O Livro Didático de Língua Estrangeira: Atividades de compreensão e habilidades no processamento de textos na leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Esteves Arantes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AIRR-7DHHTA
Resumo: Acreditamos que as habilidades envolvidas no processo de leitura em língua estrangeira (LE) deveriam ser desenvolvidas nas atividades dos livros didáticos de ensino de Línguas estrangeiras com vistas à competência leitora do aluno do Ensino Fundamental. As habilidades consideradas como suporte teórico neste estudo são aquelas determinadas pelo documento oficial do Estado de Minas Gerais que apresenta uma proposta pedagógica para o ensino de inglês como língua estrangeira, PCSEE-MG (DIAS, 2005b). Este documento contém um currículo básico comum (CBC) que sistematiza as habilidades mínimas necessárias para o desenvolvimento básico da competência no uso do inglês como língua estrangeira em situações reais de interlocução pela leitura e que servem como parâmetro para o seu ensino no segundo ciclo do Ensino Fundamental. O presente estudo tem como objetivo analisar uma coleção de livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental com foco em suas atividades de compreensão escrita. Essa análise se baseia nos princípios teóricos atuais para o ensino de leitura em língua estrangeira (CELCE-MURCIA & OLSHTAIN, 2000; CARREL & EISTERHOLD, 1988; DIAS, 2005b; GRABE & STOLLER, 2001, 2002; RAMOS, 2004) e também considera a pesquisa recente em avaliação em livros didáticos (ANSARY & BABAII, 2002; BYRD, 2001; EDMUNDSON, 2004; GRIGOLLETO, 2002; RACILAN, 2005, entre outros). Pretendemos verificar se as atividades de compreensão escrita dos livros didáticos se propõem ao desenvolvimento daquelas habilidades de leitura já referidas. A metodologia de pesquisa utilizada neste trabalho se baseou em princípios qualitativos e consiste de uma descrição focalizada (LARSEN-FREEMAN & LONG, 1991) já que nosso interesse reside especificamente nas atividades de leitura dos livros didáticos analisados. O procedimento de análise usado foi basicamente a classificação das atividades de compreensão escrita de acordo com as habilidades de leitura sugeridas pelo CBC. Os resultados foram exibidos posteriormente em tabelas e gráficos para promover melhor visualização. Nossas constatações confirmaram a hipótese inicial de existência de lacunas no propósito de desenvolver competência em leitura pelos livros didáticos de LE já que suas atividades de leitura enfatizam prioritariamente habilidades de localização de informação explícita nos textos, integração de informação verbal e não verbal e, numa proporção menor, inferência de sentido baseada no contexto, e no conhecimento prévio. Além de negligenciar a maioria das habilidades necessárias envolvidas no processo de leitura em língua estrangeira, as atividades analisadas também não consideraram o conceito de gênero textual que permeia a tendência contemporânea no ensino de línguas estrangeiras. Reflexão sobre os resultados da pesquisa pode levar a uma melhor compreensão dos processos que levam à ineficiência das escolas em desenvolver leitores competentes, além de poder também promover a melhoria na implementação e produção de materiais didáticos de LE que visem um ensino mais efetivo.
