Preservação e expressão dos elementos de criação coletiva no processo de ensino e aprendizagem em Artes Visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9RXFS5 |
Resumo: | Este texto traz reflexões sobre a preservação e expressão enquanto elementos de criação coletivaresultantes das aulas deArtes Visuais. A discussão é pautadanas possibilidades de preservação das imagens do processo criativo,tendo o Livro de artista como objeto final,e a autonomia expressiva colaborativa, tendo a Instalação enquanto proposição expressiva, ambosvisando uma proposta de criação coletiva noEnsinodas Artes Visuais. O objetivo é levantar críticas, reflexões e ações que possam ampliar noções e conceitos sobre Arte como área de conhecimento,estimular a capacidade criativa e expressiva, e, sobretudo, propor posturas solidárias, cooperativas, colaborativasepessoaisno contexto dacriação coletivaem Artes.O método utilizado foi a pesquisa de campo nas aulas regulares de Artes Visuais, em que os educandos foramlevados a experimentar e refletir acerca da sua capacidade em criar imagens, abolindo os padrões midiáticos, tanto quanto pensar e experimentar meios expressivos contemporâneos, como as Instalações. Durante as aulasasapreciações de reproduções de obras conceituadas,tanto quanto de produções pessoais (do professor), bem como explanaçõessobre princípios teóricos, foramalgumas das ações de desenvolvimento baseado na abordagemtriangular de Ana Mae Barbosa, que levaram os educandosa apreciar, contextualizar e praticaros processos criativos. Omaterialfoicoletadoe organizado, e no caso das instalações, estas foram registradas em fotografias. Acriação do Livro de Artista foidecidida como possibilidade de preservar os desenhos eusá-los, como material de apoio, em aulas de Artes Visuais. |
id |
UFMG_9ae3415c6ee54ff76c8f21d302516145 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9RXFS5 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Fabiana De Lucca MunaierKleumanery de Melo BarbozaHelem Rosana de Barros Mendes2019-08-11T18:05:07Z2019-08-11T18:05:07Z2014-08-02http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9RXFS5Este texto traz reflexões sobre a preservação e expressão enquanto elementos de criação coletivaresultantes das aulas deArtes Visuais. A discussão é pautadanas possibilidades de preservação das imagens do processo criativo,tendo o Livro de artista como objeto final,e a autonomia expressiva colaborativa, tendo a Instalação enquanto proposição expressiva, ambosvisando uma proposta de criação coletiva noEnsinodas Artes Visuais. O objetivo é levantar críticas, reflexões e ações que possam ampliar noções e conceitos sobre Arte como área de conhecimento,estimular a capacidade criativa e expressiva, e, sobretudo, propor posturas solidárias, cooperativas, colaborativasepessoaisno contexto dacriação coletivaem Artes.O método utilizado foi a pesquisa de campo nas aulas regulares de Artes Visuais, em que os educandos foramlevados a experimentar e refletir acerca da sua capacidade em criar imagens, abolindo os padrões midiáticos, tanto quanto pensar e experimentar meios expressivos contemporâneos, como as Instalações. Durante as aulasasapreciações de reproduções de obras conceituadas,tanto quanto de produções pessoais (do professor), bem como explanaçõessobre princípios teóricos, foramalgumas das ações de desenvolvimento baseado na abordagemtriangular de Ana Mae Barbosa, que levaram os educandosa apreciar, contextualizar e praticaros processos criativos. Omaterialfoicoletadoe organizado, e no caso das instalações, estas foram registradas em fotografias. Acriação do Livro de Artista foidecidida como possibilidade de preservar os desenhos eusá-los, como material de apoio, em aulas de Artes Visuais.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtesPreservaçãoCriação ColetivaArtes VisuaisExpressãoEnsino e AprendizagemPreservação e expressão dos elementos de criação coletiva no processo de ensino e aprendizagem em Artes Visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonofinalrevisadaword.pdfapplication/pdf1624161https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9RXFS5/1/monofinalrevisadaword.pdf91e6b7bcfcb9529b1056fd0c673e7a37MD51TEXTmonofinalrevisadaword.pdf.txtmonofinalrevisadaword.pdf.txtExtracted texttext/plain66535https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9RXFS5/2/monofinalrevisadaword.pdf.txtaeef631a619358792ca8ee8524ce1901MD521843/VRNS-9RXFS52019-11-14 09:16:20.95oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9RXFS5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:16:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Preservação e expressão dos elementos de criação coletiva no processo de ensino e aprendizagem em Artes Visuais |
