Uma sequência de ensino sobre polímeros para o Ensino Médio de Química: a trajetória de produção, desenvolvimento e análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anne Kely Marques Nascimento
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHLCP
Resumo: Este trabalho apresenta a trajetória de produção, desenvolvimento e análise de uma sequência de ensino sobre o tema polímeros. O desenvolvimento se deu em uma turma do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino nas aulas da professora pesquisadora, autora desse trabalho. A elaboração desta sequência de ensino tem o objetivo de favorecer a articulação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e o ensino por investigação podendo proporcionar uma maior participação dos alunos nas aulas e na sociedade. Neste contexto acreditamos que o ensino do tema polímeros precisa ser atualizado com o estudo de novos materiais empregados nos variados âmbitos tecnológicos, suas propriedades, influência na vida das pessoas e no ambiente. Aliado a isto, propomos uma diversidade de atividades em sala de aula como o uso de aparelhos eletrônicos, blogs, histórias em quadrinhos, artigos acadêmicos, textos, atividades experimentais e o uso da escrita pelos estudantes. O resultado desta diversidade de atividades mostrou-se positivo na medida em que contribuiu para a construção do conhecimento cientifico pelos estudantes. Nesse trabalho destaca-se a importância do estudo do tema polímeros abordado numa diversidade de atividades sob uma perspectiva CTSA.
id UFMG_a57f0d5520a743c5b6bb8fa19fbcb9c4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ANHLCP
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Nilma Soares da SilvaKatia Pedroso SilveiraJuarez Melgaco ValadaresAnne Kely Marques Nascimento2019-08-10T18:56:44Z2019-08-10T18:56:44Z2015-12-15http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHLCPEste trabalho apresenta a trajetória de produção, desenvolvimento e análise de uma sequência de ensino sobre o tema polímeros. O desenvolvimento se deu em uma turma do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino nas aulas da professora pesquisadora, autora desse trabalho. A elaboração desta sequência de ensino tem o objetivo de favorecer a articulação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e o ensino por investigação podendo proporcionar uma maior participação dos alunos nas aulas e na sociedade. Neste contexto acreditamos que o ensino do tema polímeros precisa ser atualizado com o estudo de novos materiais empregados nos variados âmbitos tecnológicos, suas propriedades, influência na vida das pessoas e no ambiente. Aliado a isto, propomos uma diversidade de atividades em sala de aula como o uso de aparelhos eletrônicos, blogs, histórias em quadrinhos, artigos acadêmicos, textos, atividades experimentais e o uso da escrita pelos estudantes. O resultado desta diversidade de atividades mostrou-se positivo na medida em que contribuiu para a construção do conhecimento cientifico pelos estudantes. Nesse trabalho destaca-se a importância do estudo do tema polímeros abordado numa diversidade de atividades sob uma perspectiva CTSA.This paper presents the design, development and analysis of a teaching sequence on the topic polymers. The development took place in a group of 3rd year of high school in the state education network in the teacher's classes researcher author of this work. The development of this teaching sequence aims to encourage reconciliation between Science, Technology and Society (STS) for research and teaching can provide greater student participation in class and in society. In this context we believe that the theme of education polymers need to be updated with the study of new materials used in various technological fields, their properties, influence on people's lives and the environment. Added to this we propose a variety of activities in the classroom as the use of electronic devices, blogs, comic books, scholarly articles, texts, experimental activities and the use of writing by students. The result of this diversity of activities was positive in that contributed to the construction of scientific knowledge by the students. This work highlights the importance of polymers theme of the study addressed a variety of activities under a STS perspective.