Questões de gênero no livro didático de língua inglesa: uma análise à luz do letramento crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Helenice Nolasco Queiroz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9WBPQG
Resumo: Esta pesquisa propôs-se a investigar representações de gênero em uma coleção de livros didáticos de inglês indicada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2012 e destinada ao Ensino Médio. Uma vez que a concepção tradicional de letramento como mera aquisição da tecnologia do ler e escreve (SOARES,1998) não se apresenta como suficiente para o contexto de constante mudança em que vivemos atualmente, faz-se necessário ampliar esse conceito (STREET,1984), assim como questionar as práticas pedagógicas tradicionais de forma a procurar desenvolver nos alunos letramentos visuais, multiculturais e críticos (MONTE MÓR, 2008). A proposta de uma prática de sala de aula embasada no letramento crítico, procura permitir que o aluno desenvolva sua capacidade questionadora (MATTOS e VALÉRIO, 2010), que reflita sobre questões de poder, e que não simplesmente aprenda a reproduzir tudo aquilo que é naturalizado, que já conhecemos e que normalmente aceitamos (LUKE, 2004). Dentre as muitas questões ideológicas passíveis de serem abordadas na aula de língua estrangeira, a temática do gênero é aqui escolhida uma vez que ela se apresenta como um fator importante de exclusão e opressão social, econômica e política (PENNYCOOK, 1990, 2001) e que, por isso, merece ser abordada e discutida nos contextos educacionais (LOURO, 2003; MOITA LOPES, 2012). Assim, a partir do suporte teórico do letramento crítico no ensino de língua estrangeira e dos estudos de gênero, buscamos oferecer uma análise das atividades presentes na coleção didática de modo a identificar, refletir e desnaturalizar representações estereotipadas de gênero, principalmente de figuras femininas. Através de uma metodologia de pesquisa documental de natureza qualitativa e de cunho interpretativista, as atividades da coleção didática foram selecionadas, analisadas e encaradas como importantes brechas (DUBOC, 2012) para se discutir as questões de gênero em sala de aula. A análise da coleção didática à luz do letramento crítico e do gênero concretiza a preocupação e a busca pela promoção de um ensino que possibilite aos alunos não somente construir conhecimento sobre a materialidade da língua inglesa, mas também desenvolver o pensamento crítico.
id UFMG_9ffab0547d1792056420d2c6cca6f6dd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9WBPQG
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Andrea Machado de Almeida MattosWalkyria Maria MonteMórAdriana Maria Tenuta de AzevedoHelenice Nolasco Queiroz2019-08-14T13:05:08Z2019-08-14T13:05:08Z2015-05-08http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9WBPQGEsta pesquisa propôs-se a investigar representações de gênero em uma coleção de livros didáticos de inglês indicada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2012 e destinada ao Ensino Médio. Uma vez que a concepção tradicional de letramento como mera aquisição da tecnologia do ler e escreve (SOARES,1998) não se apresenta como suficiente para o contexto de constante mudança em que vivemos atualmente, faz-se necessário ampliar esse conceito (STREET,1984), assim como questionar as práticas pedagógicas tradicionais de forma a procurar desenvolver nos alunos letramentos visuais, multiculturais e críticos (MONTE MÓR, 2008). A proposta de uma prática de sala de aula embasada no letramento crítico, procura permitir que o aluno desenvolva sua capacidade questionadora (MATTOS e VALÉRIO, 2010), que reflita sobre questões de poder, e que não simplesmente aprenda a reproduzir tudo aquilo que é naturalizado, que já conhecemos e que normalmente aceitamos (LUKE, 2004). Dentre as muitas questões ideológicas passíveis de serem abordadas na aula de língua estrangeira, a temática do gênero é aqui escolhida uma vez que ela se apresenta como um fator importante de exclusão e opressão social, econômica e política (PENNYCOOK, 1990, 2001) e que, por isso, merece ser abordada e discutida nos contextos educacionais (LOURO, 2003; MOITA LOPES, 2012). Assim, a partir do suporte teórico do letramento crítico no ensino de língua estrangeira e dos estudos de gênero, buscamos oferecer uma análise das atividades presentes na coleção didática de modo a identificar, refletir e desnaturalizar representações estereotipadas de gênero, principalmente de figuras femininas. Através