Ações educativas do nutricionista no âmbito escolar: uma revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEWJQF |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo descrever as ações educativas nutricionais no âmbito escolar, uma vez que a escola é espaço de grande relevância para promoção da saúde, principalmente quando exerce papel fundamental na formação do cidadão crítico, estimulandoa autonomia, o exercício de direitos e deveres, o controle das condições de saúde e qualidade de vida, com opção por atitudes mais saudáveis. As iniciativas de promoção da saúde escolar constituem ações efetivas para a consecução dos objetivos citados. Desta forma, tem se discutido muito à respeito do tema, a importância da educação alimentar e nutricional para a promoção da saúde por meio da formação de hábitos alimentares saudáveis, bem como, a escolha do ambiente escolar como privilegiado para esse fim. Nesse sentido, foi feita uma revisão bibliográfica, propondo o início de uma discussão sobre a promoção de hábitos alimentares saudáveis no âmbito escolar, através da inserção da educação nutricional no contexto escolar. Portanto, salienta-se a necessidade da inserção da educação nutricional desde a infância no ambiente escolar, com difusão destes conhecimentos para uma melhorqualidade de vida |
id |
UFMG_ab3c1643e589af1c66401ec6739ee2d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AEWJQF |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernando Ribeiro AndradeRenata Miranda Mendes2019-08-10T11:22:25Z2019-08-10T11:22:25Z2014-05-30http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEWJQFO presente trabalho teve como objetivo descrever as ações educativas nutricionais no âmbito escolar, uma vez que a escola é espaço de grande relevância para promoção da saúde, principalmente quando exerce papel fundamental na formação do cidadão crítico, estimulandoa autonomia, o exercício de direitos e deveres, o controle das condições de saúde e qualidade de vida, com opção por atitudes mais saudáveis. As iniciativas de promoção da saúde escolar constituem ações efetivas para a consecução dos objetivos citados. Desta forma, tem se discutido muito à respeito do tema, a importância da educação alimentar e nutricional para a promoção da saúde por meio da formação de hábitos alimentares saudáveis, bem como, a escolha do ambiente escolar como privilegiado para esse fim. Nesse sentido, foi feita uma revisão bibliográfica, propondo o início de uma discussão sobre a promoção de hábitos alimentares saudáveis no âmbito escolar, através da inserção da educação nutricional no contexto escolar. Portanto, salienta-se a necessidade da inserção da educação nutricional desde a infância no ambiente escolar, com difusão destes conhecimentos para uma melhorqualidade de vidaThis study aimed to describe the nutritional educational activities in the school, since the school is a space of great relevance for health promotion, especially when plays a fundamental role in the formation of critical citizens, encouraging autonomy, rights exercise and duties, control of health and quality of life, with an option for healthier attitudes. Theschool health promotion initiatives are effective actions to achieve the above objectives. Thus, it has been discussed a lot about the subject, "the importance of food and nutrition education for health promotion through the development of healthy eating habits," as well as the choiceof school as a privileged environment for this purpose. In this sense, a literature review was made, suggesting the start of a discussion on the promotion of healthy eating habits in schools, through the insertion of nutrition education in the school context. Therefore stresses the need of inclusion of nutrition education from childhood in the school environment, with dissemination of knowledge for a better quality of life.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação de recursos humanos em saúdeEducação Alimentar e NutricionalEscolarPromoção da SaúdeAlimentaçãoHábitos AlimentaresAções educativas do nutricionista no âmbito escolar: uma revisão integrativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_renata_miranda_mendes__1_.pdfapplication/pdf2299826https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AEWJQF/1/tcc_renata_miranda_mendes__1_.pdf921a59fad61b7e13027c4e5d0fa5ae03MD51TEXTtcc_renata_miranda_mendes__1_.pdf.txttcc_renata_miranda_mendes__1_.pdf.txtExtracted texttext/plain90804https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AEWJQF/2/tcc_renata_miranda_mendes__1_.pdf.txtbd39f8972b89e5d3e46809c1e5e13588MD521843/BUOS-AEWJQF2019-11-14 04:50:15.616oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AEWJQFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:50:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ações educativas do nutricionista no âmbito escolar: uma revisão integrativa |
title |
Ações educativas do nutricionista no âmbito escolar: uma revisão integrativa |
spellingShingle |
Ações educativas do nutricionista no âmbito escolar: uma revisão integrativa Renata Miranda Mendes Educação Alimentar e Nutricional Escolar Promoção da Saúde Alimentação Hábitos Alimentares Educação em enfermagem Capacitação de recursos humanos em saúde |
title_short |
Ações educativas do nutricionista no âmbito escolar: uma revisão integrativa |
title_full |
Ações educativas do nutricionista no âmbito escolar: uma revisão integrativa |
title_fullStr |
Ações educativas do nutricionista no âmbito escolar: uma revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Ações educativas do nutricionista no âmbito escolar: uma revisão integrativa |
title_sort |
Ações educativas do nutricionista no âmbito escolar: uma revisão integrativa |
author |
Renata Miranda Mendes |
author_facet |
Renata Miranda Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fernando Ribeiro Andrade |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Renata Miranda Mendes |
contributor_str_mv |
Fernando Ribeiro Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Alimentar e Nutricional Escolar Promoção da Saúde Alimentação Hábitos Alimentares |
topic |
Educação Alimentar e Nutricional Escolar Promoção da Saúde Alimentação Hábitos Alimentares Educação em enfermagem Capacitação de recursos humanos em saúde |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Capacitação de recursos humanos em saúde |
description |
O presente trabalho teve como objetivo descrever as ações educativas nutricionais no âmbito escolar, uma vez que a escola é espaço de grande relevância para promoção da saúde, principalmente quando exerce papel fundamental na formação do cidadão crítico, estimulandoa autonomia, o exercício de direitos e deveres, o controle das condições de saúde e qualidade de vida, com opção por atitudes mais saudáveis. As iniciativas de promoção da saúde escolar constituem ações efetivas para a consecução dos objetivos citados. Desta forma, tem se discutido muito à respeito do tema, a importância da educação alimentar e nutricional para a promoção da saúde por meio da formação de hábitos alimentares saudáveis, bem como, a escolha do ambiente escolar como privilegiado para esse fim. Nesse sentido, foi feita uma revisão bibliográfica, propondo o início de uma discussão sobre a promoção de hábitos alimentares saudáveis no âmbito escolar, através da inserção da educação nutricional no contexto escolar. Portanto, salienta-se a necessidade da inserção da educação nutricional desde a infância no ambiente escolar, com difusão destes conhecimentos para uma melhorqualidade de vida |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T11:22:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T11:22:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEWJQF |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEWJQF |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AEWJQF/1/tcc_renata_miranda_mendes__1_.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AEWJQF/2/tcc_renata_miranda_mendes__1_.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
921a59fad61b7e13027c4e5d0fa5ae03 bd39f8972b89e5d3e46809c1e5e13588 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589271959896064 |