Determinantes da persistência no ensino superior: um estudo sobre trajetórias e metas educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wellington Brilhante de Albuquerque Filho
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-8CSQD6
Resumo: Este estudo examina as várias linhas de causalidade que incidem sobre as trajetórias educacionais de estudantes que logram atingir o ensino superior, particularmente aqueles que, em contexto de expansão, se vêem relativamente livres das restrições estruturais que antes inviabilizavam seu ingresso e assim passam a enfrentar riscosprovenientes de aspectos ligados à socialização familiar e à estratificação social. Estas variáveis, associadas à posição social destes estudantes, exercem fortes restrições aos projetos de consecução de uma educação de nível superior. Do ponto de vistados gestores dos sistemas de ensino superior e também dos gestores das instituições propriamente ditas, estas novas clientelas requisitam cuidadosa atenção, uma vez que seus maiores riscos de interrupção de curso se constituem em obstáculo ao projeto de aumento das oportunidades educacionais de caráter pós-secundário no Brasil.
id UFMG_91f0fe450793fad81c47210bbeef5ef8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VCSA-8CSQD6
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Antonio Augusto Pereira PratesJose Francisco SoaresOtavio Soares DulciMaria Ligia Oliveira BarbosaAnna Edith Bellico da CostaWellington Brilhante de Albuquerque Filho2019-08-13T03:07:03Z2019-08-13T03:07:03Z2009-12-22http://hdl.handle.net/1843/VCSA-8CSQD6Este estudo examina as várias linhas de causalidade que incidem sobre as trajetórias educacionais de estudantes que logram atingir o ensino superior, particularmente aqueles que, em contexto de expansão, se vêem relativamente livres das restrições estruturais que antes inviabilizavam seu ingresso e assim passam a enfrentar riscosprovenientes de aspectos ligados à socialização familiar e à estratificação social. Estas variáveis, associadas à posição social destes estudantes, exercem fortes restrições aos projetos de consecução de uma educação de nível superior. Do ponto de vistados gestores dos sistemas de ensino superior e também dos gestores das instituições propriamente ditas, estas novas clientelas requisitam cuidadosa atenção, uma vez que seus maiores riscos de interrupção de curso se constituem em obstáculo ao projeto de aumento das oportunidades educacionais de caráter pós-secundário no Brasil.This study focus on the various kinds of risks higher education students face along their undergraduate studies, which can prevent their completion. During the expansion of enrolments in higher education, some structural bottlenecks were eliminated of the educational system, granting access to new clients, usually non-traditional students coming from undereducated family contexts. Disadvantaged social position at the stratification system exerts strong constraints on individual intentions towards a higher education degree. From public officers and institutional managers points of view, any policy toward an increase in the proportion of the cohort of students in brazilian higher education should consider the determinants and the probabilities of educational trajectory interruption.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSociologiaEducaçãoEstratificação socialEnsino Superior BrasilSociologiaEducaçãoEnsino superiorMetas educacionaisDeterminantes da persistência no ensino superior: um estudo sobre trajetórias e metas educacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_wellington__doutorado.pdfapplication/pdf2689419https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-8CSQD6/1/tese_wellington__doutorado.pdf9b99f0b92139f0b6ff84855f6ad385d0MD51TEXTtese_wellington__doutorado.pdf.txttese_wellington__doutorado.pdf.txtExtracted texttext/plain882417https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-8CSQD6/2/tese_wellington__doutorado.pdf.txted794e1511573c6d7ec4bbd5447fb7c3MD521843/VCSA-8CSQD62019-11-14 20:56:27.896oai:repositorio.ufmg.br:1843/VCSA-8CSQD6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:56:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Determinantes da persistência no ensino superior: um estudo sobre trajetórias e metas educacionais
title Determinantes da persistência no ensino superior: um estudo sobre trajetórias e metas educacionais
spellingShingle Determinantes da persistência no ensino superior: um estudo sobre trajetórias e metas educacionais
Wellington Brilhante de Albuquerque Filho
Sociologia
Educação
Ensino superior
Metas educacionais
Sociologia
Educação
Estratificação social
Ensino Superior Brasil
title_short Determinantes da persistência no ensino superior: um estudo sobre trajetórias e metas educacionais
title_full Determinantes da persistência no ensino superior: um estudo sobre trajetórias e metas educacionais
title_fullStr Determinantes da persistência no ensino superior: um estudo sobre trajetórias e metas educacionais
title_full_unstemmed Determinantes da persistência no ensino superior: um estudo sobre trajetórias e metas educacionais
title_sort Determinantes da persistência no ensino superior: um estudo sobre trajetórias e metas educacionais
author Wellington Brilhante de Albuquerque Filho
author_facet Wellington Brilhante de Albuquerque Filho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonio Augusto Pereira Prates
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jose Francisco Soares
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Otavio Soares Dulci
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria Ligia Oliveira Barbosa
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Anna Edith Bellico da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Wellington Brilhante de Albuquerque Filho
contributor_str_mv Antonio Augusto Pereira Prates
Jose Francisco Soares
Otavio Soares Dulci
Maria Ligia Oliveira Barbosa
Anna Edith Bellico da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Educação
Ensino superior
Metas educacionais
topic Sociologia
Educação
Ensino superior
Metas educacionais
Sociologia
Educação
Estratificação social
Ensino Superior Brasil
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Sociologia
Educação
Estratificação social
Ensino Superior Brasil
description Este estudo examina as várias linhas de causalidade que incidem sobre as trajetórias educacionais de estudantes que logram atingir o ensino superior, particularmente aqueles que, em contexto de expansão, se vêem relativamente livres das restrições estruturais que antes inviabilizavam seu ingresso e assim passam a enfrentar riscosprovenientes de aspectos ligados à socialização familiar e à estratificação social. Estas variáveis, associadas à posição social destes estudantes, exercem fortes restrições aos projetos de consecução de uma educação de nível superior. Do ponto de vistados gestores dos sistemas de ensino superior e também dos gestores das instituições propriamente ditas, estas novas clientelas requisitam cuidadosa atenção, uma vez que seus maiores riscos de interrupção de curso se constituem em obstáculo ao projeto de aumento das oportunidades educacionais de caráter pós-secundário no Brasil.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T03:07:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T03:07:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VCSA-8CSQD6
url http://hdl.handle.net/1843/VCSA-8CSQD6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-8CSQD6/1/tese_wellington__doutorado.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-8CSQD6/2/tese_wellington__doutorado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b99f0b92139f0b6ff84855f6ad385d0
ed794e1511573c6d7ec4bbd5447fb7c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676708763402240