Refletir e direcionar: avaliação como processo de construção do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQKG9 |
Resumo: | O presente trabalho tem por finalidade abordar a importância da avaliação no processo ensino aprendizagem, bem como relacionar esta a um novo olhar, mais abrangente e eficaz. Seu desenvolvimento busca analisar as dimensões da avaliação, destacando os propósitos que ela vem sendo utilizada em sala, as técnicas de avaliação e suas consequências. Procura-se principalmente descrever uma reflexão da avaliação na Educação Infantil sob a ótica do Centro de Educação Infantil Cinderela; o qual rege-se pela gestão democrática, revendo e processando, uma vez que avaliar é transformar ações para revermos o papel e o direcionamento na análise do educando, engajados numa perspectiva sob a luz do Projeto Político Pedagógico do Centro de Educação Infantil. Sendo que a avaliação na Educação Infantil requer um olhar perceptivo para conclusão diagnóstica dos registros, podendo amenizar a rotulação no contexto educacional, promovendo ao ver da situação, a condensação e o posicionamento no registro dos relatórios do indivíduo da Educação Infantil. |
id |
UFMG_d2715fe628854c3d34540320520ee048 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9XQKG9 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Beatriz Lopes FalcãoLuciano Oliveira Lelis2019-08-10T06:35:31Z2019-08-10T06:35:31Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQKG9O presente trabalho tem por finalidade abordar a importância da avaliação no processo ensino aprendizagem, bem como relacionar esta a um novo olhar, mais abrangente e eficaz. Seu desenvolvimento busca analisar as dimensões da avaliação, destacando os propósitos que ela vem sendo utilizada em sala, as técnicas de avaliação e suas consequências. Procura-se principalmente descrever uma reflexão da avaliação na Educação Infantil sob a ótica do Centro de Educação Infantil Cinderela; o qual rege-se pela gestão democrática, revendo e processando, uma vez que avaliar é transformar ações para revermos o papel e o direcionamento na análise do educando, engajados numa perspectiva sob a luz do Projeto Político Pedagógico do Centro de Educação Infantil. Sendo que a avaliação na Educação Infantil requer um olhar perceptivo para conclusão diagnóstica dos registros, podendo amenizar a rotulação no contexto educacional, promovendo ao ver da situação, a condensação e o posicionamento no registro dos relatórios do indivíduo da Educação Infantil.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRendimento escolarEscolas Organização e administraçãoAvaliação educacionalAlunos AvaliaçãoAvaliarProcessarRefletirRegistrarCondensarRefletir e direcionar: avaliação como processo de construção do conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALluciano_oliveira.pdfapplication/pdf730779https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XQKG9/1/luciano_oliveira.pdf2a194970c65f400c552faf526925fc91MD51TEXTluciano_oliveira.pdf.txtluciano_oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain86053https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XQKG9/2/luciano_oliveira.pdf.txt5391e83510a5ae6df8bf5358f2f6af30MD521843/BUOS-9XQKG92019-11-14 08:32:09.067oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9XQKG9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:32:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Refletir e direcionar: avaliação como processo de construção do conhecimento |
title |
Refletir e direcionar: avaliação como processo de construção do conhecimento |
spellingShingle |
Refletir e direcionar: avaliação como processo de construção do conhecimento Luciano Oliveira Lelis Avaliar Processar Refletir Registrar Condensar Rendimento escolar Escolas Organização e administração Avaliação educacional Alunos Avaliação |
title_short |
Refletir e direcionar: avaliação como processo de construção do conhecimento |
title_full |
Refletir e direcionar: avaliação como processo de construção do conhecimento |
title_fullStr |
Refletir e direcionar: avaliação como processo de construção do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Refletir e direcionar: avaliação como processo de construção do conhecimento |
title_sort |
Refletir e direcionar: avaliação como processo de construção do conhecimento |
author |
Luciano Oliveira Lelis |
author_facet |
Luciano Oliveira Lelis |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Beatriz Lopes Falcão |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luciano Oliveira Lelis |
contributor_str_mv |
Beatriz Lopes Falcão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliar Processar Refletir Registrar Condensar |
topic |
Avaliar Processar Refletir Registrar Condensar Rendimento escolar Escolas Organização e administração Avaliação educacional Alunos Avaliação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Rendimento escolar Escolas Organização e administração Avaliação educacional Alunos Avaliação |
description |
O presente trabalho tem por finalidade abordar a importância da avaliação no processo ensino aprendizagem, bem como relacionar esta a um novo olhar, mais abrangente e eficaz. Seu desenvolvimento busca analisar as dimensões da avaliação, destacando os propósitos que ela vem sendo utilizada em sala, as técnicas de avaliação e suas consequências. Procura-se principalmente descrever uma reflexão da avaliação na Educação Infantil sob a ótica do Centro de Educação Infantil Cinderela; o qual rege-se pela gestão democrática, revendo e processando, uma vez que avaliar é transformar ações para revermos o papel e o direcionamento na análise do educando, engajados numa perspectiva sob a luz do Projeto Político Pedagógico do Centro de Educação Infantil. Sendo que a avaliação na Educação Infantil requer um olhar perceptivo para conclusão diagnóstica dos registros, podendo amenizar a rotulação no contexto educacional, promovendo ao ver da situação, a condensação e o posicionamento no registro dos relatórios do indivíduo da Educação Infantil. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T06:35:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T06:35:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQKG9 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQKG9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XQKG9/1/luciano_oliveira.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XQKG9/2/luciano_oliveira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2a194970c65f400c552faf526925fc91 5391e83510a5ae6df8bf5358f2f6af30 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589505150615552 |