Leitura à primeira vista nos instrumentos de percussão: variante lâminas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Marcelo Lopes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17850
Resumo: O presente trabalho foi elaborado por Marcelo Lopes Pinho, aluno do Curso de Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro, no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada sob orientação do Professor Doutor Mário Teixeira.Este documento fundamenta um projecto desenvolvido com dois alunos de percussão na Academia de Música de Paços de Brandão, sendo constituído pelo projecto de investigação e pelo relatório de prática de ensino supervisionada. Durante o ano lectivo foram incluídos nas aulas de instrumento momentos de prática de leitura à primeira vista. Este trabalho pretende contribuir para uma reflexão sobre a leitura à primeira vista como competência imprescindível ao desenvolvimento de um aluno de percussão erudita. O objecto de estudo está direccionado para os instrumentos de percussão –variante lâminas, tem como objectivo ajudar a resolver problemas relacionados com este tema neste tipo de instrumentos.
id RCAP_8b786730554e2bff26d22e1058d3c01e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17850
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Leitura à primeira vista nos instrumentos de percussão: variante lâminasPercussão - EnsinoPartituras - LeituraO presente trabalho foi elaborado por Marcelo Lopes Pinho, aluno do Curso de Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro, no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada sob orientação do Professor Doutor Mário Teixeira.Este documento fundamenta um projecto desenvolvido com dois alunos de percussão na Academia de Música de Paços de Brandão, sendo constituído pelo projecto de investigação e pelo relatório de prática de ensino supervisionada. Durante o ano lectivo foram incluídos nas aulas de instrumento momentos de prática de leitura à primeira vista. Este trabalho pretende contribuir para uma reflexão sobre a leitura à primeira vista como competência imprescindível ao desenvolvimento de um aluno de percussão erudita. O objecto de estudo está direccionado para os instrumentos de percussão –variante lâminas, tem como objectivo ajudar a resolver problemas relacionados com este tema neste tipo de instrumentos.This study was prepared by Marcelo Lopes Pinho, Master's Degree student in Teaching of Music of the University of Aveiro, in the discipline of Supervised Teaching Practice under the guidance of Professor Mário Teixeira.This document justifies a project developed with two percussion students at the Academia de Música de Paços de Brandão, being compound by the Investigation Project and the traineeship report. During this schoolar year the instrument classes included moments of practicing Sight-reading music. This work aims to contribute to a reflection on the theme of Sight-reading music, as an essential competence to develop a student of classical percussion. The proposition of the study directed to the percussion instruments –focused on mallets, aims to help solve problems related to this theme in this type of instruments.Universidade de Aveiro2017-06-16T10:32:54Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17850porPinho, Marcelo Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:58Zoai:ria.ua.pt:10773/17850Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:47.472858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Leitura à primeira vista nos instrumentos de percussão: variante lâminas
title Leitura à primeira vista nos instrumentos de percussão: variante lâminas
spellingShingle Leitura à primeira vista nos instrumentos de percussão: variante lâminas
Pinho, Marcelo Lopes
Percussão - Ensino
Partituras - Leitura
title_short Leitura à primeira vista nos instrumentos de percussão: variante lâminas
title_full Leitura à primeira vista nos instrumentos de percussão: variante lâminas
title_fullStr Leitura à primeira vista nos instrumentos de percussão: variante lâminas
title_full_unstemmed Leitura à primeira vista nos instrumentos de percussão: variante lâminas
title_sort Leitura à primeira vista nos instrumentos de percussão: variante lâminas
author Pinho, Marcelo Lopes
author_facet Pinho, Marcelo Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Marcelo Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Percussão - Ensino
Partituras - Leitura
topic Percussão - Ensino
Partituras - Leitura
description O presente trabalho foi elaborado por Marcelo Lopes Pinho, aluno do Curso de Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro, no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada sob orientação do Professor Doutor Mário Teixeira.Este documento fundamenta um projecto desenvolvido com dois alunos de percussão na Academia de Música de Paços de Brandão, sendo constituído pelo projecto de investigação e pelo relatório de prática de ensino supervisionada. Durante o ano lectivo foram incluídos nas aulas de instrumento momentos de prática de leitura à primeira vista. Este trabalho pretende contribuir para uma reflexão sobre a leitura à primeira vista como competência imprescindível ao desenvolvimento de um aluno de percussão erudita. O objecto de estudo está direccionado para os instrumentos de percussão –variante lâminas, tem como objectivo ajudar a resolver problemas relacionados com este tema neste tipo de instrumentos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-06-16T10:32:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17850
url http://hdl.handle.net/10773/17850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137578124836864