Escolas de memórias: representações da escola entre novos letrados (Minas Gerais, décadas de 1900 a 1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cecilia Rodrigues Fadul
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B5UK8T
Resumo: Identificar e analisar as formas como a escola mineira do início do século XX foi apreendida e contada e, em alguma medida, vivida por homens e mulheres considerados novos letrados, foram os objetivos fundamentais deste trabalho. A principal intenção dele foi, portanto, investigar as representações da escola que autores(as) mineiros(as) de autobiografias nascidos(as) na década final do século XIX ou primeiras décadas do século XX e considerados novos letrados construíram ao longo de suas trajetórias de vida. A definição de novos letrados baseia-se no conceito de novos leitores, cunhado por Jean Hébrard, para designar a primeira geração de indivíduos ou grupos sociais que realizam, com maior intensidade, participação nas culturas do escrito. Assim, a dissertação se apoia nos estudos da História Cultural e, particularmente, no conceito de representação, de Roger Chartier. Os marcos temporais abarcados neste estudo, considerando o momento em que os autores investigados encontravam-se na idade escolar, estão compreendidos entre as décadas de 1900 e de 1930. Diante da especificidade das fontes eleitas para a realização dessa pesquisa, publicadas entre as décadas de 1960 e 1980, fez-se também presente um constante diálogo com esse período. Há, portanto, o reconhecimento de que, pelo menos, dois tempos subsidiam a escrita autobiográfica: o momento da experiência e o momento da escrita. Para alcançar os objetivos propostos e tendo em vista o tipo de fonte escolhida para a investigação, foram analisadas sete autobiografias, compreendidas como documentos valiosos para se alcançar as experiências pessoais de um grupo que construiu representações singulares sobre a escola. Chegou-se, portanto à conclusão de que a escola para os novos letrados foi supervalorizada, sobretudo como mecanismo de inclusão em uma sociedade que, ao longo dos anos - entre o tempo das memórias relatadas e o tempo da escrita - viu crescer a valorização da escolarização e da alfabetização. Essa sociedade relegou aos que não adquiriam tais bens, o peso do atraso e do despreparo para a vida. Os(as) autores(as) buscaram por meio da escola, da leitura e da escrita, em seus usos legitimados, se incluírem no grupo daqueles que pela via do conhecimento, ocupavam lugares distintos daqueles a eles (pre)destinados. A escrita de um livro - a autobiografia - pareceu configurar o desfecho ideal dessa ascensão simbólica.
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A definição de novos letrados baseia-se no conceito de novos leitores, cunhado por Jean Hébrard, para designar a primeira geração de indivíduos ou grupos sociais que realizam, com maior intensidade, participação nas culturas do escrito. Assim, a dissertação se apoia nos estudos da História Cultural e, particularmente, no conceito de representação, de Roger Chartier. Os marcos temporais abarcados neste estudo, considerando o momento em que os autores investigados encontravam-se na idade escolar, estão compreendidos entre as décadas de 1900 e de 1930. Diante da especificidade das fontes eleitas para a realização dessa pesquisa, publicadas entre as décadas de 1960 e 1980, fez-se também presente um constante diálogo com esse período. Há, portanto, o reconhecimento de que, pelo menos, dois tempos subsidiam a escrita autobiográfica: o momento da experiência e o momento da escrita. Para alcançar os objetivos propostos e tendo em vista o tipo de fonte escolhida para a investigação, foram analisadas sete autobiografias, compreendidas como documentos valiosos para se alcançar as experiências pessoais de um grupo que construiu representações singulares sobre a escola. Chegou-se, portanto à conclusão de que a escola para os novos letrados foi supervalorizada, sobretudo como mecanismo de inclusão em uma sociedade que, ao longo dos anos - entre o tempo das memórias relatadas e o tempo da escrita - viu crescer a valorização da escolarização e da alfabetização. Essa sociedade relegou aos que não adquiriam tais bens, o peso do atraso e do despreparo para a vida. Os(as) autores(as) buscaram por meio da escola, da leitura e da escrita, em seus usos legitimados, se incluírem no grupo daqueles que pela via do conhecimento, ocupavam lugares distintos daqueles a eles (pre)destinados. A escrita de um livro - a autobiografia - pareceu configurar o desfecho ideal dessa ascensão simbólica.To identifying and analyze the ways in which the school of Minas Gerais of the early twentieth century was learned and told and, to some extent, lived by men and women considered to be new scholars were the fundamental objectives of this work. Its main intention was, therefore, to investigate the school's representations that autobiographers from Minas Gerais born in the late nineteenth or early twentieth century and considered new literates made along their life trajectories. The definition of new literates is based on the concept of "new readers", coined by Jean Hébrard, to designate the first generation of individuals or social groups that carry out, with greater intensity, participation in the cultures of the writing. Thus, the dissertation is based on the studies of Cultural History and, particularly, on the concept of representation, by Roger Chartier. The temporal frameworks covered in this study, considering the time at which the investigated authors were of school age, are comprised between the 1900s and 1930s. Given the specificity of the sources chosen to carry out this research, published between the 1960s and 1980s, a constant dialogue with this period was also present. There is, therefore, the recognition that, at least, two times subsidize autobiographical writing: the moment of the experience and the moment of writing. In order to reach the proposed objectives and considering the type of source chosen for the investigation, seven autobiographies were analyzed, understood as valuable documents to reach the personal experiences of a group that constructed singular representations about the school. It was, therefore, concluded that the school for the new literate was overestimated, especially as a mechanism for inclusion in a society that, over the years between the time of the reported memories and the time of writing saw a growth in the value of schooling and literacy. This society relegated to those who did not acquire such goods, the burden of delay and unpreparedness for life. The authors sought by means of school, reading and writing, in their legitimized uses, to include themselves in the group of those who, by means of knowledge, occupied different places from those (pre)destined for them. The writing of a book the autobiography seemed to shape the ideal outcome of this symbolic ascent.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoAutobiografiaEducação HistoriaEscolas História Minas Gerais Séc XXEducação História Minas Gerais Séc XXAutobiografiaEducação em Minas Gerais na RepúblicaRepresentações da EscolaEscolas de memórias: representações da escola entre novos letrados (Minas Gerais, décadas de 1900 a 1930)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_fadul.pdfapplication/pdf1244797https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B5UK8T/1/disserta__o_fadul.pdf1fd80ea46e3052ab35ca7e2bac5dbf55MD51TEXTdisserta__o_fadul.pdf.txtdisserta__o_fadul.pdf.txtExtracted texttext/plain475350https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B5UK8T/2/disserta__o_fadul.pdf.txt9faf92cb36ccc2288a829b1fa2dd3284MD521843/BUOS-B5UK8T2019-11-14 15:25:24.759oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B5UK8TRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:25:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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