Considerações acerca do currículo trabalhado em uma escola de Januária, Norte de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sandra Márcia Silva César
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGCP
Resumo: Para se alcançar uma educação de qualidade e obter êxito no desenvolvimento das diversas atividades promovidas no âmbito escolar é preciso que haja participação de todos os segmentos: comunidade escolar, pais, comunidade local. Além disso, é necessário estimular a criticidade e autonomia dos educandos tendo como base um currículo eficiente e eficaz. Existe a preocupação com a forma conteudista como o currículo é propagado, fazendo com que as crianças, com poucas exceções, não apreendam e nem contextualizem os conteúdos ensinados. Diante dessa preocupação surgiu o interesse pelo tema. Assim, pretende-se analisar o currículo trabalhado na E. E. Bias Fortes. Para tanto, objetiva-se verificar como os conteúdos estão sendo difundidos na instituição mencionada, bem como identificar e estabelecer as formas de apreensão de conteúdos para que estes adquiram significância permitindo que a criança absorva conhecimentos reflexivos. Neste contexto, o presente trabalho, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, é o resultado de um breve estudo acerca do currículo desenvolvido na referida instituição, na perspectiva da prática pedagógica eficiente. Baseou-se no Projeto Político Pedagógico conferindo maior ênfase ao desenvolvimento curricular sob o prisma da gestão democrática. A presente análise contribuiu de maneira significativa para o entendimento da relevância de se realizar constantemente reflexões sobre o currículo disseminado na escola, bem como acerca da prática educativa para que esta sirva para (re) planejamento das ações pedagógicas cotidianas e para que sejam fomentadas formas bem sucedidas de troca de saberes.
id UFMG_95529c70ff62c1df7c75b62f53b9c77a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZCGCP
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Mariangela Rodrigues Lima MachadoSandra Márcia Silva César2019-08-11T07:46:09Z2019-08-11T07:46:09Z2015-08-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGCPPara se alcançar uma educação de qualidade e obter êxito no desenvolvimento das diversas atividades promovidas no âmbito escolar é preciso que haja participação de todos os segmentos: comunidade escolar, pais, comunidade local. Além disso, é necessário estimular a criticidade e autonomia dos educandos tendo como base um currículo eficiente e eficaz. Existe a preocupação com a forma conteudista como o currículo é propagado, fazendo com que as crianças, com poucas exceções, não apreendam e nem contextualizem os conteúdos ensinados. Diante dessa preocupação surgiu o interesse pelo tema. Assim, pretende-se analisar o currículo trabalhado na E. E. Bias Fortes. Para tanto, objetiva-se verificar como os conteúdos estão sendo difundidos na instituição mencionada, bem como identificar e estabelecer as formas de apreensão de conteúdos para que estes adquiram significância permitindo que a criança absorva conhecimentos reflexivos. Neste contexto, o presente trabalho, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, é o resultado de um breve estudo acerca do currículo desenvolvido na referida instituição, na perspectiva da prática pedagógica eficiente. Baseou-se no Projeto Político Pedagógico conferindo maior ênfase ao desenvolvimento curricular sob o prisma da gestão democrática. A presente análise contribuiu de maneira significativa para o entendimento da relevância de se realizar constantemente reflexões sobre o currículo disseminado na escola, bem como acerca da prática educativa para que esta sirva para (re) planejamento das ações pedagógicas cotidianas e para que sejam fomentadas formas bem sucedidas de troca de saberes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCurrículosEscolas Organização e administraçãoPrática pedagógicaGestão democráticaCurrículoApreensão do conhecimentoConsiderações acerca do currículo trabalhado em uma escola de Januária, Norte de Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_sandra_marcia_versao_final_aprovada.pdfapplication/pdf911854https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCGCP/1/tcc_sandra_marcia_versao_final_aprovada.pdf8d22d3f89059b01f843010f7dbf1ea02MD51TEXTtcc_sandra_marcia_versao_final_aprovada.pdf.txttcc_sandra_marcia_versao_final_aprovada.pdf.txtExtracted texttext/plain135243https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCGCP/2/tcc_sandra_marcia_versao_final_aprovada.pdf.txt814fefd3932e01c1ffa1b6ebf272adf1MD521843/BUBD-9ZCGCP2019-11-14 03:41:48.487oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZCGCPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:41:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Considerações acerca do currículo trabalhado em uma escola de Januária, Norte de Minas Gerais
title Considerações acerca do currículo trabalhado em uma escola de Januária, Norte de Minas Gerais
spellingShingle Considerações acerca do currículo trabalhado em uma escola de Januária, Norte de Minas Gerais
Sandra Márcia Silva César
Prática pedagógica
Gestão democrática
Currículo
Apreensão do conhecimento
Currículos
Escolas Organização e administração
title_short Considerações acerca do currículo trabalhado em uma escola de Januária, Norte de Minas Gerais
title_full Considerações acerca do currículo trabalhado em uma escola de Januária, Norte de Minas Gerais
title_fullStr Considerações acerca do currículo trabalhado em uma escola de Januária, Norte de Minas Gerais
title_full_unstemmed Considerações acerca do currículo trabalhado em uma escola de Januária, Norte de Minas Gerais
title_sort Considerações acerca do currículo trabalhado em uma escola de Januária, Norte de Minas Gerais
author Sandra Márcia Silva César
author_facet Sandra Márcia Silva César
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mariangela Rodrigues Lima Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv Sandra Márcia Silva César
contributor_str_mv Mariangela Rodrigues Lima Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Gestão democrática
Currículo
Apreensão do conhecimento
topic Prática pedagógica
Gestão democrática
Currículo
Apreensão do conhecimento
Currículos
Escolas Organização e administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Currículos
Escolas Organização e administração
description Para se alcançar uma educação de qualidade e obter êxito no desenvolvimento das diversas atividades promovidas no âmbito escolar é preciso que haja participação de todos os segmentos: comunidade escolar, pais, comunidade local. Além disso, é necessário estimular a criticidade e autonomia dos educandos tendo como base um currículo eficiente e eficaz. Existe a preocupação com a forma conteudista como o currículo é propagado, fazendo com que as crianças, com poucas exceções, não apreendam e nem contextualizem os conteúdos ensinados. Diante dessa preocupação surgiu o interesse pelo tema. Assim, pretende-se analisar o currículo trabalhado na E. E. Bias Fortes. Para tanto, objetiva-se verificar como os conteúdos estão sendo difundidos na instituição mencionada, bem como identificar e estabelecer as formas de apreensão de conteúdos para que estes adquiram significância permitindo que a criança absorva conhecimentos reflexivos. Neste contexto, o presente trabalho, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, é o resultado de um breve estudo acerca do currículo desenvolvido na referida instituição, na perspectiva da prática pedagógica eficiente. Baseou-se no Projeto Político Pedagógico conferindo maior ênfase ao desenvolvimento curricular sob o prisma da gestão democrática. A presente análise contribuiu de maneira significativa para o entendimento da relevância de se realizar constantemente reflexões sobre o currículo disseminado na escola, bem como acerca da prática educativa para que esta sirva para (re) planejamento das ações pedagógicas cotidianas e para que sejam fomentadas formas bem sucedidas de troca de saberes.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T07:46:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T07:46:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGCP
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGCP
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCGCP/1/tcc_sandra_marcia_versao_final_aprovada.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCGCP/2/tcc_sandra_marcia_versao_final_aprovada.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8d22d3f89059b01f843010f7dbf1ea02
814fefd3932e01c1ffa1b6ebf272adf1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589324084609024