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoQuimica Estudo e ensinoQuímica Métodos de ensinoPolímerosEducação ambiental Métodos de ensinoCTSASequência de ensinoPolímerosUma sequência de ensino sobre polímeros para o Ensino Médio de Química: a trajetória de produção, desenvolvimento e análiseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALvers_o_final_disserta__o_polimeros_21_04__2016.pdfapplication/pdf4026004https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANHLCP/1/vers_o_final_disserta__o_polimeros_21_04__2016.pdf8296e72726881015c4a6131bfa01db17MD51TEXTvers_o_final_disserta__o_polimeros_21_04__2016.pdf.txtvers_o_final_disserta__o_polimeros_21_04__2016.pdf.txtExtracted texttext/plain169261https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANHLCP/2/vers_o_final_disserta__o_polimeros_21_04__2016.pdf.txtbd079ac04d3492f5661cf1de40c52286MD521843/BUBD-ANHLCP2019-11-14 04:43:43.307oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ANHLCPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:43:43Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma sequência de ensino sobre polímeros para o Ensino Médio de Química: a trajetória de produção, desenvolvimento e análise
title Uma sequência de ensino sobre polímeros para o Ensino Médio de Química: a trajetória de produção, desenvolvimento e análise
spellingShingle Uma sequência de ensino sobre polímeros para o Ensino Médio de Química: a trajetória de produção, desenvolvimento e análise
Anne Kely Marques Nascimento
CTSA
Sequência de ensino
Polímeros
Educação
Quimica Estudo e ensino
Química Métodos de ensino
Polímeros
Educação ambiental Métodos de ensino
title_short Uma sequência de ensino sobre polímeros para o Ensino Médio de Química: a trajetória de produção, desenvolvimento e análise
title_full Uma sequência de ensino sobre polímeros para o Ensino Médio de Química: a trajetória de produção, desenvolvimento e análise
title_fullStr Uma sequência de ensino sobre polímeros para o Ensino Médio de Química: a trajetória de produção, desenvolvimento e análise
title_full_unstemmed Uma sequência de ensino sobre polímeros para o Ensino Médio de Química: a trajetória de produção, desenvolvimento e análise
title_sort Uma sequência de ensino sobre polímeros para o Ensino Médio de Química: a trajetória de produção, desenvolvimento e análise
author Anne Kely Marques Nascimento
author_facet Anne Kely Marques Nascimento
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nilma Soares da Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Katia Pedroso Silveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Juarez Melgaco Valadares
dc.contributor.author.fl_str_mv Anne Kely Marques Nascimento
contributor_str_mv Nilma Soares da Silva
Katia Pedroso Silveira
Juarez Melgaco Valadares
dc.subject.por.fl_str_mv CTSA
Sequência de ensino
Polímeros
topic CTSA
Sequência de ensino
Polímeros
Educação
Quimica Estudo e ensino
Química Métodos de ensino
Polímeros
Educação ambiental Métodos de ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Quimica Estudo e ensino
Química Métodos de ensino
Polímeros
Educação ambiental Métodos de ensino
description Este trabalho apresenta a trajetória de produção, desenvolvimento e análise de uma sequência de ensino sobre o tema polímeros. O desenvolvimento se deu em uma turma do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino nas aulas da professora pesquisadora, autora desse trabalho. A elaboração desta sequência de ensino tem o objetivo de favorecer a articulação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e o ensino por investigação podendo proporcionar uma maior participação dos alunos nas aulas e na sociedade. Neste contexto acreditamos que o ensino do tema polímeros precisa ser atualizado com o estudo de novos materiais empregados nos variados âmbitos tecnológicos, suas propriedades, influência na vida das pessoas e no ambiente. Aliado a isto, propomos uma diversidade de atividades em sala de aula como o uso de aparelhos eletrônicos, blogs, histórias em quadrinhos, artigos acadêmicos, textos, atividades experimentais e o uso da escrita pelos estudantes. O resultado desta diversidade de atividades mostrou-se positivo na medida em que contribuiu para a construção do conhecimento cientifico pelos estudantes. Nesse trabalho destaca-se a importância do estudo do tema polímeros abordado numa diversidade de atividades sob uma perspectiva CTSA.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T18:56:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T18:56:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHLCP
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHLCP
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANHLCP/1/vers_o_final_disserta__o_polimeros_21_04__2016.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANHLCP/2/vers_o_final_disserta__o_polimeros_21_04__2016.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8296e72726881015c4a6131bfa01db17
bd079ac04d3492f5661cf1de40c52286
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589165168721920