title |
Preservação e expressão dos elementos de criação coletiva no processo de ensino e aprendizagem em Artes Visuais |
spellingShingle |
Preservação e expressão dos elementos de criação coletiva no processo de ensino e aprendizagem em Artes Visuais Helem Rosana de Barros Mendes Preservação Criação Coletiva Artes Visuais Expressão Ensino e Aprendizagem Artes |
title_short |
Preservação e expressão dos elementos de criação coletiva no processo de ensino e aprendizagem em Artes Visuais |
title_full |
Preservação e expressão dos elementos de criação coletiva no processo de ensino e aprendizagem em Artes Visuais |
title_fullStr |
Preservação e expressão dos elementos de criação coletiva no processo de ensino e aprendizagem em Artes Visuais |
title_full_unstemmed |
Preservação e expressão dos elementos de criação coletiva no processo de ensino e aprendizagem em Artes Visuais |
title_sort |
Preservação e expressão dos elementos de criação coletiva no processo de ensino e aprendizagem em Artes Visuais |
author |
Helem Rosana de Barros Mendes |
author_facet |
Helem Rosana de Barros Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fabiana De Lucca Munaier |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Kleumanery de Melo Barboza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Helem Rosana de Barros Mendes |
contributor_str_mv |
Fabiana De Lucca Munaier Kleumanery de Melo Barboza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Preservação Criação Coletiva Artes Visuais Expressão Ensino e Aprendizagem |
topic |
Preservação Criação Coletiva Artes Visuais Expressão Ensino e Aprendizagem Artes |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Artes |
description |
Este texto traz reflexões sobre a preservação e expressão enquanto elementos de criação coletivaresultantes das aulas deArtes Visuais. A discussão é pautadanas possibilidades de preservação das imagens do processo criativo,tendo o Livro de artista como objeto final,e a autonomia expressiva colaborativa, tendo a Instalação enquanto proposição expressiva, ambosvisando uma proposta de criação coletiva noEnsinodas Artes Visuais. O objetivo é levantar críticas, reflexões e ações que possam ampliar noções e conceitos sobre Arte como área de conhecimento,estimular a capacidade criativa e expressiva, e, sobretudo, propor posturas solidárias, cooperativas, colaborativasepessoaisno contexto dacriação coletivaem Artes.O método utilizado foi a pesquisa de campo nas aulas regulares de Artes Visuais, em que os educandos foramlevados a experimentar e refletir acerca da sua capacidade em criar imagens, abolindo os padrões midiáticos, tanto quanto pensar e experimentar meios expressivos contemporâneos, como as Instalações. Durante as aulasasapreciações de reproduções de obras conceituadas,tanto quanto de produções pessoais (do professor), bem como explanaçõessobre princípios teóricos, foramalgumas das ações de desenvolvimento baseado na abordagemtriangular de Ana Mae Barbosa, que levaram os educandosa apreciar, contextualizar e praticaros processos criativos. Omaterialfoicoletadoe organizado, e no caso das instalações, estas foram registradas em fotografias. Acriação do Livro de Artista foidecidida como possibilidade de preservar os desenhos eusá-los, como material de apoio, em aulas de Artes Visuais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T18:05:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T18:05:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9RXFS5 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9RXFS5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9RXFS5/1/monofinalrevisadaword.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9RXFS5/2/monofinalrevisadaword.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
91e6b7bcfcb9529b1056fd0c673e7a37 aeef631a619358792ca8ee8524ce1901 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589311633817600 |