A dinâmica discursiva na sala de aula e a apropriação da escrita
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-842P9B |
Resumo: | É objeto de análise deste estudo a dinâmica discursiva na sala de aula no contexto do processo de apropriação da ortografia pela criança.A opção por realizar a pesquisa no contexto da sala de aula permitiu-nos analisar os processos de interação verbal entre a professora e os alunos e entre os alinos,revelando os diferentes elementos que constituem o trabalho pedagógico. Para a análise dos dados estaremos inspirando-nos, principalmente, nos cnstrutos teóricos da psicologia histórico-cultural e dos estudos da linguagem, particularmente a teoria da enunciação de Bakthin.Segundo esses referenciais, os processos de interação social desencadeiam a elaboração do conhecimento pela mediação do outro e da linguagem. Destacamos para análise episódios de ensino-aprendizagem gravados em vídeo que nos apontam indícios da atividade intermental elaborada pelos sujeitos no processos de interlocucção com os pares e com a professora, ao problematizarem questões relatis aos aspectos ortográficos da língua escrita. Com a elaboração desse trabalho, temos a intenção de contribuir para o aprofundamento das questões relacionadas à dinâmica da elaboração do conhecimento na sala de aula e, assim, oferecer alguns elementos que possam contribuir para se pensar a formação de professores alfabetizadores. |
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Maria das graças de castro senaEduardo Fleury MortimerRoseli Cação FontanaMagdah Becker SoaresMaria do Socorro Alencar Nunes Macedo2019-08-12T17:00:22Z2019-08-12T17:00:22Z1998-06-26http://hdl.handle.net/1843/FAEC-842P9BÉ objeto de análise deste estudo a dinâmica discursiva na sala de aula no contexto do processo de apropriação da ortografia pela criança.A opção por realizar a pesquisa no contexto da sala de aula permitiu-nos analisar os processos de interação verbal entre a professora e os alunos e entre os alinos,revelando os diferentes elementos que constituem o trabalho pedagógico. Para a análise dos dados estaremos inspirando-nos, principalmente, nos cnstrutos teóricos da psicologia histórico-cultural e dos estudos da linguagem, particularmente a teoria da enunciação de Bakthin.Segundo esses referenciais, os processos de interação social desencadeiam a elaboração do conhecimento pela mediação do outro e da linguagem. Destacamos para análise episódios de ensino-aprendizagem gravados em vídeo que nos apontam indícios da atividade intermental elaborada pelos sujeitos no processos de interlocucção com os pares e com a professora, ao problematizarem questões relatis aos aspectos ortográficos da língua escrita. Com a elaboração desse trabalho, temos a intenção de contribuir para o aprofundamento das questões relacionadas à dinâmica da elaboração do conhecimento na sala de aula e, assim, oferecer alguns elementos que possam contribuir para se pensar a formação de professores alfabetizadores.This study analyzes the process by wich children appropriate ortography in the context of classroom discoursive dynamics.The fact of having chosen to condut this research in the classroom has allowed us to analyze the process of verbal interaction between teachr and student and amongst students themselves, thus revealing different elements which make up pedagogical work. In order to analyze data, we will dra mainly on the theoreticl constructs of historical-cultural psychology and on those of lnguae studies, specilly on Bakhtin's enunciation theory. According to these references, social interaction proceses generate Knowledge through mediation of ohers and thouh language. We have highlihted vídeo ecorded teaching-lerning processes which eveal evidence of intermental and inramental actiities elaborated by subjects in interlocution processes with their pers and teacher, as they raise questions concrning written language features. Through this analisis our aim is to contribute to questions concerning the elabotion of knowledge in the clasrrom this offering elements which may contribute to the eduction of those involved in teaching how to read and rite.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRelação professor-alunoSala de aulaAlfabetizadoresDinâmica discursiva na sala de aulaA dinâmica discursiva na sala de aula e a apropriação da escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALa_dinamica_dircursiva.pdfapplication/pdf24605354https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-842P9B/1/a_dinamica_dircursiva.pdff70245ea02d069eb93a176c85b930addMD51TEXTa_dinamica_dircursiva.pdf.txta_dinamica_dircursiva.pdf.txtExtracted texttext/plain187https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-842P9B/2/a_dinamica_dircursiva.pdf.txta5b8d8c880af6630615d6618128b9fc3MD521843/FAEC-842P9B2019-11-14 18:50:38.851oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-842P9BRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:50:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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