O ensino de literatura na escola regular como brecha para o letramento crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caroline Martins dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A8PJS7
Resumo: O ensino de língua inglesa nas escolas públicas tem sido muito discutido a partir dos documentos oficias que propõem o ensino crítico e a formação do cidadão, como proposto nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) (BRASIL, 2006). Alguns trabalhos discutem a importância da literatura para o ensino de língua estrangeira (LE), além de outros fatores que contribuem para a formação crítica do indivíduo (FESTINO, 2011; LOURENÇO, 2011; WIELEVICKI, 2013; XAVIER, 2014). Porém, a escola pública brasileira apenas oferece espaço à literatura para o ensino de língua portuguesa, e a língua estrangeira se ocupa apenas do aspecto linguístico (BRASIL, 2006). Este trabalho propôs investigar o espaço que a literatura pode obter na sala de aula de língua estrangeira na escola pública, a partir de trêsatividades aplicadas a trinta alunos da rede municipal de Belo Horizonte. As atividades foram analisadas a partir das perspectivas dos alunos e da professora participante, através de observação das aulas, entrevistas, questionários e análise das respostas dos alunos nasatividades. Diante disso, foi possível observar que, além da oportunidade de trabalhar o aspecto linguístico no texto literário, também estão presentes oportunidades de promover o letramento crítico (CERVETTI; PARDALES; DAMICO, 2001; McLAUGHLIN; DeVOOGD, 2004), à medida que os textos de literatura de expressão inglesa podem funcionar como brechas (DUBOC, 2012) para o letramento crítico.
id UFMG_96ded998c821ea97150689fd1de29106
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-A8PJS7
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Andrea Machado de Almeida MattosCielo Griselda FestinoValdeni da Silva ReisCaroline Martins dos Santos2019-08-13T21:47:04Z2019-08-13T21:47:04Z2016-02-23http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A8PJS7O ensino de língua inglesa nas escolas públicas tem sido muito discutido a partir dos documentos oficias que propõem o ensino crítico e a formação do cidadão, como proposto nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) (BRASIL, 2006). Alguns trabalhos discutem a importância da literatura para o ensino de língua estrangeira (LE), além de outros fatores que contribuem para a formação crítica do indivíduo (FESTINO, 2011; LOURENÇO, 2011; WIELEVICKI, 2013; XAVIER, 2014). Porém, a escola pública brasileira apenas oferece espaço à literatura para o ensino de língua portuguesa, e a língua estrangeira se ocupa apenas do aspecto linguístico (BRASIL, 2006). Este trabalho propôs investigar o espaço que a literatura pode obter na sala de aula de língua estrangeira na escola pública, a partir de trêsatividades aplicadas a trinta alunos da rede municipal de Belo Horizonte. As atividades foram analisadas a partir das perspectivas dos alunos e da professora participante, através de observação das aulas, entrevistas, questionários e análise das respostas dos alunos nasatividades. Diante disso, foi possível observar que, além da oportunidade de trabalhar o aspecto linguístico no texto literário, também estão presentes oportunidades de promover o letramento crítico (CERVETTI; PARDALES; DAMICO, 2001; McLAUGHLIN; DeVOOGD, 2004), à medida que os textos de literatura de expressão inglesa podem funcionar como brechas (DUBOC, 2012) para o letramento crítico.English language teaching in public schools has been much discussed based on official documents which suggest the critical education approach and the formation of citizens, as discussed in the Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) (BRASIL, 2006).Some papers discuss the importance of literature for foreign language teaching, besides other factors which contribute to the critical education of the individual (FESTINO, 2011; LOURENÇO, 2011; WIELEVICKI, 2013; XAVIER, 2014). However, the Brazilian public school only offers space for literature in the Portuguese language teaching, and the teaching of foreign languages is concerned only with the linguistic aspect of the language (BRASIL, 2006). This paper intended to investigate the space that literature can have in the foreign language classroom in public schools, from three activities applied to thirty students from a municipal school in Belo Horizonte. The activities were analyzed from the perspectives of students and participant teacher through classroom observation, interviews, questionnaires and analysis of the responses of the students in the activities. Thus, it was observed that, in addition to the opportunity to teach the linguistic aspect in the literary text, opportunities to promote critical literacy are also present (CERVETTI; PARDALES; DAMICO, 2001; McLAUGHLIN; DeVOOGD, 2004), as the English-language literature texts may function as cracks (DUBOC, 2012) which allow for the use of a critical literacy approach.