Determinantes da persistência no ensino superior: um estudo sobre trajetórias e metas educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VCSA-8CSQD6 |
Resumo: | Este estudo examina as várias linhas de causalidade que incidem sobre as trajetórias educacionais de estudantes que logram atingir o ensino superior, particularmente aqueles que, em contexto de expansão, se vêem relativamente livres das restrições estruturais que antes inviabilizavam seu ingresso e assim passam a enfrentar riscosprovenientes de aspectos ligados à socialização familiar e à estratificação social. Estas variáveis, associadas à posição social destes estudantes, exercem fortes restrições aos projetos de consecução de uma educação de nível superior. Do ponto de vistados gestores dos sistemas de ensino superior e também dos gestores das instituições propriamente ditas, estas novas clientelas requisitam cuidadosa atenção, uma vez que seus maiores riscos de interrupção de curso se constituem em obstáculo ao projeto de aumento das oportunidades educacionais de caráter pós-secundário no Brasil. |
id |
UFMG_91f0fe450793fad81c47210bbeef5ef8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VCSA-8CSQD6 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Antonio Augusto Pereira PratesJose Francisco SoaresOtavio Soares DulciMaria Ligia Oliveira BarbosaAnna Edith Bellico da CostaWellington Brilhante de Albuquerque Filho2019-08-13T03:07:03Z2019-08-13T03:07:03Z2009-12-22http://hdl.handle.net/1843/VCSA-8CSQD6Este estudo examina as várias linhas de causalidade que incidem sobre as trajetórias educacionais de estudantes que logram atingir o ensino superior, particularmente aqueles que, em contexto de expansão, se vêem relativamente livres das restrições estruturais que antes inviabilizavam seu ingresso e assim passam a enfrentar riscosprovenientes de aspectos ligados à socialização familiar e à estratificação social. Estas variáveis, associadas à posição social destes estudantes, exercem fortes restrições aos projetos de consecução de uma educação de nível superior. Do ponto de vistados gestores dos sistemas de ensino superior e também dos gestores das instituições propriamente ditas, estas novas clientelas requisitam cuidadosa atenção, uma vez que seus maiores riscos de interrupção de curso se constituem em obstáculo ao projeto de aumento das oportunidades educacionais de caráter pós-secundário no Brasil.This study focus on the various kinds of risks higher education students face along their undergraduate studies, which can prevent their completion. During the expansion of enrolments in higher education, some structural bottlenecks were eliminated of the educational system, granting access to new clients, usually non-traditional students coming from undereducated family contexts. Disadvantaged social position at the stratification system exerts strong constraints on individual intentions towards a higher education degree. From public officers and institutional managers points of view, any policy toward an increase in the proportion of the cohort of students in brazilian higher education should consider the determinants and the probabilities of educational trajectory interruption.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSociologiaEducaçãoEstratificação socialEnsino Superior BrasilSociologiaEducaçãoEnsino superiorMetas educacionaisDeterminantes da persistência no ensino superior: um estudo sobre trajetórias e metas educacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_wellington__doutorado.pdfapplication/pdf2689419https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-8CSQD6/1/tese_wellington__doutorado.pdf9b99f0b92139f0b6ff84855f6ad385d0MD51TEXTtese_wellington__doutorado.pdf.txttese_wellington__doutorado.pdf.txtExtracted texttext/plain882417https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-8CSQD6/2/tese_wellington__doutorado.pdf.txted794e1511573c6d7ec4bbd5447fb7c3MD521843/VCSA-8CSQD62019-11-14 20:56:27.896oai:repositorio.ufmg.br:1843/VCSA-8CSQD6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:56:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Determinantes da persistência no ensino superior: um estudo sobre trajetórias e metas educacionais |
title |
Determinantes da persistência no ensino superior: um estudo sobre trajetórias e metas educacionais |
spellingShingle |
Determinantes da persistência no ensino superior: um estudo sobre trajetórias e metas educacionais Wellington Brilhante de Albuquerque Filho Sociologia Educação Ensino superior Metas educacionais Sociologia Educação Estratificação social Ensino Superior Brasil |
title_short |
Determinantes da persistência no ensino superior: um estudo sobre trajetórias e metas educacionais |
title_full |
Determinantes da persistência no ensino superior: um estudo sobre trajetórias e metas educacionais |
title_fullStr |
Determinantes da persistência no ensino superior: um estudo sobre trajetórias e metas educacionais |
title_full_unstemmed |
Determinantes da persistência no ensino superior: um estudo sobre trajetórias e metas educacionais |
title_sort |
Determinantes da persistência no ensino superior: um estudo sobre trajetórias e metas educacionais |
author |
Wellington Brilhante de Albuquerque Filho |
author_facet |
Wellington Brilhante de Albuquerque Filho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Antonio Augusto Pereira Prates |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Jose Francisco Soares |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Otavio Soares Dulci |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Maria Ligia Oliveira Barbosa |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Anna Edith Bellico da Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wellington Brilhante de Albuquerque Filho |
contributor_str_mv |
Antonio Augusto Pereira Prates Jose Francisco Soares Otavio Soares Dulci Maria Ligia Oliveira Barbosa Anna Edith Bellico da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia Educação Ensino superior Metas educacionais |
topic |
Sociologia Educação Ensino superior Metas educacionais Sociologia Educação Estratificação social Ensino Superior Brasil |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Sociologia Educação Estratificação social Ensino Superior Brasil |
description |
Este estudo examina as várias linhas de causalidade que incidem sobre as trajetórias educacionais de estudantes que logram atingir o ensino superior, particularmente aqueles que, em contexto de expansão, se vêem relativamente livres das restrições estruturais que antes inviabilizavam seu ingresso e assim passam a enfrentar riscosprovenientes de aspectos ligados à socialização familiar e à estratificação social. Estas variáveis, associadas à posição social destes estudantes, exercem fortes restrições aos projetos de consecução de uma educação de nível superior. Do ponto de vistados gestores dos sistemas de ensino superior e também dos gestores das instituições propriamente ditas, estas novas clientelas requisitam cuidadosa atenção, uma vez que seus maiores riscos de interrupção de curso se constituem em obstáculo ao projeto de aumento das oportunidades educacionais de caráter pós-secundário no Brasil. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-12-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T03:07:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T03:07:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VCSA-8CSQD6 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VCSA-8CSQD6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-8CSQD6/1/tese_wellington__doutorado.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-8CSQD6/2/tese_wellington__doutorado.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9b99f0b92139f0b6ff84855f6ad385d0 ed794e1511573c6d7ec4bbd5447fb7c3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589231239495680 |