Refletir e direcionar: avaliação como processo de construção do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciano Oliveira Lelis
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQKG9
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade abordar a importância da avaliação no processo ensino aprendizagem, bem como relacionar esta a um novo olhar, mais abrangente e eficaz. Seu desenvolvimento busca analisar as dimensões da avaliação, destacando os propósitos que ela vem sendo utilizada em sala, as técnicas de avaliação e suas consequências. Procura-se principalmente descrever uma reflexão da avaliação na Educação Infantil sob a ótica do Centro de Educação Infantil Cinderela; o qual rege-se pela gestão democrática, revendo e processando, uma vez que avaliar é transformar ações para revermos o papel e o direcionamento na análise do educando, engajados numa perspectiva sob a luz do Projeto Político Pedagógico do Centro de Educação Infantil. Sendo que a avaliação na Educação Infantil requer um olhar perceptivo para conclusão diagnóstica dos registros, podendo amenizar a rotulação no contexto educacional, promovendo ao ver da situação, a condensação e o posicionamento no registro dos relatórios do indivíduo da Educação Infantil.
id UFMG_d2715fe628854c3d34540320520ee048
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9XQKG9
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Beatriz Lopes FalcãoLuciano Oliveira Lelis2019-08-10T06:35:31Z2019-08-10T06:35:31Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQKG9O presente trabalho tem por finalidade abordar a importância da avaliação no processo ensino aprendizagem, bem como relacionar esta a um novo olhar, mais abrangente e eficaz. Seu desenvolvimento busca analisar as dimensões da avaliação, destacando os propósitos que ela vem sendo utilizada em sala, as técnicas de avaliação e suas consequências. Procura-se principalmente descrever uma reflexão da avaliação na Educação Infantil sob a ótica do Centro de Educação Infantil Cinderela; o qual rege-se pela gestão democrática, revendo e processando, uma vez que avaliar é transformar ações para revermos o papel e o direcionamento na análise do educando, engajados numa perspectiva sob a luz do Projeto Político Pedagógico do Centro de Educação Infantil. Sendo que a avaliação na Educação Infantil requer um olhar perceptivo para conclusão diagnóstica dos registros, podendo amenizar a rotulação no contexto educacional, promovendo ao ver da situação, a condensação e o posicionamento no registro dos relatórios do indivíduo da Educação Infantil.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRendimento escolarEscolas Organização e administraçãoAvaliação educacionalAlunos AvaliaçãoAvaliarProcessarRefletirRegistrarCondensarRefletir e direcionar: avaliação como processo de construção do conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALluciano_oliveira.pdfapplication/pdf730779https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XQKG9/1/luciano_oliveira.pdf2a194970c65f400c552faf526925fc91MD51TEXTluciano_oliveira.pdf.txtluciano_oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain86053https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XQKG9/2/luciano_oliveira.pdf.txt5391e83510a5ae6df8bf5358f2f6af30MD521843/BUOS-9XQKG92019-11-14 08:32:09.067oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9XQKG9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:32:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Refletir e direcionar: avaliação como processo de construção do conhecimento
title Refletir e direcionar: avaliação como processo de construção do conhecimento
spellingShingle Refletir e direcionar: avaliação como processo de construção do conhecimento
Luciano Oliveira Lelis
Avaliar
Processar
Refletir
Registrar
Condensar
Rendimento escolar
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
Alunos Avaliação
title_short Refletir e direcionar: avaliação como processo de construção do conhecimento
title_full Refletir e direcionar: avaliação como processo de construção do conhecimento
title_fullStr Refletir e direcionar: avaliação como processo de construção do conhecimento
title_full_unstemmed Refletir e direcionar: avaliação como processo de construção do conhecimento
title_sort Refletir e direcionar: avaliação como processo de construção do conhecimento
author Luciano Oliveira Lelis
author_facet Luciano Oliveira Lelis
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Beatriz Lopes Falcão
dc.contributor.author.fl_str_mv Luciano Oliveira Lelis
contributor_str_mv Beatriz Lopes Falcão
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliar
Processar
Refletir
Registrar
Condensar
topic Avaliar
Processar
Refletir
Registrar
Condensar
Rendimento escolar
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
Alunos Avaliação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Rendimento escolar
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
Alunos Avaliação
description O presente trabalho tem por finalidade abordar a importância da avaliação no processo ensino aprendizagem, bem como relacionar esta a um novo olhar, mais abrangente e eficaz. Seu desenvolvimento busca analisar as dimensões da avaliação, destacando os propósitos que ela vem sendo utilizada em sala, as técnicas de avaliação e suas consequências. Procura-se principalmente descrever uma reflexão da avaliação na Educação Infantil sob a ótica do Centro de Educação Infantil Cinderela; o qual rege-se pela gestão democrática, revendo e processando, uma vez que avaliar é transformar ações para revermos o papel e o direcionamento na análise do educando, engajados numa perspectiva sob a luz do Projeto Político Pedagógico do Centro de Educação Infantil. Sendo que a avaliação na Educação Infantil requer um olhar perceptivo para conclusão diagnóstica dos registros, podendo amenizar a rotulação no contexto educacional, promovendo ao ver da situação, a condensação e o posicionamento no registro dos relatórios do indivíduo da Educação Infantil.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T06:35:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T06:35:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQKG9
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQKG9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XQKG9/1/luciano_oliveira.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XQKG9/2/luciano_oliveira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a194970c65f400c552faf526925fc91
5391e83510a5ae6df8bf5358f2f6af30
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589505150615552