de uma metodologia de pesquisa documental de natureza qualitativa e de cunho interpretativista, as atividades da coleção didática foram selecionadas, analisadas e encaradas como importantes brechas (DUBOC, 2012) para se discutir as questões de gênero em sala de aula. A análise da coleção didática à luz do letramento crítico e do gênero concretiza a preocupação e a busca pela promoção de um ensino que possibilite aos alunos não somente construir conhecimento sobre a materialidade da língua inglesa, mas também desenvolver o pensamento crítico.This research aimed to investigate gender representations in a collection of English textbooks, which were indicated by the National Textbook Program (PNLD) of 2012, and is intended for High School level. Since the traditional concept of literacy as the mere acquisition of the reading and writing technology (SOARES, 1998) is not enough for the context of constant change in which we live today, it is necessary to expand this concept (STREET, 1984) as well as to question traditional teaching practices in order to attempt to develop students visual, multicultural and critical literacies (MONTE MÓR, 2008). The proposal for a teaching practice grounded in critical literacy seeks to enable the students to develop their questioning capacity (MATTOS; VALERIO, 2010), to reflect on issues of power, and not simply learn to reproduce all that is naturalized, that we already know and that we normally accept (LUKE, 2004). Among the many ideological issues that can be addressed in a foreign language class, the issue of gender was chosen here because it presents itself as an important factor of exclusion as well as of economic and political oppression (PENNYCOOK, 1990; 2001) and, therefore, deserves to be addressed and discussed in educational contexts (LOURO, 2003; MOITA LOPES, 2012). Thus, based on the theoretical framework of critical literacy in foreign language teaching and gender studies, we seek to provide an analysis of the activities present in the textbook collection in order to identify, reflect and denaturalize stereotypical representations of gender, especially of female figures. Through a documentary research methodology of qualitative and interpretive nature, the activities of the textbook collection were selected, analyzed and seen as opening important gaps (DUBOC, 2012) to discuss gender issues in the classroom. The analysis of the textbook collection in light of critical literacy and some gender studies revealed important issues that were grouped into three categories: women in the household, gender and professions and social expectations with respect to women (relationships, body and physical appearance). This analysis reflects the concern and the search for the promotion of an education that allows students not only to build knowledge about the materiality of the English language, but also to develop their critical thinking.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLivros didáticos AvaliaçãoLíngua inglesa Estudo e ensino (Ensino médio)LetramentoAquisição da segunda linguagemRelações de gêneroLetramento CríticoLivro DidáticoGêneroEnsino de InglêsBrechasQuestões de gênero no livro didático de língua inglesa: uma análise à luz do letramento críticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_helenice_nolasco_queiroz_2015___corrigida.pdfapplication/pdf7560286https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9WBPQG/1/disserta__o_helenice_nolasco_queiroz_2015___corrigida.pdf85570a372e2d97932cafc85fce81f116MD51TEXTdisserta__o_helenice_nolasco_queiroz_2015___corrigida.pdf.txtdisserta__o_helenice_nolasco_queiroz_2015___corrigida.pdf.txtExtracted texttext/plain388397https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9WBPQG/2/disserta__o_helenice_nolasco_queiroz_2015___corrigida.pdf.txta8d9f49932f4d2daf3b08e2e7e1f2b15MD521843/MGSS-9WBPQG2019-11-14 14:08:28.97oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9WBPQGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:08:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Questões de gênero no livro didático de língua inglesa: uma análise à luz do letramento crítico
title Questões de gênero no livro didático de língua inglesa: uma análise à luz do letramento crítico
spellingShingle Questões de gênero no livro didático de língua inglesa: uma análise à luz do letramento crítico
Helenice Nolasco Queiroz
Letramento Crítico
Livro Didático
Gênero
Ensino de Inglês
Brechas
Livros didáticos Avaliação
