Sujeitos da educação e práticas disciplinares: uma leitura das reformas educacionais mineiras a partir da Revista do Ensino (1925-1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rita de Cassia de Souza
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-858R74
Resumo: Esta pesquisa refere-se à relação entre os diversos sujeitos da educação e as práticas disciplinares tal como foi compreendida em duas reformas mineiras do ensino (1925 e 1927) e divulgada nos seis anos iniciais do mais importante canal de comunicação do governo mineiro para com os professores do Estado: a Revista do Ensino. A análise das propostas dos reformadores para a disciplina escolar baseou-se em três eixos que constituem as partes deste trabalho. O primeiro desses eixos, tratado na primeira parte, refere-se às Reformas, ao periódico e suas contribuições relacionadas ao novo modelo disciplinar que se pretendia implantar no sistema educacional mineiro. Baseadas nas propostas do movimento escolanovista e das discussões em torno da Escola Ativa e adaptando-as às necessidades e interesses locais, os reformadores propunham uma escola renovada, moderna e ofereciam um conjunto de práticas disciplinares que prometiam a implantação de uma escola alegre, festiva, sem castigos e punições, produtiva e disciplinada. O papel da escola expandia-se não somente para o atendimento a classes sociais desfavorecidas, assim como pretendia muito mais que instruir, educar. A segunda parte do trabalho e que se refere ao segundo eixo constitui-se de uma análise dos sujeitos envolvidos na missão disciplinar e educadora da escola. A família, a sociedade, os médicos, os alunos e principalmente os professores eram encarregados de uma tarefa que consistia em se reformarem para, posteriormente, reformarem a sociedade. Aos professores era destinada a maior parte das tarefas e, segundo os reformadores, nada seria feito se os mestres não mudassem a realidade atrasada e sombria da escola. Investimentos altos eram feitos, portanto, na sua capacitação. Entre eles destaca-se a própria Revista do Ensino, que consistia num sistema eficiente e barato de comunicação e atingia as mais longínquas regiões do Estado. Como forma de subsidiar as discussões disciplinares que envolviam o conhecimento da criança, suas características e dando um respaldo científico para as ações que se pretendia na escola, utilizavam-se os conhecimentos da Estatística, da Arquitetura, das Ciências Médicas, da Educação Física e, principalmente, da Psicologia. Com base em pesquisas e testes psicológicos, podia se afirmar que as reformas estavam assentadas sobre o que de mais novo, moderno e atualizado se conhecia em termos de educação. A partir daí, seria possível também criticar os modelos tidos como ultrapassados e retrógrados, como a utilização dos castigos físicos, por exemplo. A análise desses elementos que fazem parte do terceiro eixo constitui a terceira parte da dissertação. Com características peculiares, portanto, puderam os reformadores mineiros realizar uma fusão de diversos modelos aparentemente contraditórios, mas que faziam sentido na lógica da educação no Estado. Reunindo uma profunda religiosidade com as recentes descobertas científicas do período e ainda utilizando métodos da tão criticada Escola Antiga, como o método intuitivo, formava-se o modelo disciplinar que partia da escola e estendia-se para toda a sociedade. Educar era, nesse sentido, preparar cidadãos para a implantação de um país moderno, industrializado, urbanizado, cuja construção dependeria tão somente de braços e mentes eficientemente preparados para tal.
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Baseadas nas propostas do movimento escolanovista e das discussões em torno da Escola Ativa e adaptando-as às necessidades e interesses locais, os reformadores propunham uma escola renovada, moderna e ofereciam um conjunto de práticas disciplinares que prometiam a implantação de uma escola alegre, festiva, sem castigos e punições, produtiva e disciplinada. O papel da escola expandia-se não somente para o atendimento a classes sociais desfavorecidas, assim como pretendia muito mais que instruir, educar. A segunda parte do trabalho e que se refere ao segundo eixo constitui-se de uma análise dos sujeitos envolvidos na missão disciplinar e educadora da escola. A família, a sociedade, os médicos, os alunos e principalmente os professores eram encarregados de uma tarefa que consistia em se reformarem para, posteriormente, reformarem a sociedade. Aos professores era destinada a maior parte das tarefas e, segundo os reformadores, nada seria feito se os mestres não mudassem a realidade atrasada e sombria da escola. Investimentos altos eram feitos, portanto, na sua capacitação. Entre eles destaca-se a própria Revista do Ensino, que consistia num sistema eficiente e barato de comunicação e atingia as mais longínquas regiões do Estado. Como forma de subsidiar as discussões disciplinares que envolviam o conhecimento da criança, suas características e dando um respaldo científico para as ações que se pretendia na escola, utilizavam-se os conhecimentos da Estatística, da Arquitetura, das Ciências Médicas, da Educação Física e, principalmente, da Psicologia. Com base em pesquisas e testes psicológicos, podia se afirmar que as reformas estavam assentadas sobre o que de mais novo, moderno e atualizado se conhecia em termos de educação. A partir daí, seria possível também criticar os modelos tidos como ultrapassados e retrógrados, como a utilização dos castigos físicos, por exemplo. A análise desses elementos que fazem parte do terceiro eixo constitui a terceira parte da dissertação. Com características peculiares, portanto, puderam os reformadores mineiros realizar uma