumentos de coleta de dados, a aplicação de um questionário e a entrevista com dois agentes culturais. Outros recursos utilizados no trabalho foram as observações de campo, o diário de campo e a coleta de dados secundários: textos, vídeos e outros documentos relacionados às experiências do agente cultural do Programa Escola Integrada. O referencial teórico utilizado é baseado, sobretudo, nos estudos de Teixeira (1954), Moll (2010), Freire (1996), Arroyo (2012). Os resultados nos permitiram perceber que os agentes culturais estabelecem uma relação afetuosa com seus educandos e o processo educativo nas oficinas se dá de uma maneira horizontal, onde ambos se escutam, se cuidam, tendo um vínculo para além da relação professor/aluno. Também apresentam grande afinidade com a comunidade onde trabalham e se tornam uma ponte entre a escola e a comunidade. Em relação à sua participação no Programa, veem na educação um instrumento de transformação social e apontam mudanças significativas em suas áreas profissional, financeira e cultural, após a inserção no PEI
id UFMG_8e8739869f78d611ab2ce873dc1ca9e0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-BADNCC
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Lucia Helena Alvarez LeiteJuarez Tarcisio DayrellPaulo Henrique de Queiroz NogueiraPatrícia Moulin MendonçaCamila Carvalho dos Santos2019-08-10T06:09:23Z2019-08-10T06:09:23Z2018-08-28http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BADNCCEsta pesquisa situa-se no diálogo de estudos sobre a Educação Integral no Brasil tendo como objeto empírico a atuação do agente cultural no Programa Escola Integrada da PBH. A pesquisa visa compreender as possíveis influências que a atuação como agente cultural no Programa Escola Integrada tem possibilitado na experiência dos sujeitos. A fim de alcançar os objetivos propostos neste trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa, sendo utilizados, como instrumentos de coleta de dados, a aplicação de um questionário e a entrevista com dois agentes culturais. Outros recursos utilizados no trabalho foram as observações de campo, o diário de campo e a coleta de dados secundários: textos, vídeos e outros documentos relacionados às experiências do agente cultural do Programa Escola Integrada. O referencial teórico utilizado é baseado, sobretudo, nos estudos de Teixeira (1954), Moll (2010), Freire (1996), Arroyo (2012). Os resultados nos permitiram perceber que os agentes culturais estabelecem uma relação afetuosa com seus educandos e o processo educativo nas oficinas se dá de uma maneira horizontal, onde ambos se escutam, se cuidam, tendo um vínculo para além da relação professor/aluno. Também apresentam grande afinidade com a comunidade onde trabalham e se tornam uma ponte entre a escola e a comunidade. Em relação à sua participação no Programa, veem na educação um instrumento de transformação social e apontam mudanças significativas em suas áreas profissional, financeira e cultural, após a inserção no PEIThis research is located in the dialogue of studies on Integral Education in Brazil, having as an empirical object the performance of the cultural agent in PBH's Integrated School Program. The research aims to understand the possible influences that the acting as cultural agent in the Integrated School Program has made possible in the subjects' experience. In order to reach the objectives proposed in this work, a qualitative research was carried out, using as a data collection tool the application of a questionnaire and the interview with two cultural agents. Other resources used in the work were the field observations, the field diary and the collection of secondary data: texts, videos and other documents related to the experiences of the cultural agent of the Integrated School Program. The theoretical framework used is based mainly on the studies of Teixeira (1954), Moll (2010), Freire (1996), Arroyo (2012). The results allowed us to perceive that cultural agents establish an affectionate relationship with their students and the educational process in the workshops takes place in a horizontal way, where both listen, take care and have a bond beyond the teacher / student relationship. They also have great affinity with the community where they work and become a bridge between the school and the community. In relation to their participation in the Program, they see in education an instrument of social transformation and point out significant changes in their professional, financial and cultural areas, after their insertion in the IEPUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGComunidade e escolaEducaçãoEducação Belo Horizonte (MG)Animadores culturaisEducação e EstadoPrograma Escola Integrada (Belo Horizonte)Educacao integralEnsino integradoPrograma Escola IntegradaEducação IntegralAgentes culturaisSer agente cultural do programa escola integrada: possibilidades de novas experiências educativas, culturais e profissionais na vida desses sujeitosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissert_oficial_camila_carvalho_dos_santos_ficha_catalogr_fica.pdfapplication/pdf1871814https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BADNCC/1/dissert_oficial_camila_carvalho_dos_santos_ficha_catalogr_fica.pdf54f095d2249b2320b47f5cafc5999443MD51TEXTdissert_oficial_camila_carvalho_dos_santos_ficha_catalogr_fica.pdf.txtdissert_oficial_camila_carvalho_dos_santos_ficha_catalogr_fica.pdf.txtExtracted texttext/plain404672https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BADNCC/2/dissert_oficial_camila_carvalho_dos_santos_ficha_catalogr_fica.pdf.txtd06f28d8361b49c6cef18ab94042132fMD521843/BUOS-BADNCC2019-11-14 03:58:35.787oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-BADNCCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:58:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ser agente cultural do programa escola integrada: possibilidades de novas experiências educativas, culturais e profissionais na vida desses sujeitos
