O silenciamento do texto literário em livros didáticos de Espanhol como Língua Estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Flávia Farias de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2211
Resumo: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
id UNIL_04afbbb244323ffe27d8815fdc865ef3
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2211
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling O silenciamento do texto literário em livros didáticos de Espanhol como Língua EstrangeiraLivro didáticoLíngua estrangeiraIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Este trabalho objetiva refletir acerca dos silêncios (ORLANDI, 2007) que se produzem sobre o universo hispanofalante no tratamento conferido ao texto literário em livros didáticos de espanhol como língua estrangeira (E/LE). Cremos que o texto literário possui caráter potencializador da aprendizagem da língua espanhola, dada a intrínseca relação entre língua e literatura, já que esta se materializa em uma língua. É nesta materialização que os discursos ganham voz no texto literário. A literatura potencializa o movimento que coloca o leitor em diálogo com essa voz que fala sobre um novo lugar social, o da língua estrangeira. A construção estética e linguística do literário se caracteriza por não pretender ser uma representação da realidade, mas por sugerila. A língua se caracteriza por estar constituída por ditos, nãoditos e jáditos. Toda língua suscita sentidos que se produzem quando recuperadas as suas condições de produção, que são de ordem cultural, social, histórica e discursiva. O texto literário, em sua tessitura, se apropria dessa característica da língua para construirse e provocar efeitos de sentido que se produzem ao entrar em diálogo com o universo sociocultural e discursivo ao qual pertence o leitor. Contudo, conforme a pesquisa realizada na dissertação “A literatura na língua do outro: o tratamento do texto literário em livros didáticos E/LE” (OLIVEIRA, 2013), pôdese constatar que há um silenciamento dessas vozes que se materializam discursivamente na literatura, pois há uma supervalorização da análise dos aspectos linguísticoestruturais do texto literário. Logo, não se promove o diálogo entre as vozes que ecoam tanto na língua materna como na estrangeira. Mostraremos este silenciamento, através das análises realizadas na referida dissertação, com base nos postulados teóricos de Pêcheux (2009), Serrani (2010), Barthes (2010)UNILA­-UNIOESTE2017-08-11T18:58:08Z2017-08-11T18:58:08Z2016-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2211porOliveira, Flávia Farias deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:29:32Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2211Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:29:32Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv O silenciamento do texto literário em livros didáticos de Espanhol como Língua Estrangeira
title O silenciamento do texto literário em livros didáticos de Espanhol como Língua Estrangeira
spellingShingle O silenciamento do texto literário em livros didáticos de Espanhol como Língua Estrangeira
Oliveira, Flávia Farias de
Livro didático
Língua estrangeira
title_short O silenciamento do texto literário em livros didáticos de Espanhol como Língua Estrangeira
title_full O silenciamento do texto literário em livros didáticos de Espanhol como Língua Estrangeira
title_fullStr O silenciamento do texto literário em livros didáticos de Espanhol como Língua Estrangeira
title_full_unstemmed O silenciamento do texto literário em livros didáticos de Espanhol como Língua Estrangeira
title_sort O silenciamento do texto literário em livros didáticos de Espanhol como Língua Estrangeira
author Oliveira, Flávia Farias de
author_facet Oliveira, Flávia Farias de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Flávia Farias de
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Língua estrangeira
topic Livro didático
Língua estrangeira
description IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08
2017-08-11T18:58:08Z
2017-08-11T18:58:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2211
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161903855009792