fusão de diversos modelos aparentemente contraditórios, mas que faziam sentido na lógica da educação no Estado. Reunindo uma profunda religiosidade com as recentes descobertas científicas do período e ainda utilizando métodos da tão criticada Escola Antiga, como o método intuitivo, formava-se o modelo disciplinar que partia da escola e estendia-se para toda a sociedade. Educar era, nesse sentido, preparar cidadãos para a implantação de um país moderno, industrializado, urbanizado, cuja construção dependeria tão somente de braços e mentes eficientemente preparados para tal.Cette recherche traîte des rapportes entre les divers sujets de lEducation et les pratiques disciplinaires telles quelles ont été comprises dans le deux réformes de lenseignement à Minas Gerais (1925 et 1927) et diffusées pendant les six premières années parmi les enseignantes de lEtat à travers le plus important moyen de communication du gouvernment du Minas avec les enseignants: La Revista do Ensino (Revue de lEnseignement). Lanalyse des propositions des réformateurs sur la discipline à lécole se fondait sur troix axes qui constituent les parties du présent travail. Le premier, cest les Réformes, la revue et ses contribuitions se rapportante au nouveau modèle de discipline que lon prétendait implanter dans le système disciplinaire du Minas. Fondées sur les propositions du mouvement de la Nouvelle École et de discussions autour de l Ecole Active et sadaptant aux nécessités et aux intérêts locaux, les réformateurs proposaient une école renouvelée, moderne, offrant un esemble de pratiques disciplinaires qui promettaient limplantation dune école joyeuse, en air de fête, une école sans punitions et châtiments, productive et disciplinée. Le rôle de lécolo ne se restreignait plus aux classes défavorissés, et prétendait beaucoup puls quinstruire: éduquer. La deuxième axe est lanalyse des sujets chargés des taches disciplinaires et éducatrices de lécole. La famille, la société, les médecins, les éleves et, surtout, les instituteurs, étaient chargés dune tache qui consitait à se réformer pour, postérieuremente, réformer la société. La plupart des obligations étaient attibuée aux instituteurs et, selon les réformateurs, rien ne pourrait être fait si ceux-là ne si disposaient pas à changer la réalité dépassé et sombre de lécole. Des investissementes élévés ont été faints dans leur formation. Parmi ceux-là, la Revista do Ensino consistait en un système efficace et bon marché de communication, qui atteingait les coins le plus perdus de lEtat. Le troisième axe est lanalyse de lutilisation des connaissances de Statistique, Architecture, Sciences Médicales, Éducation Physique et, surtout, de Psychologie, dans le but de fonder les discussions disciplinaires sur la connaissaces de lenfant. On pouvait affirmer, sur les bases des recherches et des tests psychologiques, que la réforme sasseyait sur ce quil y avait de plus nouveau, moderne et actualisé que lon connaissait en terme dEducation. À partir de là, il était possible de critiquer les modèles considérés comme rétrogrades et dépassés, comme lutilisation de châitments physiques, par exemple. Avec des caractéristiques particulières, donc, les réformateurs du Minas ont réalisé une fusion de divers modèles apparemment contradictoires, mais qui avaiente un sens dans la logique de lEducation de lEtat. En unissant une profonde réligiosité avec les récentes découvertes scientifiques de lepoque, et, encore, utilisant les méthodes très critiquées de lÉcole Ancienne, comme la méthode intuitive, on formait le modèle disciplinaire qui partait de lécole et se répandait sur toute la société. Éduquer était, dans ce sens, préparer des citoyens pour limplantation dun pays moderne, industrialisé, urbanisé, dont la construction ne dépendrait que des bras et de esprit efficacement préparés pour la tâche.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGReforma do ensino Minas GeraisEducaçãoLeiturasPráticas disciplinaresRevista de ensinoSujeitos da educação e práticas disciplinares: uma leitura das reformas educacionais mineiras a partir da Revista do Ensino (1925-1930)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALin_cio.pdfapplication/pdf65353https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-858R74/1/in_cio.pdfa48c266595adc1bae7dca9955aec5fc3MD51anexo1.pdfapplication/pdf176682https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-858R74/2/anexo1.pdf2a9e0b3144c023788ffb18d64f67f264MD52anexo2.pdfapplication/pdf1357406https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-858R74/3/anexo2.pdfbaccf3f51a0430fd612be1939d18a611MD53disserta__o.pdfapplication/pdf4274706https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-858R74/4/disserta__o.pdf88e59c975b46fc85646d3451ab0585a5MD54TEXTin_cio.pdf.txtin_cio.pdf.txtExtracted texttext/plain9566https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-858R74/5/in_cio.pdf.txt358f25e2d07fef8046071c47c9e25a35MD55anexo1.pdf.txtanexo1.pdf.txtExtracted texttext/plain50280https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-858R74/6/anexo1.pdf.txt6792e15115c6436713adc7a6e85552beMD56anexo2.pdf.txtanexo2.pdf.txtExtracted texttext/plain2608https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-858R74/7/anexo2.pdf.txt7c7246dc0ea528888ce2b998883fd68bMD57disserta__o.pdf.txtdisserta__o.pdf.txtExtracted texttext/plain762875https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-858R74/8/disserta__o.pdf.txt10124a8dde382f9e8fa3e6138651f9abMD581843/FAEC-858R742019-11-14 22:26:55.425oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-858R74Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:26:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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