As inferências, os conhecimentos socioculturais e o alcance do letramento crítico: a análise das coleções de espanhol (PNLD 2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geraldo Emanuel de Abreu Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AWUGA6
Resumo: A busca por estimular o desenvolvimento da competência leitora, ao longo do tempo, tornou-se objetivo de diversos países e seus estudiosos, o que influenciou, consequentemente, as pesquisas da área e gerou métodos e modelos que visam a melhorias, ora mais simples e instrumentais, ora mais complexos e não instrumentais. Hoje, sabe-se que o processo de leitura não é linear e envolve inúmeras habilidades e conhecimentos que variam de leitor para leitor, assim, seu desenvolvimento deve levar em consideração o arcabouço de conhecimentos prévios, a capacidade de inferir e a criticidade dos indivíduos envolvidos com a tarefa leitora. Nas salas de aula do Brasil, o recurso mais utilizado para que a leitura seja executada é o livro didático, portanto conhecer como os conhecimentos, as inferências e a criticidade se relacionam para o alcance do Letramento Crítico nos livros se faz imprescindível para o ensino brasileiro. A análise qualitativa das atividades de leitura das coleções de espanhol aprovadas pelo PNLD 2017, baseada em uma pesquisa bibliográfica, levou ao desenvolvimento de quadros analíticos, de caráter didático, cujos pontos mais importantes são: concepção de leitura sob a qual cada questão foi elaborada; tipos de inferência e tarefas críticas exploradas em cada questão. A elaboração desses quadros visa a contribuir para futuras pesquisas e também para a produção de materiais didáticos. Fez-se, igualmente, uma análise quantitativa com vistas a fornecer o panorama comparativo entre as coleções. Os dados gerados, qualitativos e quantitativos, permitem afirmar que as coleções apresentam mais atividades elaboradas sob a concepção Linguística de leitura, seguida pela Psicolinguística e Sociocultural. Pode-se afirmar, também, que há a exploração da capacidade inferencial dos leitores, sendo as inferências Proposicionais/Explicativas as mais trabalhadas, seguidas pelas Pragmáticas elaborativas e Léxico/Linguísticas. Ademais, constatou-se que há o fomento às tarefas críticas em todas as coleções. Por fim, contatou-se que as atividades voltadas para a exploração de pelo menos um tipo de inferência são as que mais exigem o desenvolvimento reflexão crítica pelo leitor o que nos permite afirmar que um trabalho com foco nos conhecimentos socioculturais, na exploração da capacidade inferencial e no fomento às tarefas críticas contribuirá de maneira mais efetiva para o desenvolvimento da criticidade dos leitores.
id UFMG_9de1fdead75a1294149104ab55be8144
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AWUGA6
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Elzimar Goettenauer de Marins CostaCarla Viana CoscarelliELIZABETH GREZZO DE ALMEIDAGeraldo Emanuel de Abreu Silva2019-08-11T08:37:38Z2019-08-11T08:37:38Z2018-02-15http://hdl.handle.net/1843/LETR-AWUGA6A busca por estimular o desenvolvimento da competência leitora, ao longo do tempo, tornou-se objetivo de diversos países e seus estudiosos, o que influenciou, consequentemente, as pesquisas da área e gerou métodos e modelos que visam a melhorias, ora mais simples e instrumentais, ora mais complexos e não instrumentais. Hoje, sabe-se que o processo de leitura não é linear e envolve inúmeras habilidades e conhecimentos que variam de leitor para leitor, assim, seu desenvolvimento deve levar em consideração o arcabouço de conhecimentos prévios, a capacidade de inferir e a criticidade dos indivíduos envolvidos com a tarefa leitora. Nas salas de aula do Brasil, o recurso mais utilizado para que a leitura seja executada é o livro didático, portanto conhecer como os conhecimentos, as inferências e a criticidade se relacionam para o alcance do Letramento Crítico nos livros se faz imprescindível para o ensino brasileiro. A análise qualitativa das atividades de leitura das coleções de espanhol aprovadas pelo PNLD 2017, baseada em uma pesquisa bibliográfica, levou ao desenvolvimento de quadros analíticos, de caráter didático, cujos pontos mais importantes são: concepção de leitura sob a qual cada questão foi elaborada; tipos de inferência e tarefas críticas exploradas em cada questão. A elaboração desses quadros visa a contribuir para futuras pesquisas e também para a produção de materiais didáticos. Fez-se, igualmente, uma análise quantitativa com vistas a fornecer o panorama comparativo entre as coleções. Os dados gerados, qualitativos e quantitativos, permitem afirmar que as coleções apresentam mais atividades elaboradas sob a concepção Linguística de leitura, seguida pela Psicolinguística e Sociocultural. Pode-se afirmar, também, que há a exploração da capacidade inferencial dos leitores, sendo as inferências Proposicionais/Explicativas