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeirosLiteratura Estudo e ensinoLetramentoAquisição da segunda linguagemLínguas Aspectos sociasLetramento CríticoBrechasLiteraturaO ensino de literatura na escola regular como brecha para o letramento críticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_caroline_santos.pdfapplication/pdf3554896https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A8PJS7/1/disserta__o_caroline_santos.pdf5d0a683cb7998625e14ffef8b1a2fcb5MD51TEXTdisserta__o_caroline_santos.pdf.txtdisserta__o_caroline_santos.pdf.txtExtracted texttext/plain342696https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A8PJS7/2/disserta__o_caroline_santos.pdf.txtb3aebd9d9886b28270f1e97b3e973cc4MD521843/MGSS-A8PJS72019-11-14 19:36:26.246oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-A8PJS7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:36:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de literatura na escola regular como brecha para o letramento crítico
title O ensino de literatura na escola regular como brecha para o letramento crítico
spellingShingle O ensino de literatura na escola regular como brecha para o letramento crítico
Caroline Martins dos Santos
Letramento Crítico
Brechas
Literatura
Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Literatura Estudo e ensino
Letramento
Aquisição da segunda linguagem
Línguas Aspectos socias
title_short O ensino de literatura na escola regular como brecha para o letramento crítico
title_full O ensino de literatura na escola regular como brecha para o letramento crítico
title_fullStr O ensino de literatura na escola regular como brecha para o letramento crítico
title_full_unstemmed O ensino de literatura na escola regular como brecha para o letramento crítico
title_sort O ensino de literatura na escola regular como brecha para o letramento crítico
author Caroline Martins dos Santos
author_facet Caroline Martins dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrea Machado de Almeida Mattos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cielo Griselda Festino
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Valdeni da Silva Reis
dc.contributor.author.fl_str_mv Caroline Martins dos Santos
contributor_str_mv Andrea Machado de Almeida Mattos
Cielo Griselda Festino
Valdeni da Silva Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento Crítico
Brechas
Literatura
topic Letramento Crítico
Brechas
Literatura
Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Literatura Estudo e ensino
Letramento
Aquisição da segunda linguagem
Línguas Aspectos socias
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Literatura Estudo e ensino
Letramento
Aquisição da segunda linguagem
Línguas Aspectos socias
description O ensino de língua inglesa nas escolas públicas tem sido muito discutido a partir dos documentos oficias que propõem o ensino crítico e a formação do cidadão, como proposto nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) (BRASIL, 2006). Alguns trabalhos discutem a importância da literatura para o ensino de língua estrangeira (LE), além de outros fatores que contribuem para a formação crítica do indivíduo (FESTINO, 2011; LOURENÇO, 2011; WIELEVICKI, 2013; XAVIER, 2014). Porém, a escola pública brasileira apenas oferece espaço à literatura para o ensino de língua portuguesa, e a língua estrangeira se ocupa apenas do aspecto linguístico (BRASIL, 2006). Este trabalho propôs investigar o espaço que a literatura pode obter na sala de aula de língua estrangeira na escola pública, a partir de trêsatividades aplicadas a trinta alunos da rede municipal de Belo Horizonte. As atividades foram analisadas a partir das perspectivas dos alunos e da professora participante, através de observação das aulas, entrevistas, questionários e análise das respostas dos alunos nasatividades. Diante disso, foi possível observar que, além da oportunidade de trabalhar o aspecto linguístico no texto literário, também estão presentes oportunidades de promover o letramento crítico (CERVETTI; PARDALES; DAMICO, 2001; McLAUGHLIN; DeVOOGD, 2004), à medida que os textos de literatura de expressão inglesa podem funcionar como brechas (DUBOC, 2012) para o letramento crítico.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T21:47:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T21:47:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A8PJS7
url http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A8PJS7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A8PJS7/1/disserta__o_caroline_santos.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A8PJS7/2/disserta__o_caroline_santos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d0a683cb7998625e14ffef8b1a2fcb5
b3aebd9d9886b28270f1e97b3e973cc4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589342309908480