Ensino elementar de piano: princípios didáticos, objetivos e escolha de repertório na perspectiva do professor de piano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZPNMM |
Resumo: | O presente trabalho levanta objetivos, estratégias, conteúdos e escolha de repertório para crianças que se iniciam ao piano, considerando o ensino do piano para uma formação musical abrangente, não apenas do instrumentista. A partir deste ponto de vista, o aparato teórico usado para análise dos dados coletados foi o Modelo C(L)A(S)P de SWANWICK (1979), que defende a abordagem integrada das modalidades do fazer musical. Os resultados da investigação mostram que os professores têm enfatizado as modalidades Composição C e Performance P bem como a atividade Habilidades Técnicas (S). No entanto, a modalidade Apreciação A e a atividade Estudos de Literatura (L) são pouco exploradas na aula. Os métodos de piano têm sido utilizados para a iniciação ao piano com certa parcimônia e o repertório escolhido, considerando-se o nível técnico do aluno, normalmente permite maior liberdade para modificação e transformação onde se percebe interseção entre Composição e Performance. |
id |
UFMG_9b716d177ad2d9dcc85b67c70a67ff3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7ZPNMM |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Cecilia Cavalieri FrancaMaria Izabel MontandonMargarida Maria BorghoffIngrid Hollerbach2019-08-13T17:33:19Z2019-08-13T17:33:19Z2003-11-28http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZPNMMO presente trabalho levanta objetivos, estratégias, conteúdos e escolha de repertório para crianças que se iniciam ao piano, considerando o ensino do piano para uma formação musical abrangente, não apenas do instrumentista. A partir deste ponto de vista, o aparato teórico usado para análise dos dados coletados foi o Modelo C(L)A(S)P de SWANWICK (1979), que defende a abordagem integrada das modalidades do fazer musical. Os resultados da investigação mostram que os professores têm enfatizado as modalidades Composição C e Performance P bem como a atividade Habilidades Técnicas (S). No entanto, a modalidade Apreciação A e a atividade Estudos de Literatura (L) são pouco exploradas na aula. Os métodos de piano têm sido utilizados para a iniciação ao piano com certa parcimônia e o repertório escolhido, considerando-se o nível técnico do aluno, normalmente permite maior liberdade para modificação e transformação onde se percebe interseção entre Composição e Performance.This work investigates piano teachers objectives, strategies, contents and repertoire for young beginners piano students, taking into account that teaching piano is established on general music education, not only on specialist approach. From this point of view, the Model C(L)A(S)P by SWANWICK (1979) was the framework used to analyze the data collected, once it is an integrated approach of the central modes of music making. The results of the investigation point that teachers have been working hardly the modes Composition C and Performance P as well as the activity Skill Acquisition (S). The mode Audition A and the activity Literature Studies (L) nevertheless have been less explored at classes. The piano methods have been used in classes but up to some limits. And the selected repertoire, considering the technical skills accomplished by the learner, usually allows freedom for introducting variations where we can see intersection between Composition and Performance.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPiano Instrução e ensinoEducação musical criançaSwanwick, KeithPrograma de Pós-Graduação em MúsicaEnsino elementar de piano: princípios didáticos, objetivos e escolha de repertório na perspectiva do professor de pianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALensinoelementardepianoingridhollerbach.pdfapplication/pdf323655https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZPNMM/1/ensinoelementardepianoingridhollerbach.pdff97ae063166ccdbaaa66c368c2731046MD51TEXTensinoelementardepianoingridhollerbach.pdf.txtensinoelementardepianoingridhollerbach.pdf.txtExtracted texttext/plain213106https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZPNMM/2/ensinoelementardepianoingridhollerbach.pdf.txt9f07f1d477865091dd6b9f62f28519cfMD521843/AAGS-7ZPNMM2019-11-14 16:36:18.569oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7ZPNMMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:36:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino elementar de piano: princípios didáticos, objetivos e escolha de repertório na perspectiva do professor de piano |
title |
Ensino elementar de piano: princípios didáticos, objetivos e escolha de repertório na perspectiva do professor de piano |
spellingShingle |
Ensino elementar de piano: princípios didáticos, objetivos e escolha de repertório na perspectiva do professor de piano Ingrid Hollerbach Programa de Pós-Graduação em Música Piano Instrução e ensino Educação musical criança Swanwick, Keith |
title_short |
Ensino elementar de piano: princípios didáticos, objetivos e escolha de repertório na perspectiva do professor de piano |
title_full |
Ensino elementar de piano: princípios didáticos, objetivos e escolha de repertório na perspectiva do professor de piano |
title_fullStr |
Ensino elementar de piano: princípios didáticos, objetivos e escolha de repertório na perspectiva do professor de piano |
title_full_unstemmed |
Ensino elementar de piano: princípios didáticos, objetivos e escolha de repertório na perspectiva do professor de piano |
title_sort |
Ensino elementar de piano: princípios didáticos, objetivos e escolha de repertório na perspectiva do professor de piano |
author |
Ingrid Hollerbach |
author_facet |
Ingrid Hollerbach |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Cecilia Cavalieri Franca |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Izabel Montandon |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Margarida Maria Borghoff |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ingrid Hollerbach |
contributor_str_mv |
Maria Cecilia Cavalieri Franca Maria Izabel Montandon Margarida Maria Borghoff |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música |
topic |
Programa de Pós-Graduação em Música Piano Instrução e ensino Educação musical criança Swanwick, Keith |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Piano Instrução e ensino Educação musical criança Swanwick, Keith |
description |
O presente trabalho levanta objetivos, estratégias, conteúdos e escolha de repertório para crianças que se iniciam ao piano, considerando o ensino do piano para uma formação musical abrangente, não apenas do instrumentista. A partir deste ponto de vista, o aparato teórico usado para análise dos dados coletados foi o Modelo C(L)A(S)P de SWANWICK (1979), que defende a abordagem integrada das modalidades do fazer musical. Os resultados da investigação mostram que os professores têm enfatizado as modalidades Composição C e Performance P bem como a atividade Habilidades Técnicas (S). No entanto, a modalidade Apreciação A e a atividade Estudos de Literatura (L) são pouco exploradas na aula. Os métodos de piano têm sido utilizados para a iniciação ao piano com certa parcimônia e o repertório escolhido, considerando-se o nível técnico do aluno, normalmente permite maior liberdade para modificação e transformação onde se percebe interseção entre Composição e Performance. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003-11-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T17:33:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T17:33:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZPNMM |
url |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZPNMM |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZPNMM/1/ensinoelementardepianoingridhollerbach.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZPNMM/2/ensinoelementardepianoingridhollerbach.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f97ae063166ccdbaaa66c368c2731046 9f07f1d477865091dd6b9f62f28519cf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589487715942400 |