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Este documento contém um currículo básico comum (CBC) que sistematiza as habilidades mínimas necessárias para o desenvolvimento básico da competência no uso do inglês como língua estrangeira em situações reais de interlocução pela leitura e que servem como parâmetro para o seu ensino no segundo ciclo do Ensino Fundamental. O presente estudo tem como objetivo analisar uma coleção de livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental com foco em suas atividades de compreensão escrita. Essa análise se baseia nos princípios teóricos atuais para o ensino de leitura em língua estrangeira (CELCE-MURCIA & OLSHTAIN, 2000; CARREL & EISTERHOLD, 1988; DIAS, 2005b; GRABE & STOLLER, 2001, 2002; RAMOS, 2004) e também considera a pesquisa recente em avaliação em livros didáticos (ANSARY & BABAII, 2002; BYRD, 2001; EDMUNDSON, 2004; GRIGOLLETO, 2002; RACILAN, 2005, entre outros). Pretendemos verificar se as atividades de compreensão escrita dos livros didáticos se propõem ao desenvolvimento daquelas habilidades de leitura já referidas. A metodologia de pesquisa utilizada neste trabalho se baseou em princípios qualitativos e consiste de uma descrição focalizada (LARSEN-FREEMAN & LONG, 1991) já que nosso interesse reside especificamente nas atividades de leitura dos livros didáticos analisados. O procedimento de análise usado foi basicamente a classificação das atividades de compreensão escrita de acordo com as habilidades de leitura sugeridas pelo CBC. Os resultados foram exibidos posteriormente em tabelas e gráficos para promover melhor visualização. Nossas constatações confirmaram a hipótese inicial de existência de lacunas no propósito de desenvolver competência em leitura pelos livros didáticos de LE já que suas atividades de leitura enfatizam prioritariamente habilidades de localização de informação explícita nos textos, integração de informação verbal e não verbal e, numa proporção menor, inferência de sentido baseada no contexto, e no conhecimento prévio. Além de negligenciar a maioria das habilidades necessárias envolvidas no processo de leitura em língua estrangeira, as atividades analisadas também não consideraram o conceito de gênero textual que permeia a tendência contemporânea no ensino de línguas estrangeiras. Reflexão sobre os resultados da pesquisa pode levar a uma melhor compreensão dos processos que levam à ineficiência das escolas em desenvolver leitores competentes, além de poder também promover a melhoria na implementação e produção de materiais didáticos de LE que visem um ensino mais efetivo.The abilities involved in the process of reading in a foreign language (FL) should be developed in the activities of the English textbooks. The reading abilities considered as the theoretical framework in this study are those stated by the State of Minas Gerais official document which presents a pedagogical proposal for the teaching of English as a foreign language, PCSEE-MG (DIAS, 2005b). This document contains a common syllabus (CBC) that systematizes the necessary abilities to develop competence in English as a foreign language (EFL) and can serve as a parameter for the teaching of English. The present study aims at analyzing an English Textbook Collection for the second cycle of the Elementary School with focus on its written comprehension activities. This analysis is referred to the current theoretical principles for the teaching of reading in a foreign language (CELCEMURCIA & OLSHTAIN, 2000; CARREL & EISTERHOLD, 1988; DIAS, 2005b; GRABE & STOLLER, 2001, 2002; RAMOS, 2004) and is also supported by the recent research on textbook evaluation (ANSARY & BABAII, 2002; BYRD, 2001; EDMUNDSON, 2004; GRIGOLLETO, 2002; RACILAN, 2005, among others). Our study intends to verify if the written activities proposed in the textbooks are aimed to develop those referred specific reading abilities. The research methodology underlying this paper was based on qualitative principles and consists of a focused description (LARSEN-FREEMAN & LONG, 1991) as our interest resides specifically on the reading activities of the analyzed textbooks. The procedures of analyses used were the classification of the written comprehension activities according to the CBC stated reading abilities. The results were further displayed in tables and graphics to convey better visualization. Our findings confirmed the initial hypothesis of failure in the intent of developing reading fluency by the textbooks as they prioritarily emphasize the abilities of location of explicit information in the text, integration of verbal and non-verbal information, and to a lesser extent, inference of meaning based on the context and previous knowledge. Besides neglecting most of the necessary abilities involved in the process of reading in a FL, the activities analyzed also did not consider the concepts of textual genre that underlie the contemporary tendency in the teaching of reading in a FL. Reflection on this research data may lead to better comprehension of the processes underlying the current failure of schools in developing proficient readers, as well as may help improving the implementation and production of FL effective teaching materials.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLivros didáticosLeitura (Ensino de primeiro grau)Compreensão na leituraLíngua inglesa Compêndios para estrangeiros Falantes de português Brasillíngua estrangeiralivro didáticoO Livro Didático de Língua Estrangeira: Atividades de compreensão e habilidades no processamento de textos na leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjuliana_estevesarantes_diss.pdfapplication/pdf2815381https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AIRR-7DHHTA/1/juliana_estevesarantes_diss.pdfde8d82416617cadf4e940ac928e301afMD51TEXTjuliana_estevesarantes_diss.pdf.txtjuliana_estevesarantes_diss.pdf.txtExtracted texttext/plain155450https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AIRR-7DHHTA/2/juliana_estevesarantes_diss.pdf.txt53909396c78f847862116d518f89ab95MD521843/AIRR-7DHHTA2019-11-14 17:10:22.72oai:repositorio.ufmg.br:1843/AIRR-7DHHTARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:10:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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