A importância de estratégias para implementação da suplementação férrica em crianças nos serviços de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Maia da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QCGBA
Resumo: A educação, atualmente, propicia novos rumos e olhares. É entendida como processo social, popular, amplo e complexo. A educação em saúde vem seguir esta nova visão de transformação social. Como item integrante da promoção da saúde, a educação em saúde é considerada importante ação relacionada às condições de vida e saúde da população. Deve ser realizada de forma emancipadora e transformadora abrangendo todos os sujeitos do processo. Este trabalho é uma revisão integrativa sobre as estratégias que podem ser traçadas para maior adesão dos profissionais ao Programa Nacional de Suplementação Férrica (PNSF). Utilizou-se para a busca os descritores educação em saúde, enfermagem, anemia ferropriva e suplementação de ferro, isolados ou combinados entre si nas bases de dados LILACS, MEDLINE e SCIELO. Os critérios de inclusão foram definidos como publicações científicas do período de 2010 a 2013 disponíveis na íntegra nas três bases de dados; no idioma português, espanhol e inglês, que abordam a estratégias que será traçada perante ao PNSF. Concluiu-se que as estratégias utilizadas mais relevantes são a educação em saúde e orientações para familiares e usuários do PNSF, capacitação e educação permanente dos profissionais envolvidos, reformulação de políticas públicas e serviços de saúde com envolvimento da comunidade.
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