as mais trabalhadas, seguidas pelas Pragmáticas elaborativas e Léxico/Linguísticas. Ademais, constatou-se que há o fomento às tarefas críticas em todas as coleções. Por fim, contatou-se que as atividades voltadas para a exploração de pelo menos um tipo de inferência são as que mais exigem o desenvolvimento reflexão crítica pelo leitor o que nos permite afirmar que um trabalho com foco nos conhecimentos socioculturais, na exploração da capacidade inferencial e no fomento às tarefas críticas contribuirá de maneira mais efetiva para o desenvolvimento da criticidade dos leitores.The search for stimulating the development of the reading competence has become, over time, the goal of several countries and their scholars, which has, as a consequence, influenced research within the field, as well as generated new methods and models aiming at improving the competence. In some instances, the improvements were simple and instrumental and, at other times, were more complex and not instrumental. Today, it is known that the reading process is not linear and involves numerous skills and knowledge, which may vary from reader to reader and, therefore, its development must take into account the framework of prior knowledge, the ability to conclude and the critical thinking of the individuals involved with the reading task. In the Brazilian classrooms, the most used reading resource is the textbook, so understanding how knowledge inference and critical thinking relate to achieve Critical Literacy within textbooks becomes essential for Brazilian education. The qualitative analysis of the reading activities of the Spanish collections approved by the PNLD 2017 (based on a bibliographical research) led to the development of didactic analytical frameworks, which had as its most important points the following: the reading conception under which each question was elaborated; types of conclusion-making processes; and critical tasks explored in each question. The preparation of these tables aimed to contribute to future research and also to the production of didactic materials. A quantitative analysis was also conducted, in order to provide a comparative view between the collections. The data generated, both qualitative and quantitative, allowed us to conclude that the collections present more activities elaborated under the Linguistic conception of reading, followed by Psycholinguistics and Socio-cultural conceptions. It can also be affirmed that the exploration of the inferential capacity of the readers is present, with the Propositional / Explicative inferences being the most present, followed by the Lexic / Linguistic and Pragmatics. In addition, it was verified that the promotion of critical tasks is present in all analyzed collections. Finally, it was agreed that the activities which aimed at the exploration of at least one type of inference are those which require the most development of critical reflection by the reader, which allows us to affirm that a work focused on socio-cultural knowledge, exploration of inferential capacity and the promotion of critical tasks will contribute more effectively to the development of critical reading.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCompreensão na leituraLivros didáticos AvaliaçãoLetramentoAquisição da segunda linguagemLíngua espanhola Estudo e ensino Falantes estrangeirosleituraespanholconhecimentos socioculturaisinferênciasletramento críticoAs inferências, os conhecimentos socioculturais e o alcance do letramento crítico: a análise das coleções de espanhol (PNLD 2017)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o__geraldo_emanuel_de_abreu_silva.pdfapplication/pdf14895506https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AWUGA6/1/disserta__o__geraldo_emanuel_de_abreu_silva.pdf8414b6d6f067b8dd8d33c249bddab207MD51TEXTdisserta__o__geraldo_emanuel_de_abreu_silva.pdf.txtdisserta__o__geraldo_emanuel_de_abreu_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain347143https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AWUGA6/2/disserta__o__geraldo_emanuel_de_abreu_silva.pdf.txt38e78a8371dcb545376eb3fc02fce545MD521843/LETR-AWUGA62019-11-14 03:43:58.69oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AWUGA6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:43:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As inferências, os conhecimentos socioculturais e o alcance do letramento crítico: a análise das coleções de espanhol (PNLD 2017)
title As inferências, os conhecimentos socioculturais e o alcance do letramento crítico: a análise das coleções de espanhol (PNLD 2017)
spellingShingle As inferências, os conhecimentos socioculturais e o alcance do letramento crítico: a análise das coleções de espanhol (PNLD 2017)
Geraldo Emanuel de Abreu Silva
leitura
espanhol
conhecimentos socioculturais
inferências
letramento crítico
Compreensão na leitura
Livros didáticos Avaliação
