Avaliação como processo de construção do conhecimento no CEMEI Passinhos do Saber"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cecilia Aparecida Bernardes Ferreira Dias
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQFXW
Resumo: Esse Trabalho discute sobre o processo de avaliação da aprendizagem, sobre suas práticas pedagógicas e o discurso de novas possibilidades neste contexto dentro da Educação Infantil. Toda a análise foi realizada no ambiente escolar do CEMEI Passinhos do Saber, com professores e alunos do Maternal ao II Período. Desta forma, procura-se apresentar algumas considerações sobre a importância da avaliação para o bom desenvolvimento do trabalho do professor, propondo um repensar sobre o ato avaliativo com foco na educação Infantil, para diagnosticar possíveis dificuldades e também os avanços das crianças, dando sugestões aos professores de ferramentas que os auxiliarão neste processo de diagnosticar inicialmente, avaliar diariamente todo processo educacional da criança dentro da educação infantil, pois a avaliação da aprendizagem quando bem utilizada torna-se ferramenta que pode melhorar o ensino, levando o aluno ao sucesso e não ao fracasso.
id UFMG_97db09bac9811af985f6efa850166500
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQFXW
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Lidiane Xavier de FariaCecilia Aparecida Bernardes Ferreira Dias2019-08-12T19:25:26Z2019-08-12T19:25:26Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQFXWEsse Trabalho discute sobre o processo de avaliação da aprendizagem, sobre suas práticas pedagógicas e o discurso de novas possibilidades neste contexto dentro da Educação Infantil. Toda a análise foi realizada no ambiente escolar do CEMEI Passinhos do Saber, com professores e alunos do Maternal ao II Período. Desta forma, procura-se apresentar algumas considerações sobre a importância da avaliação para o bom desenvolvimento do trabalho do professor, propondo um repensar sobre o ato avaliativo com foco na educação Infantil, para diagnosticar possíveis dificuldades e também os avanços das crianças, dando sugestões aos professores de ferramentas que os auxiliarão neste processo de diagnosticar inicialmente, avaliar diariamente todo processo educacional da criança dentro da educação infantil, pois a avaliação da aprendizagem quando bem utilizada torna-se ferramenta que pode melhorar o ensino, levando o aluno ao sucesso e não ao fracasso.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRendimento escolarEscolas Organização e administraçãoAlunos AvaliaçãoAvaliação educacionalAvaliaçãoInfantilEducaçãoAprendizagemAvaliação DiagnósticaAvaliação como processo de construção do conhecimento no CEMEI Passinhos do Saber"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcecilia.pdfapplication/pdf199775https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQFXW/1/cecilia.pdf26a03cc3a417c9c97a249ef11a94dfd7MD51TEXTcecilia.pdf.txtcecilia.pdf.txtExtracted texttext/plain85228https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQFXW/2/cecilia.pdf.txtb7c236a6e4d68c4569133705e09d0445MD521843/BUBD-9WQFXW2019-11-14 19:37:52.374oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQFXWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:37:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação como processo de construção do conhecimento no CEMEI Passinhos do Saber"
title Avaliação como processo de construção do conhecimento no CEMEI Passinhos do Saber"
spellingShingle Avaliação como processo de construção do conhecimento no CEMEI Passinhos do Saber"
Cecilia Aparecida Bernardes Ferreira Dias
Avaliação
Infantil
Educação
Aprendizagem
Avaliação Diagnóstica
Rendimento escolar
Escolas Organização e administração
Alunos Avaliação
Avaliação educacional
title_short Avaliação como processo de construção do conhecimento no CEMEI Passinhos do Saber"
title_full Avaliação como processo de construção do conhecimento no CEMEI Passinhos do Saber"
title_fullStr Avaliação como processo de construção do conhecimento no CEMEI Passinhos do Saber"
title_full_unstemmed Avaliação como processo de construção do conhecimento no CEMEI Passinhos do Saber"
title_sort Avaliação como processo de construção do conhecimento no CEMEI Passinhos do Saber"
author Cecilia Aparecida Bernardes Ferreira Dias
author_facet Cecilia Aparecida Bernardes Ferreira Dias
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lidiane Xavier de Faria
dc.contributor.author.fl_str_mv Cecilia Aparecida Bernardes Ferreira Dias
contributor_str_mv Lidiane Xavier de Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Infantil
Educação
Aprendizagem
Avaliação Diagnóstica
topic Avaliação
Infantil
Educação
Aprendizagem
Avaliação Diagnóstica
Rendimento escolar
Escolas Organização e administração
Alunos Avaliação
Avaliação educacional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Rendimento escolar
Escolas Organização e administração
Alunos Avaliação
Avaliação educacional
description Esse Trabalho discute sobre o processo de avaliação da aprendizagem, sobre suas práticas pedagógicas e o discurso de novas possibilidades neste contexto dentro da Educação Infantil. Toda a análise foi realizada no ambiente escolar do CEMEI Passinhos do Saber, com professores e alunos do Maternal ao II Período. Desta forma, procura-se apresentar algumas considerações sobre a importância da avaliação para o bom desenvolvimento do trabalho do professor, propondo um repensar sobre o ato avaliativo com foco na educação Infantil, para diagnosticar possíveis dificuldades e também os avanços das crianças, dando sugestões aos professores de ferramentas que os auxiliarão neste processo de diagnosticar inicialmente, avaliar diariamente todo processo educacional da criança dentro da educação infantil, pois a avaliação da aprendizagem quando bem utilizada torna-se ferramenta que pode melhorar o ensino, levando o aluno ao sucesso e não ao fracasso.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T19:25:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T19:25:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQFXW
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQFXW
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQFXW/1/cecilia.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQFXW/2/cecilia.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 26a03cc3a417c9c97a249ef11a94dfd7
b7c236a6e4d68c4569133705e09d0445
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589202232737792