Arteduca : uma abordagem transdisciplinar para o ensino da arte em rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campello, Sheila Maria Conde Rocha
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16045
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Pós-Graduação em Arte, 2013.
id UNB_a7da9c33eb7ea7a227001115d8588574
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/16045
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Arteduca : uma abordagem transdisciplinar para o ensino da arte em redeArte e educaçãoCibereducação em arteAutopoieseAbordagem triangularTransdisciplinaridadeTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Pós-Graduação em Arte, 2013.O termo Arteduca é um neologismo que resulta da junção dos termos arte e educação. A contribuição desta tese no campo da educação a distancia em arte e tecnologia está na apresentação da proposta metodológica resultante do planejamento e oferta do curso de especialização Arteduca: arte, educação e tecnologias contemporâneas. Denominamos, no texto da tese, essa nova modalidade de ensino e aprendizagem como cibereducação em arte. Os fundamentos metodológicos recorrem à teoria autopoiética de Humberto Maturana e Francisco Varela; aos princípios da transdisciplinaridade; à teoria da complexidade, apresentada por Edgar Morin; à Abordagem Triangular, sistematizada por Ana Mae Barbosa e enriquecida por teorias estéticas aplicadas à interpretação da imagem; ao construcionismo aplicado ao uso pedagógico dos computadores; à etnografia aplicada aos projetos de ensino e aprendizagem, fundamentada em teóricos do campo da Antropologia Cultural e em experiências desenvolvidas em parceria com Leda Guimarães, no contexto do curso Arteduca e da Licenciatura em Artes Visuais, do Programa Pró-licenciatura. A tese é prática-teórica e apresenta resultados consistentes do trabalho iniciado em 2003. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe term Arteduca is a neologism that results from the combination of the terms art and education. This thesis proposes a methodological approach to the Arteduca: Art, Education and Contemporary Technologies specialization course, that contributes to the improvement for the field of art and technology online education. We denominate, in the thesis text, this new modality of teaching and learning as cybereducation in art. The methodological foundation is based on Humberto Maturana and Francisco Varela’s autopoietic theory; in the principles of the transdisciplinar approach; in the complexity theory, presented by Edgar Morin; in the Triangular Approach, systematized by Ana Mae Barbosa and enriched with aesthetic theories applied to the image interpretation; in the constructionism applied to the educational use of computers; as well as in the ethnography applied to teaching and learning projects, reasoned in theorists from the Cultural Antropology field and in experiments developed in partnership with Leda Guimarães, in the Arteduca course and in the degree in Visual Arts from the Pró-licenciatura program. This thesis is a result of the practical and theoretical research and presents consistent results of the work initiated in 2003.Venturelli, SuzeteCampello, Sheila Maria Conde Rocha2014-08-08T11:28:39Z2014-08-08T11:28:39Z2014-08-082013-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCAMPELLO, Sheila Maria Conde Rocha. Arteduca: uma abordagem transdisciplinar para o ensino da arte em rede. 2013. 315 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16045A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-10T12:52:11Zoai:repositorio.unb.br:10482/16045Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-10T12:52:11Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Arteduca : uma abordagem transdisciplinar para o ensino da arte em rede
title Arteduca : uma abordagem transdisciplinar para o ensino da arte em rede
spellingShingle Arteduca : uma abordagem transdisciplinar para o ensino da arte em rede
Campello, Sheila Maria Conde Rocha
Arte e educação
Cibereducação em arte
Autopoiese
Abordagem triangular
Transdisciplinaridade
title_short Arteduca : uma abordagem transdisciplinar para o ensino da arte em rede
title_full Arteduca : uma abordagem transdisciplinar para o ensino da arte em rede
title_fullStr Arteduca : uma abordagem transdisciplinar para o ensino da arte em rede
title_full_unstemmed Arteduca : uma abordagem transdisciplinar para o ensino da arte em rede
title_sort Arteduca : uma abordagem transdisciplinar para o ensino da arte em rede
author Campello, Sheila Maria Conde Rocha
author_facet Campello, Sheila Maria Conde Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Venturelli, Suzete
dc.contributor.author.fl_str_mv Campello, Sheila Maria Conde Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Arte e educação
Cibereducação em arte
Autopoiese
Abordagem triangular
Transdisciplinaridade
topic Arte e educação
Cibereducação em arte
Autopoiese
Abordagem triangular
Transdisciplinaridade
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Pós-Graduação em Arte, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-02
2014-08-08T11:28:39Z
2014-08-08T11:28:39Z
2014-08-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMPELLO, Sheila Maria Conde Rocha. Arteduca: uma abordagem transdisciplinar para o ensino da arte em rede. 2013. 315 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16045
identifier_str_mv CAMPELLO, Sheila Maria Conde Rocha. Arteduca: uma abordagem transdisciplinar para o ensino da arte em rede. 2013. 315 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508395755995136