Teste de evidência como atividade investigativa sobre transgenia e técnica de DNA recombinante para alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabricio Thiago Moura Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2N6A
Resumo: O Ensino de Ciências por Investigação tem se tornado, em conjunto com a proposta Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), uma estratégia de ensino do professor para a construção do conhecimento científico do educando, possibilitando a formação de cidadãos com a capacidade de tomada de decisões. Devido aos recorrentes avanços da biotecnologia e a inserção da sociedade em discussões sobre os produtos transgênicos, este trabalho teve por objetivo mapear por meio de Testes de Evidências a estrutura cognitiva de alunos do Ensino Médio sobre o tema e construir conhecimentos científicos que permitam a formação de educandos aptos a criticar e a debater seus pontos de vista. Os resultados obtidos sugerem que os educandos possuem conhecimentos incipientes sobre transgênicos e que a intervenção pedagógica possibilitou a construção de conceitos, capacitando-os a criticar informações e reafirmando o valor dos Testes de Evidências como atividade investigativa para detecção e construção de conhecimentos científicos.
id UFMG_929f8e2102c25547be07d41582c3d44e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9Z2N6A
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Heslley Machado SilvaFabricio Thiago Moura Oliveira2019-08-13T20:42:43Z2019-08-13T20:42:43Z2014-12-06http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2N6AO Ensino de Ciências por Investigação tem se tornado, em conjunto com a proposta Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), uma estratégia de ensino do professor para a construção do conhecimento científico do educando, possibilitando a formação de cidadãos com a capacidade de tomada de decisões. Devido aos recorrentes avanços da biotecnologia e a inserção da sociedade em discussões sobre os produtos transgênicos, este trabalho teve por objetivo mapear por meio de Testes de Evidências a estrutura cognitiva de alunos do Ensino Médio sobre o tema e construir conhecimentos científicos que permitam a formação de educandos aptos a criticar e a debater seus pontos de vista. Os resultados obtidos sugerem que os educandos possuem conhecimentos incipientes sobre transgênicos e que a intervenção pedagógica possibilitou a construção de conceitos, capacitando-os a criticar informações e reafirmando o valor dos Testes de Evidências como atividade investigativa para detecção e construção de conhecimentos científicos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCiência Estudo e ensino  Alimentos geneticamente modificadosOrganismos transgênicosEnsino por InvestigaçãoCiênciaTeste de evidênciasBiotecnologiaTecnologia e Sociedade (CTS)Teste de evidência como atividade investigativa sobre transgenia e técnica de DNA recombinante para alunos do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfabr_cio_thiago_moura_oliveira.pdfapplication/pdf1185972https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9Z2N6A/1/fabr_cio_thiago_moura_oliveira.pdf816bf4d0346a163b8b31bbef0290398cMD51TEXTfabr_cio_thiago_moura_oliveira.pdf.txtfabr_cio_thiago_moura_oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain76924https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9Z2N6A/2/fabr_cio_thiago_moura_oliveira.pdf.txtf0fec941ab83c5be828e288b0891444eMD521843/BUOS-9Z2N6A2019-11-14 16:09:24.929oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9Z2N6ARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:09:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teste de evidência como atividade investigativa sobre transgenia e técnica de DNA recombinante para alunos do ensino médio
title Teste de evidência como atividade investigativa sobre transgenia e técnica de DNA recombinante para alunos do ensino médio
spellingShingle Teste de evidência como atividade investigativa sobre transgenia e técnica de DNA recombinante para alunos do ensino médio
Fabricio Thiago Moura Oliveira
Ensino por Investigação
Ciência
Teste de evidências
Biotecnologia
Tecnologia e Sociedade (CTS)
Ciência Estudo e ensino  
Alimentos geneticamente modificados
Organismos transgênicos
title_short Teste de evidência como atividade investigativa sobre transgenia e técnica de DNA recombinante para alunos do ensino médio
title_full Teste de evidência como atividade investigativa sobre transgenia e técnica de DNA recombinante para alunos do ensino médio
title_fullStr Teste de evidência como atividade investigativa sobre transgenia e técnica de DNA recombinante para alunos do ensino médio
title_full_unstemmed Teste de evidência como atividade investigativa sobre transgenia e técnica de DNA recombinante para alunos do ensino médio
title_sort Teste de evidência como atividade investigativa sobre transgenia e técnica de DNA recombinante para alunos do ensino médio
author Fabricio Thiago Moura Oliveira
author_facet Fabricio Thiago Moura Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Heslley Machado Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabricio Thiago Moura Oliveira
contributor_str_mv Heslley Machado Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino por Investigação
Ciência
Teste de evidências
Biotecnologia
Tecnologia e Sociedade (CTS)
topic Ensino por Investigação
Ciência
Teste de evidências
Biotecnologia
Tecnologia e Sociedade (CTS)
Ciência Estudo e ensino  
Alimentos geneticamente modificados
Organismos transgênicos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ciência Estudo e ensino  
Alimentos geneticamente modificados
Organismos transgênicos
description O Ensino de Ciências por Investigação tem se tornado, em conjunto com a proposta Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), uma estratégia de ensino do professor para a construção do conhecimento científico do educando, possibilitando a formação de cidadãos com a capacidade de tomada de decisões. Devido aos recorrentes avanços da biotecnologia e a inserção da sociedade em discussões sobre os produtos transgênicos, este trabalho teve por objetivo mapear por meio de Testes de Evidências a estrutura cognitiva de alunos do Ensino Médio sobre o tema e construir conhecimentos científicos que permitam a formação de educandos aptos a criticar e a debater seus pontos de vista. Os resultados obtidos sugerem que os educandos possuem conhecimentos incipientes sobre transgênicos e que a intervenção pedagógica possibilitou a construção de conceitos, capacitando-os a criticar informações e reafirmando o valor dos Testes de Evidências como atividade investigativa para detecção e construção de conhecimentos científicos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T20:42:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T20:42:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2N6A
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2N6A
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9Z2N6A/1/fabr_cio_thiago_moura_oliveira.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9Z2N6A/2/fabr_cio_thiago_moura_oliveira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 816bf4d0346a163b8b31bbef0290398c
f0fec941ab83c5be828e288b0891444e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589217223180288