Produção de texto: desafio para o aluno ou para o professor?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Claudia Xavier de Ornelas Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBQ3T
Resumo: O presente trabalho aborda a importância de se preparar o educador para realizar a tarefa de ensinar as crianças a produzirem textos de qualidade e trabalhar com gêneros textuais variados. Através do paralelo feito entre a visão que se tinha da alfabetização no passado e a visão de hoje, que traz a ideia de se alfabetizar letrando, faz-se necessário rever as práticas de produzir textos e promover ações que motivem os professores a se tornarem mediadores do processo de formação de escritores competentes. Ao ensinar os alunos a produzir textos o professor não deve se limitar a ensinar uma técnica, mas como as crianças devem fazer para se tornar bons escritores e usar a linguagem escrita para manifestar suas posições em situações de comunicação. O professor precisa ser capaz de orientar a produção e uso de textos tanto no interior da escola como na vida social. Portanto, o professor não pode ser visto como alguém distante da realidade e da pratica textual dos alunos.
id UFMG_a9f8eb21989e59a16945d9446416d0e5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NBQ3T
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Clenice GriffoMaria Claudia Xavier de Ornelas Pereira2019-08-10T05:49:44Z2019-08-10T05:49:44Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBQ3TO presente trabalho aborda a importância de se preparar o educador para realizar a tarefa de ensinar as crianças a produzirem textos de qualidade e trabalhar com gêneros textuais variados. Através do paralelo feito entre a visão que se tinha da alfabetização no passado e a visão de hoje, que traz a ideia de se alfabetizar letrando, faz-se necessário rever as práticas de produzir textos e promover ações que motivem os professores a se tornarem mediadores do processo de formação de escritores competentes. Ao ensinar os alunos a produzir textos o professor não deve se limitar a ensinar uma técnica, mas como as crianças devem fazer para se tornar bons escritores e usar a linguagem escrita para manifestar suas posições em situações de comunicação. O professor precisa ser capaz de orientar a produção e uso de textos tanto no interior da escola como na vida social. Portanto, o professor não pode ser visto como alguém distante da realidade e da pratica textual dos alunos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoLetramentoEducadorLetramentoPrática TextualProdução de texto: desafio para o aluno ou para o professor?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALplano_de_a__o_cl_udia_ornelas.pdfapplication/pdf342656https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NBQ3T/1/plano_de_a__o_cl_udia_ornelas.pdf57dcc4710853e077019ebbb9fafaeb5fMD51TEXTplano_de_a__o_cl_udia_ornelas.pdf.txtplano_de_a__o_cl_udia_ornelas.pdf.txtExtracted texttext/plain59654https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NBQ3T/2/plano_de_a__o_cl_udia_ornelas.pdf.txt8d4fec2f40cd2197778b8707a76df297MD521843/VRNS-9NBQ3T2019-11-14 08:56:54.894oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NBQ3TRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:56:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Produção de texto: desafio para o aluno ou para o professor?
title Produção de texto: desafio para o aluno ou para o professor?
spellingShingle Produção de texto: desafio para o aluno ou para o professor?
Maria Claudia Xavier de Ornelas Pereira
Educador
Letramento
Prática Textual
Educação
Letramento
title_short Produção de texto: desafio para o aluno ou para o professor?
title_full Produção de texto: desafio para o aluno ou para o professor?
title_fullStr Produção de texto: desafio para o aluno ou para o professor?
title_full_unstemmed Produção de texto: desafio para o aluno ou para o professor?
title_sort Produção de texto: desafio para o aluno ou para o professor?
author Maria Claudia Xavier de Ornelas Pereira
author_facet Maria Claudia Xavier de Ornelas Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Clenice Griffo
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Claudia Xavier de Ornelas Pereira
contributor_str_mv Clenice Griffo
dc.subject.por.fl_str_mv Educador
Letramento
Prática Textual
topic Educador
Letramento
Prática Textual
Educação
Letramento
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Letramento
description O presente trabalho aborda a importância de se preparar o educador para realizar a tarefa de ensinar as crianças a produzirem textos de qualidade e trabalhar com gêneros textuais variados. Através do paralelo feito entre a visão que se tinha da alfabetização no passado e a visão de hoje, que traz a ideia de se alfabetizar letrando, faz-se necessário rever as práticas de produzir textos e promover ações que motivem os professores a se tornarem mediadores do processo de formação de escritores competentes. Ao ensinar os alunos a produzir textos o professor não deve se limitar a ensinar uma técnica, mas como as crianças devem fazer para se tornar bons escritores e usar a linguagem escrita para manifestar suas posições em situações de comunicação. O professor precisa ser capaz de orientar a produção e uso de textos tanto no interior da escola como na vida social. Portanto, o professor não pode ser visto como alguém distante da realidade e da pratica textual dos alunos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T05:49:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T05:49:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBQ3T
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBQ3T
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NBQ3T/1/plano_de_a__o_cl_udia_ornelas.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NBQ3T/2/plano_de_a__o_cl_udia_ornelas.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 57dcc4710853e077019ebbb9fafaeb5f
8d4fec2f40cd2197778b8707a76df297
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676829481762816