Ensino elementar de piano: princípios didáticos, objetivos e escolha de repertório na perspectiva do professor de piano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ingrid Hollerbach
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZPNMM
Resumo: O presente trabalho levanta objetivos, estratégias, conteúdos e escolha de repertório para crianças que se iniciam ao piano, considerando o ensino do piano para uma formação musical abrangente, não apenas do instrumentista. A partir deste ponto de vista, o aparato teórico usado para análise dos dados coletados foi o Modelo C(L)A(S)P de SWANWICK (1979), que defende a abordagem integrada das modalidades do fazer musical. Os resultados da investigação mostram que os professores têm enfatizado as modalidades Composição C e Performance P bem como a atividade Habilidades Técnicas (S). No entanto, a modalidade Apreciação A e a atividade Estudos de Literatura (L) são pouco exploradas na aula. Os métodos de piano têm sido utilizados para a iniciação ao piano com certa parcimônia e o repertório escolhido, considerando-se o nível técnico do aluno, normalmente permite maior liberdade para modificação e transformação onde se percebe interseção entre Composição e Performance.
id UFMG_9b716d177ad2d9dcc85b67c70a67ff3b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7ZPNMM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Cecilia Cavalieri FrancaMaria Izabel MontandonMargarida Maria BorghoffIngrid Hollerbach2019-08-13T17:33:19Z2019-08-13T17:33:19Z2003-11-28http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZPNMMO presente trabalho levanta objetivos, estratégias, conteúdos e escolha de repertório para crianças que se iniciam ao piano, considerando o ensino do piano para uma formação musical abrangente, não apenas do instrumentista. A partir deste ponto de vista, o aparato teórico usado para análise dos dados coletados foi o Modelo C(L)A(S)P de SWANWICK (1979), que defende a abordagem integrada das modalidades do fazer musical. Os resultados da investigação mostram que os professores têm enfatizado as modalidades Composição C e Performance P bem como a atividade Habilidades Técnicas (S). No entanto, a modalidade Apreciação A e a atividade Estudos de Literatura (L) são pouco exploradas na aula. Os métodos de piano têm sido utilizados para a iniciação ao piano com certa parcimônia e o repertório escolhido, considerando-se o nível técnico do aluno, normalmente permite maior liberdade para modificação e transformação onde se percebe interseção entre Composição e Performance.This work investigates piano teachers objectives, strategies, contents and repertoire for young beginners piano students, taking into account that teaching piano is established on general music education, not only on specialist approach. From this point of view, the Model C(L)A(S)P by SWANWICK (1979) was the framework used to analyze the data collected, once it is an integrated approach of the central modes of music making. The results of the investigation point that teachers have been working hardly the modes Composition C and Performance P as well as the activity Skill Acquisition (S). The mode Audition A and the activity Literature Studies (L) nevertheless have been less explored at classes. The piano methods have been used in classes but up to some limits. And the selected repertoire, considering the technical skills accomplished by the learner, usually allows freedom for introducting variations where we can see intersection between Composition and Performance.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPiano Instrução e ensinoEducação musical criançaSwanwick, KeithPrograma de Pós-Graduação em MúsicaEnsino elementar de piano: princípios didáticos, objetivos e escolha de repertório na perspectiva do professor de pianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALensinoelementardepianoingridhollerbach.pdfapplication/pdf323655https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZPNMM/1/ensinoelementardepianoingridhollerbach.pdff97ae063166ccdbaaa66c368c2731046MD51TEXTensinoelementardepianoingridhollerbach.pdf.txtensinoelementardepianoingridhollerbach.pdf.txtExtracted texttext/plain213106https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZPNMM/2/ensinoelementardepianoingridhollerbach.pdf.txt9f07f1d477865091dd6b9f62f28519cfMD521843/AAGS-7ZPNMM2019-11-14 16:36:18.569oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7ZPNMMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:36:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino elementar de piano: princípios didáticos, objetivos e escolha de repertório na perspectiva do professor de piano
title Ensino elementar de piano: princípios didáticos, objetivos e escolha de repertório na perspectiva do professor de piano
spellingShingle Ensino elementar de piano: princípios didáticos, objetivos e escolha de repertório na perspectiva do professor de piano
Ingrid Hollerbach
Programa de Pós-Graduação em Música
Piano Instrução e ensino
Educação musical criança
Swanwick, Keith
title_short Ensino elementar de piano: princípios didáticos, objetivos e escolha de repertório na perspectiva do professor de piano
title_full Ensino elementar de piano: princípios didáticos, objetivos e escolha de repertório na perspectiva do professor de piano
title_fullStr Ensino elementar de piano: princípios didáticos, objetivos e escolha de repertório na perspectiva do professor de piano
title_full_unstemmed Ensino elementar de piano: princípios didáticos, objetivos e escolha de repertório na perspectiva do professor de piano
title_sort Ensino elementar de piano: princípios didáticos, objetivos e escolha de repertório na perspectiva do professor de piano
author Ingrid Hollerbach
author_facet Ingrid Hollerbach
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Cecilia Cavalieri Franca
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Izabel Montandon
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Margarida Maria Borghoff
dc.contributor.author.fl_str_mv Ingrid Hollerbach
contributor_str_mv Maria Cecilia Cavalieri Franca
Maria Izabel Montandon
Margarida Maria Borghoff
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
topic Programa de Pós-Graduação em Música
Piano Instrução e ensino
Educação musical criança
Swanwick, Keith
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Piano Instrução e ensino
Educação musical criança
Swanwick, Keith
description O presente trabalho levanta objetivos, estratégias, conteúdos e escolha de repertório para crianças que se iniciam ao piano, considerando o ensino do piano para uma formação musical abrangente, não apenas do instrumentista. A partir deste ponto de vista, o aparato teórico usado para análise dos dados coletados foi o Modelo C(L)A(S)P de SWANWICK (1979), que defende a abordagem integrada das modalidades do fazer musical. Os resultados da investigação mostram que os professores têm enfatizado as modalidades Composição C e Performance P bem como a atividade Habilidades Técnicas (S). No entanto, a modalidade Apreciação A e a atividade Estudos de Literatura (L) são pouco exploradas na aula. Os métodos de piano têm sido utilizados para a iniciação ao piano com certa parcimônia e o repertório escolhido, considerando-se o nível técnico do aluno, normalmente permite maior liberdade para modificação e transformação onde se percebe interseção entre Composição e Performance.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-11-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T17:33:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T17:33:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZPNMM
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZPNMM
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZPNMM/1/ensinoelementardepianoingridhollerbach.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZPNMM/2/ensinoelementardepianoingridhollerbach.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f97ae063166ccdbaaa66c368c2731046
9f07f1d477865091dd6b9f62f28519cf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589487715942400