Letramento
Aquisição da segunda linguagem
Língua espanhola Estudo e ensino Falantes estrangeiros
title_short As inferências, os conhecimentos socioculturais e o alcance do letramento crítico: a análise das coleções de espanhol (PNLD 2017)
title_full As inferências, os conhecimentos socioculturais e o alcance do letramento crítico: a análise das coleções de espanhol (PNLD 2017)
title_fullStr As inferências, os conhecimentos socioculturais e o alcance do letramento crítico: a análise das coleções de espanhol (PNLD 2017)
title_full_unstemmed As inferências, os conhecimentos socioculturais e o alcance do letramento crítico: a análise das coleções de espanhol (PNLD 2017)
title_sort As inferências, os conhecimentos socioculturais e o alcance do letramento crítico: a análise das coleções de espanhol (PNLD 2017)
author Geraldo Emanuel de Abreu Silva
author_facet Geraldo Emanuel de Abreu Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elzimar Goettenauer de Marins Costa
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carla Viana Coscarelli
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ELIZABETH GREZZO DE ALMEIDA
dc.contributor.author.fl_str_mv Geraldo Emanuel de Abreu Silva
contributor_str_mv Elzimar Goettenauer de Marins Costa
Carla Viana Coscarelli
ELIZABETH GREZZO DE ALMEIDA
dc.subject.por.fl_str_mv leitura
espanhol
conhecimentos socioculturais
inferências
letramento crítico
topic leitura
espanhol
conhecimentos socioculturais
inferências
letramento crítico
Compreensão na leitura
Livros didáticos Avaliação
Letramento
Aquisição da segunda linguagem
Língua espanhola Estudo e ensino Falantes estrangeiros
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Compreensão na leitura
Livros didáticos Avaliação
Letramento
Aquisição da segunda linguagem
Língua espanhola Estudo e ensino Falantes estrangeiros
description A busca por estimular o desenvolvimento da competência leitora, ao longo do tempo, tornou-se objetivo de diversos países e seus estudiosos, o que influenciou, consequentemente, as pesquisas da área e gerou métodos e modelos que visam a melhorias, ora mais simples e instrumentais, ora mais complexos e não instrumentais. Hoje, sabe-se que o processo de leitura não é linear e envolve inúmeras habilidades e conhecimentos que variam de leitor para leitor, assim, seu desenvolvimento deve levar em consideração o arcabouço de conhecimentos prévios, a capacidade de inferir e a criticidade dos indivíduos envolvidos com a tarefa leitora. Nas salas de aula do Brasil, o recurso mais utilizado para que a leitura seja executada é o livro didático, portanto conhecer como os conhecimentos, as inferências e a criticidade se relacionam para o alcance do Letramento Crítico nos livros se faz imprescindível para o ensino brasileiro. A análise qualitativa das atividades de leitura das coleções de espanhol aprovadas pelo PNLD 2017, baseada em uma pesquisa bibliográfica, levou ao desenvolvimento de quadros analíticos, de caráter didático, cujos pontos mais importantes são: concepção de leitura sob a qual cada questão foi elaborada; tipos de inferência e tarefas críticas exploradas em cada questão. A elaboração desses quadros visa a contribuir para futuras pesquisas e também para a produção de materiais didáticos. Fez-se, igualmente, uma análise quantitativa com vistas a fornecer o panorama comparativo entre as coleções. Os dados gerados, qualitativos e quantitativos, permitem afirmar que as coleções apresentam mais atividades elaboradas sob a concepção Linguística de leitura, seguida pela Psicolinguística e Sociocultural. Pode-se afirmar, também, que há a exploração da capacidade inferencial dos leitores, sendo as inferências Proposicionais/Explicativas as mais trabalhadas, seguidas pelas Pragmáticas elaborativas e Léxico/Linguísticas. Ademais, constatou-se que há o fomento às tarefas críticas em todas as coleções. Por fim, contatou-se que as atividades voltadas para a exploração de pelo menos um tipo de inferência são as que mais exigem o desenvolvimento reflexão crítica pelo leitor o que nos permite afirmar que um trabalho com foco nos conhecimentos socioculturais, na exploração da capacidade inferencial e no fomento às tarefas críticas contribuirá de maneira mais efetiva para o desenvolvimento da criticidade dos leitores.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T08:37:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T08:37:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LETR-AWUGA6
url http://hdl.handle.net/1843/LETR-AWUGA6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AWUGA6/1/disserta__o__geraldo_emanuel_de_abreu_silva.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AWUGA6/2/disserta__o__geraldo_emanuel_de_abreu_silva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8414b6d6f067b8dd8d33c249bddab207
38e78a8371dcb545376eb3fc02fce545
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589357187104768