Teste de evidência como atividade investigativa sobre transgenia e técnica de DNA recombinante para alunos do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2N6A |
Resumo: | O Ensino de Ciências por Investigação tem se tornado, em conjunto com a proposta Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), uma estratégia de ensino do professor para a construção do conhecimento científico do educando, possibilitando a formação de cidadãos com a capacidade de tomada de decisões. Devido aos recorrentes avanços da biotecnologia e a inserção da sociedade em discussões sobre os produtos transgênicos, este trabalho teve por objetivo mapear por meio de Testes de Evidências a estrutura cognitiva de alunos do Ensino Médio sobre o tema e construir conhecimentos científicos que permitam a formação de educandos aptos a criticar e a debater seus pontos de vista. Os resultados obtidos sugerem que os educandos possuem conhecimentos incipientes sobre transgênicos e que a intervenção pedagógica possibilitou a construção de conceitos, capacitando-os a criticar informações e reafirmando o valor dos Testes de Evidências como atividade investigativa para detecção e construção de conhecimentos científicos. |
id |
UFMG_929f8e2102c25547be07d41582c3d44e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9Z2N6A |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Heslley Machado SilvaFabricio Thiago Moura Oliveira2019-08-13T20:42:43Z2019-08-13T20:42:43Z2014-12-06http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2N6AO Ensino de Ciências por Investigação tem se tornado, em conjunto com a proposta Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), uma estratégia de ensino do professor para a construção do conhecimento científico do educando, possibilitando a formação de cidadãos com a capacidade de tomada de decisões. Devido aos recorrentes avanços da biotecnologia e a inserção da sociedade em discussões sobre os produtos transgênicos, este trabalho teve por objetivo mapear por meio de Testes de Evidências a estrutura cognitiva de alunos do Ensino Médio sobre o tema e construir conhecimentos científicos que permitam a formação de educandos aptos a criticar e a debater seus pontos de vista. Os resultados obtidos sugerem que os educandos possuem conhecimentos incipientes sobre transgênicos e que a intervenção pedagógica possibilitou a construção de conceitos, capacitando-os a criticar informações e reafirmando o valor dos Testes de Evidências como atividade investigativa para detecção e construção de conhecimentos científicos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCiência Estudo e ensino Alimentos geneticamente modificadosOrganismos transgênicosEnsino por InvestigaçãoCiênciaTeste de evidênciasBiotecnologiaTecnologia e Sociedade (CTS)Teste de evidência como atividade investigativa sobre transgenia e técnica de DNA recombinante para alunos do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfabr_cio_thiago_moura_oliveira.pdfapplication/pdf1185972https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9Z2N6A/1/fabr_cio_thiago_moura_oliveira.pdf816bf4d0346a163b8b31bbef0290398cMD51TEXTfabr_cio_thiago_moura_oliveira.pdf.txtfabr_cio_thiago_moura_oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain76924https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9Z2N6A/2/fabr_cio_thiago_moura_oliveira.pdf.txtf0fec941ab83c5be828e288b0891444eMD521843/BUOS-9Z2N6A2019-11-14 16:09:24.929oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9Z2N6ARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:09:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Teste de evidência como atividade investigativa sobre transgenia e técnica de DNA recombinante para alunos do ensino médio |
title |
Teste de evidência como atividade investigativa sobre transgenia e técnica de DNA recombinante para alunos do ensino médio |
spellingShingle |
Teste de evidência como atividade investigativa sobre transgenia e técnica de DNA recombinante para alunos do ensino médio Fabricio Thiago Moura Oliveira Ensino por Investigação Ciência Teste de evidências Biotecnologia Tecnologia e Sociedade (CTS) Ciência Estudo e ensino Alimentos geneticamente modificados Organismos transgênicos |
title_short |
Teste de evidência como atividade investigativa sobre transgenia e técnica de DNA recombinante para alunos do ensino médio |
title_full |
Teste de evidência como atividade investigativa sobre transgenia e técnica de DNA recombinante para alunos do ensino médio |
title_fullStr |
Teste de evidência como atividade investigativa sobre transgenia e técnica de DNA recombinante para alunos do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Teste de evidência como atividade investigativa sobre transgenia e técnica de DNA recombinante para alunos do ensino médio |
title_sort |
Teste de evidência como atividade investigativa sobre transgenia e técnica de DNA recombinante para alunos do ensino médio |
author |
Fabricio Thiago Moura Oliveira |
author_facet |
Fabricio Thiago Moura Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Heslley Machado Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fabricio Thiago Moura Oliveira |
contributor_str_mv |
Heslley Machado Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino por Investigação Ciência Teste de evidências Biotecnologia Tecnologia e Sociedade (CTS) |
topic |
Ensino por Investigação Ciência Teste de evidências Biotecnologia Tecnologia e Sociedade (CTS) Ciência Estudo e ensino Alimentos geneticamente modificados Organismos transgênicos |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Ciência Estudo e ensino Alimentos geneticamente modificados Organismos transgênicos |
description |
O Ensino de Ciências por Investigação tem se tornado, em conjunto com a proposta Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), uma estratégia de ensino do professor para a construção do conhecimento científico do educando, possibilitando a formação de cidadãos com a capacidade de tomada de decisões. Devido aos recorrentes avanços da biotecnologia e a inserção da sociedade em discussões sobre os produtos transgênicos, este trabalho teve por objetivo mapear por meio de Testes de Evidências a estrutura cognitiva de alunos do Ensino Médio sobre o tema e construir conhecimentos científicos que permitam a formação de educandos aptos a criticar e a debater seus pontos de vista. Os resultados obtidos sugerem que os educandos possuem conhecimentos incipientes sobre transgênicos e que a intervenção pedagógica possibilitou a construção de conceitos, capacitando-os a criticar informações e reafirmando o valor dos Testes de Evidências como atividade investigativa para detecção e construção de conhecimentos científicos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-12-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T20:42:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T20:42:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2N6A |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2N6A |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9Z2N6A/1/fabr_cio_thiago_moura_oliveira.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9Z2N6A/2/fabr_cio_thiago_moura_oliveira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
816bf4d0346a163b8b31bbef0290398c f0fec941ab83c5be828e288b0891444e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589217223180288 |