Lendo, fazendo e contextualizando a arte local de Mariana: fundamentos de Ana Mae Barbosa para o ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NRHC5 |
Resumo: | O presente trabalho é um relato de uma prática pedagógica que tem como objetivo a inserção da Abordagem Triangular, defendida pela arte educadora Ana Mae Barbosa, que se baseia na nos três eixos: contextualizar, apreciar e fazer, que será desenvolvido com a turma do 8º Ano do Ensino Fundamental II do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto- Unidade II. O trabalho teve como análise a obra e arte do artista local Cesar Augusto Ferreira Guimarães que desenvolve o trabalho de entalhe em madeira do casario barroco, um tema referente ao contexto dos alunos. Conclui-se que a Abordagem Triangular tem um efeito muito positivo no desenvolvimento dos alunos, pois proporciona a experimentação de diversos recursos e interação com sua realidade, ampliando a cultura dos alunos e ainda valorizando a produção artística local. |
id |
UFMG_94197ef3d2961b93a24e086cca6a8522 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9NRHC5 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Luis Moraes CoelhoMaurício Silva GinoEvandro Jose Lemos da CunhaAndréa da Silva Melo2019-08-14T10:59:06Z2019-08-14T10:59:06Z2013-12-15http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NRHC5O presente trabalho é um relato de uma prática pedagógica que tem como objetivo a inserção da Abordagem Triangular, defendida pela arte educadora Ana Mae Barbosa, que se baseia na nos três eixos: contextualizar, apreciar e fazer, que será desenvolvido com a turma do 8º Ano do Ensino Fundamental II do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto- Unidade II. O trabalho teve como análise a obra e arte do artista local Cesar Augusto Ferreira Guimarães que desenvolve o trabalho de entalhe em madeira do casario barroco, um tema referente ao contexto dos alunos. Conclui-se que a Abordagem Triangular tem um efeito muito positivo no desenvolvimento dos alunos, pois proporciona a experimentação de diversos recursos e interação com sua realidade, ampliando a cultura dos alunos e ainda valorizando a produção artística local.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtesArte e educaçãoAbordagem TriangularArte no Ensino FundamentalLendo, fazendo e contextualizando a arte local de Mariana: fundamentos de Ana Mae Barbosa para o ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALandrea_da_silva_melo.ok.pdfapplication/pdf1318073https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NRHC5/1/andrea_da_silva_melo.ok.pdf6c10075917146777d429adcd4ed49cc3MD51TEXTandrea_da_silva_melo.ok.pdf.txtandrea_da_silva_melo.ok.pdf.txtExtracted texttext/plain50336https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NRHC5/2/andrea_da_silva_melo.ok.pdf.txt16c4b8bb749a4c6d3258b794ee1ab7b3MD521843/BUOS-9NRHC52019-11-14 12:18:02.794oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9NRHC5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:18:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Lendo, fazendo e contextualizando a arte local de Mariana: fundamentos de Ana Mae Barbosa para o ensino fundamental |
title |
Lendo, fazendo e contextualizando a arte local de Mariana: fundamentos de Ana Mae Barbosa para o ensino fundamental |
spellingShingle |
Lendo, fazendo e contextualizando a arte local de Mariana: fundamentos de Ana Mae Barbosa para o ensino fundamental Andréa da Silva Melo Arte e educação Abordagem Triangular Arte no Ensino Fundamental Artes |
title_short |
Lendo, fazendo e contextualizando a arte local de Mariana: fundamentos de Ana Mae Barbosa para o ensino fundamental |
title_full |
Lendo, fazendo e contextualizando a arte local de Mariana: fundamentos de Ana Mae Barbosa para o ensino fundamental |
title_fullStr |
Lendo, fazendo e contextualizando a arte local de Mariana: fundamentos de Ana Mae Barbosa para o ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Lendo, fazendo e contextualizando a arte local de Mariana: fundamentos de Ana Mae Barbosa para o ensino fundamental |
title_sort |
Lendo, fazendo e contextualizando a arte local de Mariana: fundamentos de Ana Mae Barbosa para o ensino fundamental |
author |
Andréa da Silva Melo |
author_facet |
Andréa da Silva Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luis Moraes Coelho |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maurício Silva Gino |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andréa da Silva Melo |
contributor_str_mv |
Luis Moraes Coelho Maurício Silva Gino Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte e educação Abordagem Triangular Arte no Ensino Fundamental |
topic |
Arte e educação Abordagem Triangular Arte no Ensino Fundamental Artes |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Artes |
description |
O presente trabalho é um relato de uma prática pedagógica que tem como objetivo a inserção da Abordagem Triangular, defendida pela arte educadora Ana Mae Barbosa, que se baseia na nos três eixos: contextualizar, apreciar e fazer, que será desenvolvido com a turma do 8º Ano do Ensino Fundamental II do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto- Unidade II. O trabalho teve como análise a obra e arte do artista local Cesar Augusto Ferreira Guimarães que desenvolve o trabalho de entalhe em madeira do casario barroco, um tema referente ao contexto dos alunos. Conclui-se que a Abordagem Triangular tem um efeito muito positivo no desenvolvimento dos alunos, pois proporciona a experimentação de diversos recursos e interação com sua realidade, ampliando a cultura dos alunos e ainda valorizando a produção artística local. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-12-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T10:59:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T10:59:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NRHC5 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NRHC5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NRHC5/1/andrea_da_silva_melo.ok.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NRHC5/2/andrea_da_silva_melo.ok.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6c10075917146777d429adcd4ed49cc3 16c4b8bb749a4c6d3258b794ee1ab7b3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589401363611648 |