Um estudo sobre as especificidades dos/as educandos/as nas propostas pedagógicas de educação de jovens e adultos-EJA: tudo junto e misturado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jerry Adriani da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87XHBA
Resumo: Tornou-se comum no meio educacional afirmar que as propostas pedagógicas de EJA são organizadas para atender às necessidades básicas de aprendizagens dos/as jovens e adultos/as e para acolher as especificidades educativas de seu público. O presente trabalho buscou descrever e analisar, por meio de observações, análise documental e entrevistas, se os/as educandos/as são, de fato, reconhecidos/as nas propostas pedagógicas de estabelecimentos de EJA, localizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte (um municipal, um estadual e outro do Sistema FIEMG). Foram selecionados treze atores: sete educandos/as e seis educadores/as, escolhidos/as em função de suas participações em contextos sociais e envolvimento nas atividades e práticas escolares. Indagou-se aos/as educandos/as se eles se reconhecem nessas propostas e como os outros elementos constitutivos das suas identidades são tratados pelos estabelecimentos de ensino. Os dados empíricos coletados revelaram que o currículo da EJA, na maioria das vezes, silencia temáticas como o racismo, o sexismo e a homofobia, além de não atentar para as relações estabelecidas entre os jovens e adultos pobres, trabalhadores e moradores da periferia. Num primeiro momento, é apresentada a inserção do pesquisador na área da EJA e também uma visão panorâmica dessa modalidade educativa. Além disso, delineia-se o percurso metodológico. O capítulo dois é uma tentativa de se pensar como se processa o jogo das diferenças no contexto da EJA. Descrevem-se e analisam-se quatro especificidades dos/as educandos/as (gênero, sexualidades, as relações étnico-raciais e a dimensão religiosa). No momento seguinte, tomam-se como objeto de análise outras especificidades dos sujeitos da EJA (periferia, pobreza, desigualdade e vulnerabilidade social, mundo do trabalho e diversidade etária e geracional) que se articulam com as necessidades básicas de aprendizagem do público, mas que nem sempre são colocadas em evidência nas propostas pedagógicas das escolas. No capítulo quatro, são abordados os princípios que embasam as propostas de EJA, bem como os pontos divergentes e comuns nessas propostas: as adequações de tempo, espaço, organização curricular e avaliação, além do ponto de vista dos/as educandos/as sobre essas propostas de EJA. Nas considerações finais, depois de retomar fundamentos e princípios que sustentam o campo da EJA, procura-se colocar em evidência as especificidades dos sujeitos, pontos que nem sempre são abordados nas propostas analisadas.
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No momento seguinte, tomam-se como objeto de análise outras especificidades dos sujeitos da EJA (periferia, pobreza, desigualdade e vulnerabilidade social, mundo do trabalho e diversidade etária e geracional) que se articulam com as necessidades básicas de aprendizagem do público, mas que nem sempre são colocadas em evidência nas propostas pedagógicas das escolas. No capítulo quatro, são abordados os princípios que embasam as propostas de EJA, bem como os pontos divergentes e comuns nessas propostas: as adequações de tempo, espaço, organização curricular e avaliação, além do ponto de vista dos/as educandos/as sobre essas propostas de EJA. Nas considerações finais, depois de retomar fundamentos e princípios que sustentam o campo da EJA, procura-se colocar em evidência as especificidades dos sujeitos, pontos que nem sempre são abordados nas propostas analisadas.It was became common in the educational ambient affirming that the pedagogical propositions of the Adults and Young People Education has been organized to attend the basic necessity for the apprenticeships of the young people and adults and welcoming the educative specificities of their public. The present study looked for describing and analysing through observations, documental analysis and interviews if actually the students have been organized in the pedagogical propositions in the schools of Adults and Young People Education situated in municipal districts of Belo Horizonte metropolitan region (a municipal school, a state school, another of the FIEMG System). It was selected thirteen actors: seven sudents and six educators that they were chosen by their participations in social context and involviment in the activities and practices of the school. It was inquired for the students if they have been recognized in those propositions and how the elements that compose their individuality have been treated by the schools. The collected empiric data reveal that in most of time that the curriculum of the Adults and Young People Education silences the thematic like racism, sexism and homophobia and it doesnt consider the established relations between the poor young people and poor adults, laborious people, residents in the periphery. In a first moment, it has been showed the insertion of the researcher in the area of Adults and Young People Education and also a view of this educative modality. Furthermore, it has been delineated the methodologic course. The chapter two has an experiment to think how the role of diferences procedures in the context of the Adults and Young People Education. Four specificities of the students have been described and analysed (gender, sexuality, ethnical and racial relations and a religious dimension). In the next moment, its taken others specificities from subjects of Adults and Young People Education like objects of analysis (poorness, social vulnerable, periphery, age and generation diversity and world of working) that become linked with the basic necessity of the public apprenticeship, but they are not placed in evidence in the pedagogical propositions of the schools. In the chapter four has been approched the principles that base the Adults and Young People Education propositions, as well as the divergent and common points in those propositions: the time adequation, space, curricular organization and valuation, further on the view-point of students about those Adults and Young people Education propositions. At the final consideration, after retaking the basis and principles that sustain the field of Adults and Young people Education, it has looked for placing in evidence the subjects specificities that many times they dont have been approched in the analysed propositions.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoCurrículo escolarEducação de adultosDiversidade cultural e propostas pedagógicas de EJAEspecificidades dos sujeitos da EJAUm estudo sobre as especificidades dos/as educandos/as nas propostas pedagógicas de educação de jovens e adultos-EJA: tudo junto e misturadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_jerry_adriani_da_silva.pdfapplication/pdf2256632https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87XHBA/1/disserta__o_jerry_adriani_da_silva.pdf11e06e6c390dc7acf1241524ae714360MD51TEXTdisserta__o_jerry_adriani_da_silva.pdf.txtdisserta__o_jerry_adriani_da_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain496964https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87XHBA/2/disserta__o_jerry_adriani_da_silva.pdf.txtd600b8db7224e138d40e943f51b988d6MD521843/FAEC-87XHBA2019-11-14 18:19:36.172oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-87XHBARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:19:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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