Produção de texto: desafio para o aluno ou para o professor?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBQ3T |
Resumo: | O presente trabalho aborda a importância de se preparar o educador para realizar a tarefa de ensinar as crianças a produzirem textos de qualidade e trabalhar com gêneros textuais variados. Através do paralelo feito entre a visão que se tinha da alfabetização no passado e a visão de hoje, que traz a ideia de se alfabetizar letrando, faz-se necessário rever as práticas de produzir textos e promover ações que motivem os professores a se tornarem mediadores do processo de formação de escritores competentes. Ao ensinar os alunos a produzir textos o professor não deve se limitar a ensinar uma técnica, mas como as crianças devem fazer para se tornar bons escritores e usar a linguagem escrita para manifestar suas posições em situações de comunicação. O professor precisa ser capaz de orientar a produção e uso de textos tanto no interior da escola como na vida social. Portanto, o professor não pode ser visto como alguém distante da realidade e da pratica textual dos alunos. |
id |
UFMG_a9f8eb21989e59a16945d9446416d0e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NBQ3T |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Clenice GriffoMaria Claudia Xavier de Ornelas Pereira2019-08-10T05:49:44Z2019-08-10T05:49:44Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBQ3TO presente trabalho aborda a importância de se preparar o educador para realizar a tarefa de ensinar as crianças a produzirem textos de qualidade e trabalhar com gêneros textuais variados. Através do paralelo feito entre a visão que se tinha da alfabetização no passado e a visão de hoje, que traz a ideia de se alfabetizar letrando, faz-se necessário rever as práticas de produzir textos e promover ações que motivem os professores a se tornarem mediadores do processo de formação de escritores competentes. Ao ensinar os alunos a produzir textos o professor não deve se limitar a ensinar uma técnica, mas como as crianças devem fazer para se tornar bons escritores e usar a linguagem escrita para manifestar suas posições em situações de comunicação. O professor precisa ser capaz de orientar a produção e uso de textos tanto no interior da escola como na vida social. Portanto, o professor não pode ser visto como alguém distante da realidade e da pratica textual dos alunos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoLetramentoEducadorLetramentoPrática TextualProdução de texto: desafio para o aluno ou para o professor?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALplano_de_a__o_cl_udia_ornelas.pdfapplication/pdf342656https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NBQ3T/1/plano_de_a__o_cl_udia_ornelas.pdf57dcc4710853e077019ebbb9fafaeb5fMD51TEXTplano_de_a__o_cl_udia_ornelas.pdf.txtplano_de_a__o_cl_udia_ornelas.pdf.txtExtracted texttext/plain59654https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NBQ3T/2/plano_de_a__o_cl_udia_ornelas.pdf.txt8d4fec2f40cd2197778b8707a76df297MD521843/VRNS-9NBQ3T2019-11-14 08:56:54.894oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NBQ3TRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:56:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Produção de texto: desafio para o aluno ou para o professor? |
title |
Produção de texto: desafio para o aluno ou para o professor? |
spellingShingle |
Produção de texto: desafio para o aluno ou para o professor? Maria Claudia Xavier de Ornelas Pereira Educador Letramento Prática Textual Educação Letramento |
title_short |
Produção de texto: desafio para o aluno ou para o professor? |
title_full |
Produção de texto: desafio para o aluno ou para o professor? |
title_fullStr |
Produção de texto: desafio para o aluno ou para o professor? |
title_full_unstemmed |
Produção de texto: desafio para o aluno ou para o professor? |
title_sort |
Produção de texto: desafio para o aluno ou para o professor? |
author |
Maria Claudia Xavier de Ornelas Pereira |
author_facet |
Maria Claudia Xavier de Ornelas Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Clenice Griffo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Claudia Xavier de Ornelas Pereira |
contributor_str_mv |
Clenice Griffo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educador Letramento Prática Textual |
topic |
Educador Letramento Prática Textual Educação Letramento |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Letramento |
description |
O presente trabalho aborda a importância de se preparar o educador para realizar a tarefa de ensinar as crianças a produzirem textos de qualidade e trabalhar com gêneros textuais variados. Através do paralelo feito entre a visão que se tinha da alfabetização no passado e a visão de hoje, que traz a ideia de se alfabetizar letrando, faz-se necessário rever as práticas de produzir textos e promover ações que motivem os professores a se tornarem mediadores do processo de formação de escritores competentes. Ao ensinar os alunos a produzir textos o professor não deve se limitar a ensinar uma técnica, mas como as crianças devem fazer para se tornar bons escritores e usar a linguagem escrita para manifestar suas posições em situações de comunicação. O professor precisa ser capaz de orientar a produção e uso de textos tanto no interior da escola como na vida social. Portanto, o professor não pode ser visto como alguém distante da realidade e da pratica textual dos alunos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T05:49:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T05:49:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBQ3T |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBQ3T |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NBQ3T/1/plano_de_a__o_cl_udia_ornelas.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NBQ3T/2/plano_de_a__o_cl_udia_ornelas.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
57dcc4710853e077019ebbb9fafaeb5f 8d4fec2f40cd2197778b8707a76df297 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589339205074944 |