Língua inglesa Estudo e ensino (Ensino médio)
Letramento
Aquisição da segunda linguagem
Relações de gênero
title_short Questões de gênero no livro didático de língua inglesa: uma análise à luz do letramento crítico
title_full Questões de gênero no livro didático de língua inglesa: uma análise à luz do letramento crítico
title_fullStr Questões de gênero no livro didático de língua inglesa: uma análise à luz do letramento crítico
title_full_unstemmed Questões de gênero no livro didático de língua inglesa: uma análise à luz do letramento crítico
title_sort Questões de gênero no livro didático de língua inglesa: uma análise à luz do letramento crítico
author Helenice Nolasco Queiroz
author_facet Helenice Nolasco Queiroz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrea Machado de Almeida Mattos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Walkyria Maria MonteMór
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Adriana Maria Tenuta de Azevedo
dc.contributor.author.fl_str_mv Helenice Nolasco Queiroz
contributor_str_mv Andrea Machado de Almeida Mattos
Walkyria Maria MonteMór
Adriana Maria Tenuta de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento Crítico
Livro Didático
Gênero
Ensino de Inglês
Brechas
topic Letramento Crítico
Livro Didático
Gênero
Ensino de Inglês
Brechas
Livros didáticos Avaliação
Língua inglesa Estudo e ensino (Ensino médio)
Letramento
Aquisição da segunda linguagem
Relações de gênero
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Livros didáticos Avaliação
Língua inglesa Estudo e ensino (Ensino médio)
Letramento
Aquisição da segunda linguagem
Relações de gênero
description Esta pesquisa propôs-se a investigar representações de gênero em uma coleção de livros didáticos de inglês indicada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2012 e destinada ao Ensino Médio. Uma vez que a concepção tradicional de letramento como mera aquisição da tecnologia do ler e escreve (SOARES,1998) não se apresenta como suficiente para o contexto de constante mudança em que vivemos atualmente, faz-se necessário ampliar esse conceito (STREET,1984), assim como questionar as práticas pedagógicas tradicionais de forma a procurar desenvolver nos alunos letramentos visuais, multiculturais e críticos (MONTE MÓR, 2008). A proposta de uma prática de sala de aula embasada no letramento crítico, procura permitir que o aluno desenvolva sua capacidade questionadora (MATTOS e VALÉRIO, 2010), que reflita sobre questões de poder, e que não simplesmente aprenda a reproduzir tudo aquilo que é naturalizado, que já conhecemos e que normalmente aceitamos (LUKE, 2004). Dentre as muitas questões ideológicas passíveis de serem abordadas na aula de língua estrangeira, a temática do gênero é aqui escolhida uma vez que ela se apresenta como um fator importante de exclusão e opressão social, econômica e política (PENNYCOOK, 1990, 2001) e que, por isso, merece ser abordada e discutida nos contextos educacionais (LOURO, 2003; MOITA LOPES, 2012). Assim, a partir do suporte teórico do letramento crítico no ensino de língua estrangeira e dos estudos de gênero, buscamos oferecer uma análise das atividades presentes na coleção didática de modo a identificar, refletir e desnaturalizar representações estereotipadas de gênero, principalmente de figuras femininas. Através de uma metodologia de pesquisa documental de natureza qualitativa e de cunho interpretativista, as atividades da coleção didática foram selecionadas, analisadas e encaradas como importantes brechas (DUBOC, 2012) para se discutir as questões de gênero em sala de aula. A análise da coleção didática à luz do letramento crítico e do gênero concretiza a preocupação e a busca pela promoção de um ensino que possibilite aos alunos não somente construir conhecimento sobre a materialidade da língua inglesa, mas também desenvolver o pensamento crítico.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T13:05:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T13:05:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9WBPQG
url http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9WBPQG
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9WBPQG/1/disserta__o_helenice_nolasco_queiroz_2015___corrigida.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9WBPQG/2/disserta__o_helenice_nolasco_queiroz_2015___corrigida.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 85570a372e2d97932cafc85fce81f116
a8d9f49932f4d2daf3b08e2e7e1f2b15
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676955448246272