Considerações acerca do currículo trabalhado em uma escola de Januária, Norte de Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGCP |
Resumo: | Para se alcançar uma educação de qualidade e obter êxito no desenvolvimento das diversas atividades promovidas no âmbito escolar é preciso que haja participação de todos os segmentos: comunidade escolar, pais, comunidade local. Além disso, é necessário estimular a criticidade e autonomia dos educandos tendo como base um currículo eficiente e eficaz. Existe a preocupação com a forma conteudista como o currículo é propagado, fazendo com que as crianças, com poucas exceções, não apreendam e nem contextualizem os conteúdos ensinados. Diante dessa preocupação surgiu o interesse pelo tema. Assim, pretende-se analisar o currículo trabalhado na E. E. Bias Fortes. Para tanto, objetiva-se verificar como os conteúdos estão sendo difundidos na instituição mencionada, bem como identificar e estabelecer as formas de apreensão de conteúdos para que estes adquiram significância permitindo que a criança absorva conhecimentos reflexivos. Neste contexto, o presente trabalho, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, é o resultado de um breve estudo acerca do currículo desenvolvido na referida instituição, na perspectiva da prática pedagógica eficiente. Baseou-se no Projeto Político Pedagógico conferindo maior ênfase ao desenvolvimento curricular sob o prisma da gestão democrática. A presente análise contribuiu de maneira significativa para o entendimento da relevância de se realizar constantemente reflexões sobre o currículo disseminado na escola, bem como acerca da prática educativa para que esta sirva para (re) planejamento das ações pedagógicas cotidianas e para que sejam fomentadas formas bem sucedidas de troca de saberes. |
id |
UFMG_95529c70ff62c1df7c75b62f53b9c77a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZCGCP |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Mariangela Rodrigues Lima MachadoSandra Márcia Silva César2019-08-11T07:46:09Z2019-08-11T07:46:09Z2015-08-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGCPPara se alcançar uma educação de qualidade e obter êxito no desenvolvimento das diversas atividades promovidas no âmbito escolar é preciso que haja participação de todos os segmentos: comunidade escolar, pais, comunidade local. Além disso, é necessário estimular a criticidade e autonomia dos educandos tendo como base um currículo eficiente e eficaz. Existe a preocupação com a forma conteudista como o currículo é propagado, fazendo com que as crianças, com poucas exceções, não apreendam e nem contextualizem os conteúdos ensinados. Diante dessa preocupação surgiu o interesse pelo tema. Assim, pretende-se analisar o currículo trabalhado na E. E. Bias Fortes. Para tanto, objetiva-se verificar como os conteúdos estão sendo difundidos na instituição mencionada, bem como identificar e estabelecer as formas de apreensão de conteúdos para que estes adquiram significância permitindo que a criança absorva conhecimentos reflexivos. Neste contexto, o presente trabalho, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, é o resultado de um breve estudo acerca do currículo desenvolvido na referida instituição, na perspectiva da prática pedagógica eficiente. Baseou-se no Projeto Político Pedagógico conferindo maior ênfase ao desenvolvimento curricular sob o prisma da gestão democrática. A presente análise contribuiu de maneira significativa para o entendimento da relevância de se realizar constantemente reflexões sobre o currículo disseminado na escola, bem como acerca da prática educativa para que esta sirva para (re) planejamento das ações pedagógicas cotidianas e para que sejam fomentadas formas bem sucedidas de troca de saberes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCurrículosEscolas Organização e administraçãoPrática pedagógicaGestão democráticaCurrículoApreensão do conhecimentoConsiderações acerca do currículo trabalhado em uma escola de Januária, Norte de Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_sandra_marcia_versao_final_aprovada.pdfapplication/pdf911854https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCGCP/1/tcc_sandra_marcia_versao_final_aprovada.pdf8d22d3f89059b01f843010f7dbf1ea02MD51TEXTtcc_sandra_marcia_versao_final_aprovada.pdf.txttcc_sandra_marcia_versao_final_aprovada.pdf.txtExtracted texttext/plain135243https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCGCP/2/tcc_sandra_marcia_versao_final_aprovada.pdf.txt814fefd3932e01c1ffa1b6ebf272adf1MD521843/BUBD-9ZCGCP2019-11-14 03:41:48.487oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZCGCPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:41:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Considerações acerca do currículo trabalhado em uma escola de Januária, Norte de Minas Gerais |
title |
Considerações acerca do currículo trabalhado em uma escola de Januária, Norte de Minas Gerais |
spellingShingle |
Considerações acerca do currículo trabalhado em uma escola de Januária, Norte de Minas Gerais Sandra Márcia Silva César Prática pedagógica Gestão democrática Currículo Apreensão do conhecimento Currículos Escolas Organização e administração |
title_short |
Considerações acerca do currículo trabalhado em uma escola de Januária, Norte de Minas Gerais |
title_full |
Considerações acerca do currículo trabalhado em uma escola de Januária, Norte de Minas Gerais |
title_fullStr |
Considerações acerca do currículo trabalhado em uma escola de Januária, Norte de Minas Gerais |
title_full_unstemmed |
Considerações acerca do currículo trabalhado em uma escola de Januária, Norte de Minas Gerais |
title_sort |
Considerações acerca do currículo trabalhado em uma escola de Januária, Norte de Minas Gerais |
author |
Sandra Márcia Silva César |
author_facet |
Sandra Márcia Silva César |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mariangela Rodrigues Lima Machado |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sandra Márcia Silva César |
contributor_str_mv |
Mariangela Rodrigues Lima Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Gestão democrática Currículo Apreensão do conhecimento |
topic |
Prática pedagógica Gestão democrática Currículo Apreensão do conhecimento Currículos Escolas Organização e administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Currículos Escolas Organização e administração |
description |
Para se alcançar uma educação de qualidade e obter êxito no desenvolvimento das diversas atividades promovidas no âmbito escolar é preciso que haja participação de todos os segmentos: comunidade escolar, pais, comunidade local. Além disso, é necessário estimular a criticidade e autonomia dos educandos tendo como base um currículo eficiente e eficaz. Existe a preocupação com a forma conteudista como o currículo é propagado, fazendo com que as crianças, com poucas exceções, não apreendam e nem contextualizem os conteúdos ensinados. Diante dessa preocupação surgiu o interesse pelo tema. Assim, pretende-se analisar o currículo trabalhado na E. E. Bias Fortes. Para tanto, objetiva-se verificar como os conteúdos estão sendo difundidos na instituição mencionada, bem como identificar e estabelecer as formas de apreensão de conteúdos para que estes adquiram significância permitindo que a criança absorva conhecimentos reflexivos. Neste contexto, o presente trabalho, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, é o resultado de um breve estudo acerca do currículo desenvolvido na referida instituição, na perspectiva da prática pedagógica eficiente. Baseou-se no Projeto Político Pedagógico conferindo maior ênfase ao desenvolvimento curricular sob o prisma da gestão democrática. A presente análise contribuiu de maneira significativa para o entendimento da relevância de se realizar constantemente reflexões sobre o currículo disseminado na escola, bem como acerca da prática educativa para que esta sirva para (re) planejamento das ações pedagógicas cotidianas e para que sejam fomentadas formas bem sucedidas de troca de saberes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T07:46:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T07:46:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGCP |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGCP |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCGCP/1/tcc_sandra_marcia_versao_final_aprovada.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCGCP/2/tcc_sandra_marcia_versao_final_aprovada.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8d22d3f89059b01f843010f7dbf1ea02 814fefd3932e01c1ffa1b6ebf272adf1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589324084609024 |