title Ser agente cultural do programa escola integrada: possibilidades de novas experiências educativas, culturais e profissionais na vida desses sujeitos
spellingShingle Ser agente cultural do programa escola integrada: possibilidades de novas experiências educativas, culturais e profissionais na vida desses sujeitos
Camila Carvalho dos Santos
Programa Escola Integrada
Educação Integral
Agentes culturais
Comunidade e escola
Educação
Educação Belo Horizonte (MG)
Animadores culturais
Educação e Estado
Programa Escola Integrada (Belo Horizonte)
Educacao integral
Ensino integrado
title_short Ser agente cultural do programa escola integrada: possibilidades de novas experiências educativas, culturais e profissionais na vida desses sujeitos
title_full Ser agente cultural do programa escola integrada: possibilidades de novas experiências educativas, culturais e profissionais na vida desses sujeitos
title_fullStr Ser agente cultural do programa escola integrada: possibilidades de novas experiências educativas, culturais e profissionais na vida desses sujeitos
title_full_unstemmed Ser agente cultural do programa escola integrada: possibilidades de novas experiências educativas, culturais e profissionais na vida desses sujeitos
title_sort Ser agente cultural do programa escola integrada: possibilidades de novas experiências educativas, culturais e profissionais na vida desses sujeitos
author Camila Carvalho dos Santos
author_facet Camila Carvalho dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lucia Helena Alvarez Leite
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Juarez Tarcisio Dayrell
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Patrícia Moulin Mendonça
dc.contributor.author.fl_str_mv Camila Carvalho dos Santos
contributor_str_mv Lucia Helena Alvarez Leite
Juarez Tarcisio Dayrell
Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
Patrícia Moulin Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Escola Integrada
Educação Integral
Agentes culturais
topic Programa Escola Integrada
Educação Integral
Agentes culturais
Comunidade e escola
Educação
Educação Belo Horizonte (MG)
Animadores culturais
Educação e Estado
Programa Escola Integrada (Belo Horizonte)
Educacao integral
Ensino integrado
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Comunidade e escola
Educação
Educação Belo Horizonte (MG)
Animadores culturais
Educação e Estado
Programa Escola Integrada (Belo Horizonte)
Educacao integral
Ensino integrado
description Esta pesquisa situa-se no diálogo de estudos sobre a Educação Integral no Brasil tendo como objeto empírico a atuação do agente cultural no Programa Escola Integrada da PBH. A pesquisa visa compreender as possíveis influências que a atuação como agente cultural no Programa Escola Integrada tem possibilitado na experiência dos sujeitos. A fim de alcançar os objetivos propostos neste trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa, sendo utilizados, como instrumentos de coleta de dados, a aplicação de um questionário e a entrevista com dois agentes culturais. Outros recursos utilizados no trabalho foram as observações de campo, o diário de campo e a coleta de dados secundários: textos, vídeos e outros documentos relacionados às experiências do agente cultural do Programa Escola Integrada. O referencial teórico utilizado é baseado, sobretudo, nos estudos de Teixeira (1954), Moll (2010), Freire (1996), Arroyo (2012). Os resultados nos permitiram perceber que os agentes culturais estabelecem uma relação afetuosa com seus educandos e o processo educativo nas oficinas se dá de uma maneira horizontal, onde ambos se escutam, se cuidam, tendo um vínculo para além da relação professor/aluno. Também apresentam grande afinidade com a comunidade onde trabalham e se tornam uma ponte entre a escola e a comunidade. Em relação à sua participação no Programa, veem na educação um instrumento de transformação social e apontam mudanças significativas em suas áreas profissional, financeira e cultural, após a inserção no PEI
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T06:09:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T06:09:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BADNCC
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BADNCC
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BADNCC/1/dissert_oficial_camila_carvalho_dos_santos_ficha_catalogr_fica.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BADNCC/2/dissert_oficial_camila_carvalho_dos_santos_ficha_catalogr_fica.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 54f095d2249b2320b47f5cafc5999443
d06f28d8361b49c6cef18ab94042132f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589354779574272